sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Podemos confiar em toda a bíblia?

                           


 Podemos confiar em todos os livros da bíblia?

Na verdade não podemos de modo geral acreditar em tudo o que vemos ou ouvimos sem antes consultar a fonte. Para confiar em algo, devemos ir pela fonte primária e não pela boca dos outros. Se baseando neste raciocínio, qual a fonte primária da bíblia? Vamos raciocinar juntos. 

Paulo disse que "toda a escritura é divinamente inspirada". Mas esta "toda escritura" dita por Paulo também se refere a todos os livros incluindo os livros apócrifos ou somente os livros selecionados pelos rabinos no final do terceiro século? que são os livros canônicos que compõe os livros do novo testamento? E além de tudo estes livros que lemos são cópias dos originais, quem pode provar que certas passagens não houve erro de tradução ou até até mesmo tenha sido adulterado pelos tradutores?

Vou apresentar agora algumas razões para acreditarmos na autenticidade das escrituras tanto no velho como no novo testamento . Vamos raciocinar juntos. O velho testamento não precisou passar pelo processo de canonização para saber se é autêntico pois foram citados por Jesus e por alguns apóstolos ou discípulos. Então podemos dizer que o velho testamento foi canonizado por Jesus.

O velho testamento tem respaldo no novo e vice-versa. Então o novo testamento está em harmonia com o velho. Algumas promessas  feitas no velho testamento, se cumpriram no novo, como a descida do Espírito Santo que foi prometido em (Joel 2.28) e se cumpriu no dia de Pentecostes, onde Pedro confirmou que aquilo foi o cumprimento da promessa feita por Joel. 

O velho testamento merece toda confiança porque foi citado no novo, e o novo merece porque foi citado no velho, existe uma conexão entre os dois. Vamos a alguns exemplos: Jesus citou algumas e escritos do velho testamento, as passagens citadas por ele engloba todo o velho testamento, vamos ver:

(João 5.46-47) Disse Jesus: "Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?"

Veja que diz no plural:"seus escritos" se referindo ao pentateuco, os cinco primeiros livros escritos por Moisés. Aqui prova a autenticidade do pentateuco.

Agora vamos ver o que Jesus disse em (Lucas 24.44) "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos". Aqui podemos crer que engloba todo o velho testamento. Jesus citou o acontecimento de Jonas ter ficado três dias no ventre do peixe (Mateus 12.40).

Os livros canônicos no novo testamento são autênticos porque tem respaldo no velho, além de algumas profecias feita no velho ter se cumprido no novo testamento (Joel 2.28) O nascimento de Cristo (Isaías 7.14) onde Isaías profetizou que a virgem daria a luz a Jesus Cristo, se cumpriu (Mateus 1.22-23).

O livro de Daniel tem continuação no livro do Apocalipse se referindo ao anticristo. Em (Atos 7) Estevam faz várias citações da lei no seu discurso. Pedro citou os escritos de Paulo (2 Pedro 3.16) "falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição".

Veja que Pedro disse:"em todas as suas epístolas" no plural se referindo a todos os livros escritos por Paulo. O diabo citou o salmo 91 na tentação de Cristo, o dibo distorceu o salmo para tentar enganar Jesus. Não é só os falsos profetas que distorcem a bíblia, o diabo também.Tem muito mais cotações mas assim está bom pois é suficiente para compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog