sábado, 14 de dezembro de 2019

Eclesiaste 12 diz que Salomão se arrependeu?

                                                                                 

Eu tenho um vídeo que fala sobre a questão se Salomão se arrependeu,  algumas pessoas citam Eclesiastes 12 para justificar que Salomão tenha se arrependido.  Vamos avaliar este texto e compararmos  com outros ,principalmente (1 Reis 11).

O capítulo 12 de Eclesiastes não diz que Salomão se arrependeu, nem ele mesmo afirma isso, ele faz um resumo da vida,se baseando em suas próprias experiências e aplica conselhos.  Literalmente aqui não diz nada que ele se arrependeu,  apenas alguns interpretam assim. Os versos 13 e 14 são conselhos, não diz que ele aplicou isso na vida pessoal. Salomão passa uma avaliação negativa da vida como vaidade, no fim ele conclui com sábio conselhos, indicando o real sentido da vida, no temor de Deus e no amor a ele.

Eclesiastes 12 literalmente não diz que ele se arrependeu, no sentido literal está em (1 Reis 11) onde diz que ele não perseverou em seguir a Deus, vamos fazer uma avaliação antes de concluirmos. Até onde a Bíblia diz sobre Salomão, não diz que ele se arrependeu. (1 Reis 9.4) "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos". Veja que o verso diz: “se tu andares”, mas não andou.

 Agora vamos ler (1 Reis 11.5-6) "Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amontas". Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai”. Veja que Salomão foi idolatra, no verso 6 diz que Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir o senhor como fez Davi seu pai. O capítulo que fala da apostasia de Salomão, é o mesmo que fala sobre sua morte. Veja que diz no sentido literal que Salomão não perseverou em servir a Deus até a sua morte, vamos continuar.

(1 Reis 11.43) "E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar". Veja que aqui narrou a sua morte e não houve nenhuma indicação que ele tenha se arrependido, muito pelo contrário, Salomão não perseverou em andar no caminho de Deus. Salomão de servo de Deus passou a idólatra. Salomão não podia mais dizer que o Senhor era o único Deus. O livro da Bíblia escrito por ele não justifica seus erros, ninguém vai ser salvo poder deixar livros escritos, e nem mesmo por ter pregado o evangelho (Mateus 7.21-23).

O livro de (1 Reis 11) está no sentido literal e não precisa ser interpretado, até no momento de sua morte não cita que ele arrependeu, muito pelo contrário, diz que ele não perseverou como fez Davi, seu pai. Davi pecou, mas a bíblia mostra seu arrependimento, que não é o caso de Salomão.
Então Eclesiastes 12 não pode ser usado como base para alegar que Salomão tenha se arrependido, senão anula (1 Reis 11) onde diz que não se perseverou em seguir a Deus. Dar conselhos não significa que o conselheiro vive o que ensina, ele aconselhou de acordo com suas próprias experiências, mas não mostra ter se voltado a Deus, apenas aconselha nos versos 13 e 14.

 A história de Salomão nos revela que o conhecimento da palavra de Deus não é suficiente prevenção contra o pecado. O pecado procede do coração e só pode ser debelado quando nosso coração se inclina para Deus e tomamos uma decisão sincera de abandonarmos os nossos pecados. Salomão foi o homem mais sábio da sua época. Aprendemos que ter sabedoria e viver com sabedoria não é a mesma coisa. Salomão não aplicou a sabedoria que tinha na sua própria vida. Salomão morreu com sabedoria, mas não na sabedoria.

Salomão não resistiu a cobiça carnal pelas mulheres, que foi o mesmo defeito de seu pai, Davi, mas Davi se arrependeu como a Bíblia prova de forma Clara, bem diferente de Salomão que até onde a bíblia fala sobre ele não mostra nenhum sinal que ele tenha se arrependido. O castigo de Deus sobre os pecados de Salomão, resultou na divisão de Israel em dois reinos, sendo que apenas um deles foi governado pelos sucessores de Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog