sexta-feira, 12 de julho de 2019
Porque o livro de Enoque não está na bíblia?
Existe algumas discussões e algumas linhas de interpretações. A maior polêmica é por causa da citação de (Judas 1.14). A partir daí faremos algumas analises do assunto, algumas baseadas no que eu acho e interpretações de outros. Também vamos incluir (Gênesis 2.24) onde diz que Enoque foi tomado sem morrer. E também devemos estar ciente que o livro de Enoque foi escrito no ano (110 AC). Tudo isso deve ser considerado, e este livro também não se encontra na bíblia católica e foi escrito no período inter testamentário onde Deus não falava mais por profecias neste período.
Vamos analisar (Judas 1.14) onde diz:" E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão". É neste versículo onde muitos questionam quanto a sua veracidade. Agora cabe ver se o Enoque do livro é o mesmo Enoque,o sétimo depois de Adão citado em Gênesis, ou foi alguém que pegou o nome de Enoque para dar credibilidade ao livro. Tudo isso deve ser analisado.
Outro ponto a ser visto, na ótica de alguns, Judas não citou o livro, mas disse apenas que "destes profetizou Enoque". Ele não disse que no livro de Enoque está escrito assim...Apenas citou a profecia. Outra hipótese é que o Enoque do livro apócrifo, não seja o mesmo Enoque de Gênesis, por algumas razões.
Quando Enoque foi tomado por Deus (Gênesis 5.24) ainda não havia a escrita, era tudo transmitido de forma oral, então como ele iria escrever um livro se não havia escrita? O livro de Enoque foi escrito em (110 AC) antes de Cristo num período chamado intertestementário onde por 400 anos entre o antigo e o novo testamento onde Deus não se revelava mais ao ser humano. Neste caso creiamos que não seria possível receber profecias. A escrita surgiu quatro mil anos AC, Enoque foi o sétimo depois de Adão, com certeza não foi o Enoque de Gênesis que escreveu pois ele não sabia escrever. Ainda que Enoque escrevesse o livro, o livro teria se perdido no dilúvio.
O mais provável que alguém pegou o nome de Enoque e deu ao livro para ganhar credibilidade. Então a pergunta que fica é: Porque Judas citou uma profecia de Enoque? Judas citou apenas a veracidade da profecia de Enoque;não significa a sua aprovação ao livro apócrifo.
Simplesmente uma verdade extraída para ilustração. Posso comparar com (Números 24.2) onde diz que "o Espírito do Senhor se apoderou de Balaão e ele profetizou". Balaão era um falso profeta. O Espírito Santo se apoderou para fins de profecia e não o confirmando como profeta. Ciro em (Isaís 45) Deus o chamou de "meu ungido" Ciro não era servo de Deus mas foi escolhido por ele para libertar Israel do cativeiro. Foram inspirado em algum momento da suas vidas, e somente isso foram extraídos como algo de valor histórico e não aprovando a pessoa sendo de Deus.
Devemos ficar somente com as escrituras e não buscar fontes externas baseadas em profecia ou revelações que alguém teve ou livros apócrifos que não condiz com o restante da bíblia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário