quarta-feira, 10 de julho de 2019

Porque Deus perdoou o adultério de Davi?


Tem um ditado que diz que não existe regra sem exceção. Na bíblia somente Deus pode abrir exceções as regras. Nós não podemos ferir algum princípio ou mandamento de Deus imposto na bíblia alegando que Deus aprova, tolera o termos como base os erros de alguns do passado. Nem tudo o que muitos deles fizeram foi aprovado por Deus. Muitos caso foi tolerado, mas não aceito e sofreram as consequência mesmo Deus tendo os perdoado, como Sansão, Jacó, Noé e outros que erraram, se arrependeram, Deus is perdoou mas pagaram por isso.

Muitos fazem questionamentos acerca de Davi ter sido perdoado do adultério sendo que este pecado era condenado com a morte, como também o homicida era condenado a morte e Davi cometeu os dois, o adultério e o homicídio.
Se o caso de Davi tivesse sido tratado por juízes humanos certamente Davi e Bateseba teriam sido mortos, mas o caso de Davi foi tratado diretamente com Deus pois se tratava de uma pessoa diferente. Um ímpio que nunca teve comunhão com Deus e nem vai ter, seu arrependimento não passa de um remorsos pela consequência do erro.

É o mesmo arrependimento de um ladrão que roubou um banco e foi preso, daí perguntam para ele se ele está arrependido e ele diz que sim. Mas o arrependimento dele não é por ter roubado, mas não ter dado certo o seu roubo. Se tivesse dado certo ele não estaria arrependido. O arrependimento de Davi foi genuíno, o arrependimento que leva a mudança, e não um remorso pela consequência que depois que passa volta a fazer tudo de novo.

 A forma que Deus trata um incrédulo não é a mesma forma que trata com um que conhece a verdade, isso vale para todos os tempos. Deus vai tratar com a pessoa pelo conhecimento que ela tem com ele. A quem muito for dado, muito será cobrado.
Deus tratou diretamente com Deus, o arrependimento de Davi não foi apenas um remorso pela consequência, mas foi do profundo do coração dele tanto que Deus o perdoou, vemos no (salmo 51). Davi teve que ser lapidado por Deus.

Mas antes de dizer por que Deus o perdoou sabendo que deveria ter sido executado, deixo claro que perdão nem sempre significa isenção das consequências. Deus perdoou Davi mas ele pagou caro pelo seu erro. Perdeu seu filho. A reputação dele foi manchada. Veja (2 Samuel 12).

Deus suspendeu a pena de morte a Davi nem tanto pelo fato de ter se arrependido, senão os outros que adulterasse e se arrependessem também teriam que ser poupados da morte, senão nesse caso, Davi seria um privilegiado. Mas Deus teria que vindicar a si mesmo e sua justiça diante de Israel pelo resto da vida de Davi. Deus tinha prometido que seu reino seria para sempre (2 Sm 7.12-16). Deus fez com concerto com Davi. Deus olhou para sua própria reputação diante do povo e soube lidar com o caso de Davi.

Deus achou um coração arrependido em Davi, o que não foi caso de Saul que perdeu seu reino por não ter se arrependido, Saul tinha um coração duro, se ele tivesse um coração semelhante ao de Davi poderíamos crer que Deus tivesse o perdoado e não tirado seu reino. Deus repreendeu Saul por intermédio de Samuel, da mesma forma que repreendeu Davi por intermédio do profeta Natã. A diferença foi Davi se arrependeu e Saul não.

Deus é soberano e trata com as pessoas como quer. Os inimigos de Deus sempre usam histórias com estas para por em xeque o caráter de Deus. Porque Deus descontou no filho dele? Em (Dt 24.16) diz que os filhos não podem ser mortos por causa dos pais. Em (Ezequiel 18) diz que "filhos não levam os pecados dos pais e os pais dos filhos".

As consequências do pecado de Davi fez com ele visse a gravidade e as consequências do pecado. Se ele morresse não teria tido todas experiências de transformação. Não foi a mesma coisa de um criminoso irrecuperável que foi executado e caso não fosse voltaria a cometer crimes. Houve um propósito em cima do erro dele que Deus soube trabalhar e deixou uma lição que serve para os dias de Hoje.

3 comentários:

  1. Deus tinha planos para Davi, e de sua linhagem nasce Jesus. Então ter planos para alguém não é o suficiente para ter certeza de que ele jamais erre, logo apesar dos planos de Deus para Davi, ele teve seus erros e precisou aprender.

    ResponderExcluir
  2. Mas davi não largou o seu pecado ele era casado com a filha de sau e cotinuou con bete seba

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog