terça-feira, 14 de abril de 2020

Os sete símbolos dos Espírito Santo na bíblia

                                                                                       

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, um ser pessoal presente e ativo desde a criação do mundo, ele é quem convence a pessoa do pecado e transforma o pecador, sem o Espírito Santo é impossível a pessoa se salvar. Neste vídeo vou mostrar sete símbolos do Espírito Santo na bíblia.

1 FOGO- Fogo na bíblia tem alguns significados, pode simbolizar purificação e também juízo. Deus destruiu Sodoma e Gomorra com fogo como forma de juízo, no inferno existe um lago de fogo que irá queimar os ímpios como punição pelos seus pecados. Elias orou e caiu fogo do céu e destruiu os profetas de Baal. Para o salvo simboliza purificação, Isaías quando confessou que eram um homem de lábios impuros a purificação veio pela figura de uma brasa de fogo (Isaías 6.5-7). Moisés viu a sarsa que não era consumida pelo fogo. O Espírito Santo simboliza fogo que purifica do pecado e batiza com o Espírito Santo, João Batista disse que "Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo" isso se cumpriu em Atos 2 no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre eles receberam línguas de fogo. Fogo que purifica do pecado simbolicamente. Em (1 Coríntios 3 ) fala do julgamento das obras, onde as obras de cada um passará pelo fogo para ser purificado para ver o resultado do detrimento que pode causar.

2- ÓLEO - O azeite da unção simboliza a presença e o poder do Espírito Santo. O azeite puro da oliveira era usado para ungir a tenda da congregação, os abjetos sagrados e os sacerdotes. Com a unção eram considerados santificados. O Espírito Santo ungiu Jesus para exercer seu ministério. Davi e Saul quando foram ungidos azeite por Samuel, receberam o Espírito Santo que os capacitou para  exercer a função de rei. Quando Saul recebeu o Espírito Santo foi transformado em um novo homem (1 Sm 6.10) mas isso durou enquanto ele teve comunhão com Deus, quando ele se rebelou contra Deus o Espírito Santo se retirou dele (1 Sm 16.14). Isso nos mostra que é impossível o Espírito Santo se apoderar de alguém e ela continuar  a mesma coisa, e também nos mostrar que quando o Espírito Santo se retira a pessoa poderá voltar ao seu estado carnal tendo como base Saul.

3 - SELO - (Efésios 1.13) "...e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa...". O selo nos tempos bíblicos era uma marca que indicava a posse ou direito. O selo ou marca servia para tornar conhecido ou identificado aquilo que era selado. Paulo usou isso como ilustração para nos mostrar que os que são Deus são selados pelo Espírito Santo como propriedade peculiar. Deus conhece os que são seus porque tem o selo do Espírito Santo . Paulo disse: " O Senhor conhece os que são seus" (2 TM 2.19) Jesus disse: "Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas..." (João 10.14). O Espírito Santo como selo serve de conforto pois tem a certeza que é conhecido por Deus.

4- PENHOR - (Efésio 1.14) "o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória". Penhor significa prova ou garantia. É algo que se da em segurança de uma dívida. Uma pessoa faz empréstimo no banco e deixa uma jóia penhorada como garantia, e depois volta buscar. O Espírito Santo em nós é uma garantia de que Jesus um dia voltará nos buscar, o qual nos selou e nos deu o penhor do Espírito Santo.  O salvo tem o Espírito Santo por isso é conhecido por Deus e pelo mundo pelos seus frutos.

5- VENTO -  (João 3:8) "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Como o vento que sopra em todas as direções, o Espírito Santo age de muitas maneiras. Podemos entender o vento como o ar,que para encher um ambiente, é preciso que esteja vazio. Para ser cheio do Espírito Santo é estar vazio do mundo. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço, ou está cheio do Espírito Santo ou está cheio pelo pecado (Efésios 5:18) "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito". Quem vive no pecado está morto e vazio espiritualmente. Na descida do Espírito Santo no dia de pentecostes, foi ouvido um som como um vento impetuoso (Atos 2.2). (Ezequiel 37:9) "E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam".

6- POMBA - Quando Jesus foi batizado o Espírito Santo desceu em forma de pomba (Mateus 3.16). Pomba significa simplicidade. Jesus disse: "sedes simples como as pombas" (Mateus 10.16) Jesus disse isso quando instruiu seus discípulos antes de começarem sua missão. Simplicidade é algo sem complicação. O crente que anda nos frutos do espírito é guiado pelo Espírito Santo e tem a simplicidade das pombas (Gálatas 5.22) "amor,paz, benignidade, mansidão,equilíbrio". Uma pessoa violenta ou que briga e discute com todo mundo não tem o Espírito Santo.

7 - ÁGUA - A função da água é matar a sede, limpar o que está sujo. A água faz as plantas produzirem o seu fruto, o Espírito Santo faz o crente produzir frutos espirituais (Zacarias 10.1) tem uma boa ilustração sobre isso "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um". A chuva serôdia que caía na primavera era essencial para amadurecer a colheita. Num sentido espiritual, o Espírito Santo no novo testamento era como a chuva temporã, um período de preparo. A chuva serôdia começou no pentecostes e com ela, teve o início de colheita de almas por intermédio do derramamento do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog