segunda-feira, 15 de julho de 2019
Porque Deus endureceu o coração de Faraó?
Os que são contra a palavra de Deus usam também este argumento além de outros. Nunca se deve interpretar nada na bíblia onde se ponha em dúvida o caráter de Deus. Ou algo que suponha que ele possa ter errado. Como porque Deus fez Adão e Eva sabendo que iriam pecar? porque não destruiu o diabo?. Deus é soberano e onisciente, sabe de tudo por antecedência e sabe como lidar com cada caso.
Se tratando de faraó devemos ter em mente que Deus não manipula a mente de ninguém. O livre arbítrio Deus deu a todos, inclusive faraó. Deus não decidi por ninguém. Foi Faraó quem decidiu não deixar o povo sair do Egito e depois fez ele mudar de ideia. Mas a bíblia diz que Deus endureceu o coração de faraó. Então como fica? A partir daí deverá ser analisado alguns pontos do assunto.
O coração de faraó já estava endurecido. Deus não transforma o coração de uma pessoa boa em um coração mau para condena-la. O coração de faraó se endurecia ainda mais a cada sinal que Deus fazia. Faraó não queria reconhecer o poder de Deus. Deus fez que o coração dele se endurecesse através dos sinais que Deus fazia. Deus endureceu o coração de Faraó de forma indireta, e não uma manipulação na mente dele.
Veja que Deus usou disso para fazer sinais no meu do povo do Egito para que vissem o poder de Deus. (Êxodo 7.3-5) "Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. 4Faraó, porém, não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito com grandes juízos. 5Então, os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles".
Agora (Êxodo 14.4) "E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor". Deus usou o coração duro de Faraó para manifestar o seu poder, tanto a Faraó quanto ao Egito. Podemos crer que o juízo para eles será maior do que para muitos que nunca viram o poder de Deus. Veja que Jesus disse que para as cidades de Sodoma e Gomorra o juízo será menor do que para as três cidades onde Jesus operou a maior parte dos seus milagres e não se arrependeram (Mateus 11.20-23).
O que aconteceu com faraó foi um princípio que se aplica a todos quanto rejeitam a palavra de Deus. (Romanos 9.18) "Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer". Isso se aplica apenas a pessoas com o coração endurecido. O coração de Faraó já estava em oposição a Deus e recebeu o devido julgamento. Quanto mais Faraó resistia a Deus, mas Deus endurecia seu coração com os sinais que realizava. Veja que os próprios magos disseram diante de Faraó que os sinais eram de Deus, mesmo assim ele endurecia seu coração.
Deus ordena que o coração dos que rejeitam a palavra seja endurecido ainda nos dias de hoje. (Romanos 1.28) "E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém". No verso 24 diz: "Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundície, para desonrarem o seu corpo entre si; 25pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente".
A expressão "Deus os entregou". Significa que Deus os abandonou para que desonrem seus corpos e vivam no pecado pois este texto fala de pecados sexuais. Se aplica a todos os tipos de pecados e pecadores. Deus não impede ninguém de pecar e a pessoa ficará reservada para o juízo onde sofrerá a pena do castigo eterno pois de qualquer forma o pecado não ficará impune.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário