sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O que é ser cheio do Espírito Santo?

                                                           


O que é e o que significa ser cheio do Espírito Santo? Primeiro vou dizer o que não é uma pessoa cheia do Espírito Santo. Desde criança no meio pentecostal a gente identificava uma pessoa cheia ou como tendo o Espírito santo só porque falava em línguas, rodopiava e hoje até caem no chão. 

Não duvido que uma pessoa que pule esteja cheia mas está cometendo excessos. Más não é assim que se identifica, é pelos frutos. Fala em língua dentro da igreja e chega em casa e põe um shorts apertado e vai assistir filmes imorais no Netflix, isso não é Espírito Santo pois esta pessoa não produz frutos. Ter o Espírito Santo é viver em santidade. A pessoa só obedece a palavra se estiver cheia do Espírito Santo pois é ele quem convence do pecado e da forças para vencer o mundo e a carne. (João 16.8)

Existe alguns significados para o estar cheio do Espírito Santo na bíblia, existia e existe propósitos específicos para cada caso, uma capacitação sobrenatural para alguma função específica, como na obra de Deus, ou para qualquer outra função, vamos a alguns exemplos. O primeiro foi de um homem capacitado pelo Espírito Santo para fazer trabalhos com pedras preciosas.

(Êxodo 31:2-5) "Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor".

Bezalel foi capacitado pelo Espírito Santo para fazer trabalhos a serviços de Deus, ele recebeu inteligência para esculpir. Uma capacitação para trabalhar.

Capacitação para pregar e entender a palavra, Estêvão estava cheio do Espírito Santo quando contendiam com os perseguidores e não puderam vence-lo na palavra (Atos 6.8-10) Jesus quando foi tentado pelo diabo no deserto estava cheio do Espírito Santo (Lucas 4.1) Cheio aqui é capacitado para vencer o diabo e capacitado na palavra no caso de Estêvão.

Cheio do Espírito Santo também significa cheio de Deus porque o Espírito Santo é Deus. Cheio de Deus é vazio do mundo, ou a pessoa vive na carne ou vive no Espírito.  (dois corpos não ocupam o mesmo espaço). A pessoa não pode ser cheia de Deus e do mundo ao mesmo tempo.

(Gálatas 5:16,17) "Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis". Ele vai passar por uma guerra espiritual mas vai vencer.

Ser cheio do Espírito Santo também significa ser guiado por ele. Vence o mundo e o pecado, anda em santidade, sabe discernir o que é pecado e o que não é (1 Coríntios 2:14,15 ) "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido".

Em alguns casos específicos a pessoa pode ser usado ou capacitado pelo Espírito Santo mas não ser salva, apenas ser usada para a obra, temos alguns exemplos na bíblia, em (Números 24.2) diz que o Espírito do Senhor veio sobre Balaão e ele lançou uma profecia. O Espírito Santo veio sobre Balaão apenas para cumprimento de propósitos e não o confirmando como profeta.

Em (Isaías 45) Deus capacitou Ciro para libertar Israel do cativeiro, Deus o chamou de "o meu ungido" mesmo sem ser servo de Deus. Isaías profetizou cinco capítulos e se converteu no sexto. Capacitado nem sempre significa aprovado para ser salvo. Para cumprimento de propósitos Deus pode usar e capacitar qualquer pessoa, a salvação é algo independente (Mateus 7.21-23).






2 comentários:

Pesquisar este blog