Deus tinha um plano e um propósito na vida de Moisés, era a libertação dos hebreus do Egito. Deus cuidou de Moisés desde o seu nascimento, até aos final de sua vida. Seus escape da morte ainda quando bebe, e sua juventude foram dirigidas por Deus. Moisés passou por um período de preparação durante este tempo, até começar o êxodo para a terra prometida. Vou mostrar parte das coisas que aconteceram na vida de Moisés nas etapas da sua vida e citando lições em cima dos acontecimentos. Foram quarenta anos no Egito, quarenta no deserto e quarenta conduzindo os Hebreus rumo a terra prometida.
1 Etapa: No palácio de Faraó. Moisés viveu no palácio de Faraó até aos 40 anos de idade (Atos 7.23) Foi criado e instruído para ser príncipe, mas preferiu sofrer com o povo de Deus do que as regalias do Egito. Vamos ler (Hebreus 1123-25) "Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado;tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa". Aprendemos com isso que todo crente tem que escolher entre viver nos prazeres momentâneos deste mundo, ou sofrer por obedecer a palavra de Deus como fez Moisés, não apenas Moisés mas outros profetas, discípulos e apóstolos.
Moisés foi instruído em toda a ciência do Egito (Atos 7.22) e era poderoso em palavras e obras. Aprendemos aqui que os homem mais usados por Deus na bíblia foram pessoas muito bem instruídas e estudadas, temos três exemplos, Moisés, Daniel e Paulo. Moisés era instruído em toda a ciência do Egito, Daniel era instruído em toda a ciência da Babilônia, dez vezes mais que os demais que eram tidos como sábios, Paulo tinha todo o conhecimento da lei, foi criado aos pé de Gamaliel, possivelmente foi seu professor. Para ser professor, primeiro tem que ser aluno. Deus capacita em cima daquilo que a pessoa sabe e aprendeu. Ninguém pode ensinar algo sem antes ter aprendido.
2 Etapa: No deserto: (Atos 7.23-24) "E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel. E, vendo maltratado um deles, o defendeu e vingou o ofendido, matando o egípcio". O crime que Moisés cometeu foi descoberto, sua justiça com as próprias mãos não deu certo,teve que fugir, ficou em Midiã por quarenta anos, se casou, teve filhos, teve que aprender a ser pobre e depender dos outros. Quando agiu por conta própria matou um Egipcio, quando agiu segundo a vontade de Deus, derrotou todo o exército de Faraó.
Os midianitas eram descendentes de Abraão, Moisés viveu ali a partir dos quarenta anos, onde Deus o preparou para a sua futura missão na mesma região. Das regalias do Egito ao trabalho duro de cuidar de ovelhas por 40 anos, isso serviu de preparação para conduzir Israel por 40 anos pelo deserto onde a missão não seria nada fácil.
3 ETAPA: No deserto: A patir dali Moisés começaria a dura missão de levar os hebreus rumo a terra prometida, vamos (Êxodo 3.1-7) "E acrescentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Deus tinha uma grande obra na vida de Moisés e muitos sinais por seu intermédio a partir desta experiência que ele viveu. Se deparou com o coração duro dos judeus onde a maioria não entraram na terra prometida. Moisés morreu aos cento e vinte anos, completando a terceira fase de quarenta anos cada. Moisés não entrou na terra prometida, suas vistas nunca escureceram, não perdeu o seu vigor, suas vestes e seus sapatos não se envelheceram (Dt 29.5) nunca foi descoberto a sua sepultura (Dt 34).
O ministério de Moisés foi uma prenuncia do ministério de Cristo, tanto Cristo como Moisés ministraram como profeta,, os dois foram salvos da tentativa de morte quando bebes, ambos sofreram com o povo de Deus, ambos livraram o povo da escravidão. Assim como Moisés conduziu o povo do deserto para a terra prometida, assim Cristo conduz a igreja do deserto simbólico deste mundo a terra prometida que é a nova Canaã. A igreja é peregrina andando em terra estranha (Hebreus11:13,14)"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria".
Todos
estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de
longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram
estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria.
Hebreus 11:13,14
Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria.
Hebreus 11:13,14
Nenhum comentário:
Postar um comentário