terça-feira, 9 de junho de 2020

A mulher cristã pode usar calça comprida?

                                                                                        

A mulher cristã pode usar calça comprida?
Este assunto causa medo em algumas igrejas pois a anos atrás eles tinham como pecado e hoje não tem mais, não vou citar nome de igrejas mas muitos já sabem. Neste vídeo não vou bater o martelo, apenas citar o que dizem os que são contra e os a favor. Apenas uma minoria nos dias de hoje acham que é pecado, a maioria acham que não é. Vou mostrar os argumentos usados dos dois lados, dos que acham e dos que não acham.

Os que acham que não é pecado ou errado, dizem que na bíblia não existe calça comprida. A calça comprida foi adaptada as mulheres nos anos 70 quando começaram usar calças de seus maridos, então eles começaram a fazer calça feminina. Até certo ponto teria a razão por não haver calça na bíblia, mas a bíblia distingue roupa de homem e roupa de mulher, podemos ler isso para o lado de roupa masculina e feminina, independente do modelo. Muitos modelos ao longo dos anos não foram os mesmos dependo do país ou cultura. Até nos dias de hoje tem países que usam roupas diferentes das que usamos no Brasil.

Os que acham que não podem podem usam o argumento que está escrito em (Deuteronômio 22.5) "Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus".

Mesmo estando escrito no velho testamento isso pertence a lei moral de Deus. Se Deus não aprovou que usassem roupa do sexo oposto, não podemos crer que no novo Deus aprovaria, da mesma forma a lei da modéstia (1 Timóteo 2.9) Isso é um princípio moral que se aplica no velho e novo testamento. Desde o princípio Deus aplicou isso quando vestiu Adão e Eva com túnicas de pele de animal. Veja que antes disso o casal tinham se vestido com aventais de folhas de figueira que podemos crer que cobria apenas a nudez. 

O princípio que não pode se vestir de forma sensual onde exponha o corpo vigora em todos os tempos. Isso se chama "lascívia" O texto de (Deuteronômio 22.5) também deixa claro que existia diferença entre a roupa do homem e da mulher. Isso também parte do princípio de que sempre Deus quis que houvesse distinção na aparência física entre o homem e a mulher.

Voltando a calça, vamos ver um trecho do que diz a Wikipédia; "Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres usavam as calças de seus maridos enquanto concorreram a seus empregos, e na década de 1970, as calças da moda foram feitas especialmente para as mulheres."

Na questão da questão de calça diferenciada os que são a favor do uso dizem que não é calça masculina, e até mesmo muitas empresas usam calça como uniforme. Já conheci mulheres crentes que usavam calça apenas no trabalho, alguns questionam se seria uma exceção, ou um lugar específico.

Então existe muitas questões bíblicas que cabe interpretação ou ponto de vista. Neste caso é mais ponto de vista do que uma hermenêutica bíblia, uma interpretação. Apenas fica claro que roupa de um o outro não pode usar, e também roupas que exponham o corpo. Não é um assunto que a bíblia trata de forma literal pois não havia calça comprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog