Quem não toma a ceia perde a salvação? É pecado não tomar?
Como interpretar João 6 onde uma grande parte acham que esta passagem diz que quem não toma ceia não tem salvação? Vamos fazer uma reflexão antes de interpretar este texto que não fala nada sobre isso pois nem mesmo existia ceia quando Jesus disse isso em (João 6). A ceia do Senhor foi instituída por Cristo horas antes de ser morto, e deixado a igreja como uma das duas ordenanças deixada por Cristo, o batismo nas águas e a ceia do Senhor.
A pessoa toma a ceia porque é salva e não para ser salva. Jesus deixou duas ordenanças a igreja, a ceia e o batismo, mas nenhuma salva, acompanha o salvo. Se batiza por que é salvo e toma ceia porque é salvo. A pessoa em pecado que se batiza e toma ceia está perdendo seu tempo pois não tem nenhum valor e significado.
Quem é salvo e deixa de tomar a ceia por algum motivo não perde a salvação. A salvação é pela graça e não por mérito ou obras, se não seria uma forma de manter a salvação em dia tomando a ceia todo mês, que inclusive a bíblia nem diz quando deve ser tomado, se for levar ao "pé da letra" deveria ser anual porque a ceia ficou em substituição a páscoa que era anual.
Aquele que negar a ceia é porque não se converteu, aquele que tomava e voltou atrás dizendo que não precisa se apostatou e não é mais mais salvo. Veja (1 Coríntios 11.27) onde diz "tomar a ceia indignamente" se refere a tomar em pecado, onde não tem nenhum valor pois a ceia é um memorial que lembra a morte e ressurreição de Cristo e o significado disso para o salvo. O pecador é culpado pela morte de Cristo, o salvo foi justificado na sua morte.
Agora vamos ao texto de (João 6) Vamos começar pelo verso 53 que é o mais mal interpretado "Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos." (João 6:53) Veja que diz "carne" nos evangelhos onde citam quando Jesus instituiu a ceia, Jesus disse "corpo" como também em 1 Coríntios 11)
O verso 57 esclarece tudo, Jesus disse: "Quem de mim se alimenta também viverá por mim" Se referindo a ele mesmo, quando disse: "carne e sangue se referia a ele mesmo" A pessoa recebe vida espiritual crendo nos benefícios de sua morte.
Além disso nem existia ceia pois Cristo estava vivo, ainda era a páscoa, não teria como celebrar duas coisas ao mesmo tempo. Jesus no livro de João se apresenta como "alimento" para alma da pessoa, o "pão da vida, a água" que regenera e lava os pecados e também simboliza o Espírito Santo quanto a salvação. Jesus disse: "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus". Água simboliza a purificação pelo Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário