domingo, 26 de janeiro de 2020

Deus não habita em templo - O que isso significa?

"Deus não habita em templos feito por mãos de homens" O que isso significa?
Isso foi dito primeiro por Estêvão em (Atos 7.48) e depois por Paulo em (Atos 17.24). Isso é muito usado por pessoas que são contra as denominações cristãs alegando até mesmo não ser necessário ir aos templos porque Deus não habita lá, se baseando no que Paulo disse. Lendo isso fora do contexto e sem pesquisar o real significado daria até para pensar que é assim, mas não é bem isso e vou explicar neste vídeo.

Jesus disse: "onde estiver dois ou três em meu nome ali estarei". O escrito de Hebreus disse em (Hebreus 10.25) "não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns..." Na tradução (NVI) "não deixemos de reunir-nos como igreja". Ou seja, não deixar de congregar, de reunir. Igreja significa "assembleia", reunião. A igreja primitiva reunia para adorar a Deus, bem depois que Paulo e Estêvão disseram isso, será se eles erraram?

Mas então porque Paulo e Estêvão disseram isso? Isso significa que Deus não está confinado em um lugar específico, onde somente lá seria possível adora-lo, foi isso que Paulo e Estêvão disseram ao  Judeus, e também sobre a idolatria no caso de Paulo. Vamos a uma explicação mais detalhada desde o princípio da história.

No velho testamento Deus mandou fazer um tabernáculo móvel (Êxodo 25.8) "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles". Mas Isaías disse que "Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o descabelo dos meus pés..." Isso mostra que era simbólica, Deus nunca se confinou num lugar específico. O tabernáculo apenas representava a presença de Deus no meio deles, ali era feito o sacrifício pelos pecados representando a Cristo, era tudo simbologia que apontava para Cristo.

Depois o tabernáculo móvel foi substituído pelo templo de Salomão, onde foi destruído novamente no ano 70 DC. E agora sem templo para representar a presença de Deus como ficaria? Uma das resposta está no diálogo entre Jesus e a mulher samaritana, vamos ler? "Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:20-24).

Na nova Aliança não era mais necessário simbologia porque as simboligias do antigo testamento se cumpriram em Cristo, agora a verdadeira adoração era em espírito e em verdade que era Cristo, Jesus é a verdade nem necessidade de rituais simbólicos que se cumpriram em Cristo. Jesus disse:" nem em Jerusalém, nem no monte, então nem no templo, ou seja, na nova aliança não haveria mais um lugar específico onde simbolizava a presença de Deus, agora é em qualquer lugar, em espírito e em verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog