quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Usar jóias é pecado?

                                                                           

Este assunto é polêmico e todos que vi pela Internet diz que não é pecado,  mas creio que todos estão associados a algum sistema religioso, certas questões bíblicas primeiro temos que ver que igreja ou que movimento a pessoa pertence pois certamente ela vai defender a interpretação e os interesses do sistema religioso a qual ela pertence. Sobre joias, a conclusão só pode ser feita a base de interpretação de passagens bíblicas onde fala sobre o assunto.

A maioria das igrejas usam as passagens para dizer que não é pecado e a Bíblia não proíbe. Eu até entendo a situação das igrejas que proibições atrapalha o crescimento da igreja,  de qualquer forma proibir não é correto pois ninguém deve obedecer por obrigação ou por medo, mas por amor a palavra, e não em regime de escravidão religiosa, mas como um regenerado. A pessoa só obedece a palavra e a compreende se for cheia do Espírito santo.

Inclusive igreja como a assembleia de Deus por exemplo proibia não apenas joias, mas esmalte, batom, calça, corte de cabelo, e aboliu todas estas coisas para não perder membros e atrair mais. Isso é do tipo, se esta igreja proíbe, a igrejinha que abriu na esquina não proíbe e vou lá.

Vamos analisar primeiro dois textos  (1 tm 2.9). "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos". O texto diz que a mulher deve usar traje com pudor.  Sentimento de vergonha.  Fica claro que não existe nenhuma atividade ou condição que justifique o uso de roupas que exponham o corpo causando tentação nos homens,  como academia, praia e piscina,  como se houvesse um lugar especial ou uma exceção onde tais coisas não é pecado porque todos fazem. Se vestir de forma sensual é tão pecado quanto a cobiça que é causada nos homens (Mateus 5.28) A mulher estará usando seu corpo como instrumento para o pecado. Literalmente o versículo citado diz "joias de ouro, pérolas ou vestido precioso" . Se Paulo disse não usar,  isso indica que usar é pecado.

(1 Pedro 3.3) "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes..." Paulo condena atrair a atenção para si com joias e vestidos caros,  a mulher deve chamar a atenção pelo seu caráter e não pelo corpo ou roupas caras. Se a bíblia não aprova, quem faz o contrário peca.

Outros citam passagens do velho testamento onde mostra eles usando joias, em primeiro lugar,  nem tudo o que a bíblia cita ela aprova,  a bíblia mostra o pecado deles também, se for assim podemos ficar bêbado porque Davi e Noé ficaram bêbados. A bíblia também cita seus erros.

O velho testamento não pode servir de base para nós em algumas questões, como estas por exemplo,  o vt cita eles usando,  no novo testamento cita condenando o uso,  então devemos ir pelo nt. No passado Deus tolerou certas prática, porque não havia se revelado por completo ao homem.
A revelação de Deus ao homem foi de forma  progressiva e se completou em Cristo,  a lei foi cravada na cruz, em Atos 2 começou a igreja.  O que fizeram no velho testamento e o novo reprova não devemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog