segunda-feira, 13 de julho de 2015

Como as pessoas eram salvas no antigo testamento?







A salvação sempre foi pela graça, a lei foi dada por Deus a Moisés não como meio de salvação, mas para mostrar ao homem que ele era pecador e precisava de um Salvador, apontando para Jesus como o salvador.

Os apóstolos disseram para alguns que achavam que para serem salvos deveriam introduzir alguns preceitos da lei como a circuncisão mesmo no tempo da graça, os apóstolos disseram a eles que o povo do velho testamento foram salvos pela graça semelhante a nós (Atos 15.10-11) "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também".

A primeira revelação sobre a vinda de Jesus aqui na terra para morrer pelo pecado foi em (Gênesis 3. 15) depois disso teve várias profecias como no livro de Isaías, onde esse profeta é chamado de "profeta messiânico". Antes da queda de Adão e Eva, ainda na eternidade Deus já sabia que o casal iria pecar e providenciou um meio para resgatar o homem do poder do pecado (Apocalipse 13.8) esse meio foi enviar Jesus aqui na terra para morrer pela humanidade (João 3.16). 


Sendo assim, o povo daquele tempo sabia que Jesus viria aqui na terra morrer pelos seus pecados, eles sabiam que o sacrifício de um animal era temporário e que não removia o pecado do homem (Hebreus 10.4) mas era apenas simbólico, simbolizava e apontava par o sangue de Cristo que seria derramado na cruz e que somente o sangue de Jesus tiraria o pecado do homem.


Somente um homem isento do Pecado, nascido de uma mulher virgem para não herdar a natureza pecaminosa de Adão, foi gerado pelo Espírito Santo pois era Deus, teria que ser Deus para nos resgatar do pecado, teria que ser homem para morrer (Hebreus 2.9). Ele teve duas naturezas, divina e humana. Essa foi a única condição para alguém morrer para salvar o mundo. 


Somente Jesus preencheu todos os requisitos para vir a terra morrer pela humanidade, por isso foi chamado de "o Santo" (Lucas 1.35) "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus".


A Bíblia é Cristocentrica, é toda centralizada em Cristo. (Gálatas 2. 16) diz “que nenhuma carne será justificada pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo”. O povo do antigo testamento tinha que crer que Jesus viria morrer para os salvar, aqueles que estavam vivos no tempo em que Jesus estava na terra tinham que crer que ele era o Cristo prometido, é nós nos dias de hoje temos que crer e aquele homem foi o Cristo e morreu para salvar a humanidade em todos os tempos. Jesus é o único meio de salvação em todos os tempos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog