Qual a bíblia usada por Jesus e os apóstolos? Qual a bíblia que eles usavam?
A bíblia foi escrita por cerca de 40 pessoas num período de 1.500 anos em épocas e culturas diferentes, muitos dos escritos nunca se viram um ao outro. No tempo de Jesus só existia a bíblia hebraica. Os 39 livros do velho testamento já eram inspirados pelo fato de já serem citados. Os livros do velho testamento não precisaram passar pelo processo de canonização como foi os livros do novo testamento onde tiveram que passar por processo de autenticidade devido haverem muitos livros duvidosos, como os apócrifos onde muitos servem apenas como fonte histórica e não doutrinária.
Os livros do novo testamento começou a ser escrito conforme o cristianismo crescia se completou antes do primeiro século da era cristã.
Eles usavam a bíblia hebraica, mas podemos ver que já havia alguns escritos do novo testamento antes de encerrar a era apostólica, ainda no período onde os apóstolos escreviam a bíblia, vamos a um exemplo (2 Pedro 3.16) "falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indouto e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição". Pedro aqui se refere aos escritos de Paulo, também como estando no mesmo nível do velho testamento. Quando se fala em escrituras, se refere ao velho e ao novo testamento. Paulo disse que "toda a escritura é divinamente inspirada..." (2 Timóteo 3,16) Este "toda" se refere ao velho e ao novo testamento por completo como temos hoje. Veja também que Pedro disse se referindo aos escritos de Paulo:"...como em todas as suas epístolas" no plural, e diz "em todas", isso indica que Paulo já havia escrevido mais de uma epístolas.
Jesus era judeu, viveu no período da lei, ele usou a bíblia hebraica . (gálatas 4.4) "mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei..." Jesus foi circuncidado e apresentado conforme ensinava a lei de Moisés (Lucas 2.21-24)
Alguns usam argumentos citados na bíblia para dizer que Jesus obedecia a lei, como a guarda do sábado por exemplo, vamos ler (Lucas 4.16) "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos...
Veja que ele citou uma passagem do livro de Isaías, alem desta ele citou outros livros da bíblia (João 5.46-47) "Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?". O próprio Satanás citou o Salmo 91 na tentação de Cristo. Satanás tentou enganar Jesus citando o livro de salmos, e Jesus respondeu a Satanás também citando a bíblia. O Eunuco estava estava lendo uma passagem de Isaías em (Atos 8) quando se encontrou com Filipe. Se estava lendo é porque existia. Em (Mateus 4.4) Jesus disse para Satanás:"está escrito: nem só de pão viverá o homem..." Indica mais uma vez que já estava escrito. Satanás tentou Jesus usando a bíblia e Jesus se defendia também usando a bíbia e sempre dizendo:"está escrito".Isso mostra que o diabo conhece a bíblia e pode tentar nos enganar usando ele, e isso que ele faz por aí, através do espírito da teologia, mas isso é assunto para outra ocasião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário