sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O que significa orar no espírito?

                                                                                     


                                                                             

Na bíblia existe três passagens onde fala sobre este tema, isso pode ter mais de um significado quando examinamos as passagens. Está em (Efésios 6.18/Judas 1.20/1 Coríntios 14.14-15) A interpretação vai depender muito do seguimento religioso, muitos pentecostais associam isso ao orar em línguas estranhas, e já os cessacionistas, que são aqueles que acreditam que os dons cessaram não pensam assim. Vou postar o meu ver, mesmo sendo pentecostal, eu creio que a passagem de (1 Coríntios 14.15) está relacionado diretamente ao falar em línguas como orar em espírito, e já as outras não estão. Vamos analisar cada passagem desta a começar por (1 Coríntios 14.14.15) que é a mais complica e a mais distorcida pelos cessacionistas. Vamos ler:

(1 Coríntios 14:14,15) "Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento".

Veja que o contexto se refere a língua estranha, os sessacionistas priorizam o verso 15 fora do contexto. Veja que Paulo disse:"espírito" com "e" minúsculo se referindo ao espírito do homem e não ao Espírito Santo. O espírito de Paulo se ligando ao Espírito Santo pois a pessoa se comunica com Deus pelo nosso espírito, por isso o homem em pecado está morto espiritualmente.

A palavra grega "pneuma" se aplica a espírito de modo geral, quando a bíblia fala de espírito, temos que ver o contexto para ver de que se refere. Paulo aqui analisando o contexto, ele quis dizer que se orar em língua, o espírito dele ora bem, mas o seu entendimento fica sem fruto pois a língua estranha ninguém entende, nem mesmo quem fala, só Deus entende conforme Paulo disse em (1 Coríntios 14.2) Por isso Paulo disse que deveria haver interprete para que todos entendessem a mensagem.

Paulo disse que oraria com o espírito mas também com o entendimento, ou seja, com o seu intelecto. Resumindo, orando em línguas, ele sabe no seu intelecto que está orando em línguas mas não entende o que está sendo falado. A língua estranha edifica a vida espiritual somente de quem fala (1 Coríntios 14.4) Por isso Paulo disse a igreja de Corinto que deveria falar em línguas dois ou três se houvesse interprete (1 Coríntios 14.27-28).

Então neste texto de corintios, está totalmente relacionado o termo "orar com o espírito"  com o falar em línguas estranhas no sentido de uma língua que só Deus entende onde nada tem haver com idioma pois idiomas quem estudou idiomas entende.

Agora em (Efésios 6.18/Judas 1.20) se refere a oração no Espírito com "E" maiúsculo se referindo ao Espírito Santo, veja que o contexto de Efésios 6 verso 10 ao 20  fala de oração contra satanás e o mal. Se refere a uma oração no poder do Espírito Santo contra satanás e o mau.

Veja que no caso de Paulo está escrito "orarei com o espírito" se referindo ao espírito do homem, e em Efésios e Judas diz "no Espírito e com "E" maúsculo se referindo ao Espírito Santo.

Note que "Espírito" no verso 18 de Efésios, está com "E" maiúsculo indicando que aqui se refere ao Espírito Santo mesmo, Paulo disse que o Espírito Santo intercede por nós, então aqui se refere a uma oração guiada pelo Espírito Santo pois ele capacita e protege a pessoa.

A mesma coisa está em (Judas 20) "Espírito" com "E" maiúsculo se referindo ao Espírito Santo. Orar em espírito ou no Espírito pode se referir orar no Espírito Santo ou falar em línguas estranhas como no caso de Paulo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog