terça-feira, 5 de maio de 2020

A santa ceia é simbólica ou literal?

                                                                                                                               
A ceia do Senhor é algo espiritual ou literal? É real ou simbólico?
Eu vi na internet alguns pastores dizendo que não existe esta ceia que é celebrada nas igrejas evangélicas, e que Jesus em (Mateus 26) não instituiu a ceia como os evangélicos ensinam, e que Jesus naquela ocasião celebrou a páscoa e não a santa ceia. E que a ceia de (1 Coríntios 11) não era ceia mas era uma confraternização. Mas eles estão completamente equivocados e os argumentos usados por eles são muito fraco e fáceis de refutar.

A "ceia do Senhor ou santa ceia" foi sim instituída por Cristo na noite em que foi traído quando celebrou a última páscoa por diversas razões. A ceia e a páscoa não é a mesma coisa e nem mesmo os elementos da celebrações não são os mesmos de forma parcial, nem mesmo a forma de celebrar e o seu significado.

A ceia inclui apenas o pão que simboliza o sua carne e o cálice que simboliza seu sangue. Simboliza o corpo e o sangue de Cristo. Jesus celebrou como um memorial que lembra o sacrifício de Cristo e o benefício disso para o salvo. A páscoa era um memorial que lembrava a libertação do Egito, seus elementos incluíam também ervas amargas, que simbolizava os dias amargos no Egito, o pão sem fermento, que simboliza o pecado. Pão simboliza vida, Jesus é p pão da vida, por isso na ceia ainda tem o pão sem fermento, e o cordeiro que simbolizava Cristo, hoje o cálice que simboliza seu sangue. Veja que os significados são diferentes.

A prova que a ceia foi instituída por Cristo em substituição a páscoa foi que Paulo citou as mesmas palavras que Jesus citou quando instituiu a ceia na celebração da última páscoa. Se não fosse a ceia Paulo não teria citado, vamos ler (1 Coríntios 11.Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
"1 Coríntios 11:23-26 ) e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha".

Veja que ele disse:"todas as vezes que comer o pão e beber o cálice..." isso indica que iria dar prosseguimento, não era algo limitado aos discípulos apenas naquela ocasião.
A ceia do Senhor não é a páscoa pois Cristo já havia ressuscitado, o simbolismo da páscoa se cumpriu em Cristo, o sangue passado na porta dos Hebreus no Egito simbolizava o sangue de Cristo o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", se cumpriu na morte de Cristo. A páscoa judaica foi subistituída pela ceia Cristã que simboliza a ressurreição de Cristo, o cumprimento do plano da redenção.
Alguns dizem que a ceia de (1 Coríntios 11 ) era confraternização e não a santa ceia dos evangélicos, mas veja que Paulo citou as palavras de Jesus em (Mateus 26) Alguns dizem que eles se embriagaram na confraternização.

 Vamos ler (1 Coríntios 11.20-22)  "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se. Não tendes, porventura, casas para comer e para beber?".
Vamos analisar primeiro o verso 21 onde diz: "um tem fome e outro embriaga-se". O contexto em si se refere a ceia do senhor, mas o verso 21 se refere a refeição. Eles se reuniam para refeição de confraternização antes da ceia. Alguns se reuniam em pequenos grupos e tomavam suas refeições a parte. Os mais pobres que não podiam trazer refeições eram deixados com fome.

A polêmica está na frase "embriagam-se". Embriagar aqui não se refere a embriagues alcoólica, ma ao comer demais. Eu busquei algumas traduções pela internet e achei a melhor na bíblia católica "Ave Maria" onde diz no lugar de embriagam-se, diz: "se fartam" Vamos ler: "porquanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição; e enquanto uns têm fome, outros se fartam ou comem demais".

Então pode ser traduzido assim: "Um tem fome e outro come demais". De maneira nenhuma isso pode ser interpretado como embriagues alcoólica pois não teria lógica ficar bêbado na igreja no dia da ceia. Veja que Paulo tratou com severidade a embriagues a ponto de dizer que "os bêbados não herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6.10).

Todo contexto de (1 Coríntios 11.17-34) refere-se a ceia do Senhor, provamos isso nos versos (24-26) onde Paulo repetiu as palavras de Jesus ao celebrar a ceia. E a ceia era com pão e vinho puro suco da uva. Não era com comida e nem barril de vinho paras as pessoas ficarem bêbadas. Então concluindo, o texto não se refere a comida no lugar da ceia como alguns pensa que santa ceia é comida. Eles não se embriagaram com vinho como alguns pensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog