sexta-feira, 27 de maio de 2016

Bebida alcoólica é pecado?


 


E falou o Senhor a Arão, dizendo:
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
Levítico 10:8-10

Embora a bíblia não diga de maneira explícita que é pecado, mas tratando apenas a embriaguez como pecado, mas se examinarmos a bíblia veremos algumas advertências contra o uso de bebidas fermentadas.
(Provérbios 20.1) “O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”.

A bíblia distingue com clareza a bebida misturada que é a alcoólica e a não alcoólica. Vamos analisar algumas passagens sobre o assunto. Não existe nenhuma passagem bíblica que apoia o uso, não só da bebida alcoólica, mas também do vinho alcoólico. Vamos analisar o texto a seguir. (Provérbios 23.31) Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente”.
Veja que o texto se refere ao vinho fermentado, ali adverte para não olhar, isso significa que ele advertiu para não beber. Embora a bíblia não disse que é pecado beber vinho alcoólico, mas analisando esse versículo chegamos à conclusão que o uso não é aprovado por Deus, mesmo que não fique bêbado pois o escritor disse para não olhar, isto é, para fugir dele. 

(Lucas 1.15) vemos que para ser cheio do Espírito Santo não se deve fazer o uso do vinho e nem de bebida alcoólica, outra vez distinguiu uma da outra “Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe” (Lucas 1.15). Leia também (Juízes 13.4).

(Levítico 10-8-11) E falou o Senhor a Arão, dizendo:Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”. Veja que chamou o vinho de profano.

Examinado essa passagem chegamos à conclusão mais uma vez que para ficarmos na presença de Deus não podemos beber bebida nem o vinho alcoólico. Note que no verso 10 chama a bebida alcoólica de profano. Alguém pode dizer que a bíblia cita homens de Deus que ficaram bêbados, mas também cita as consequências que eles sofreram. Em !1 Coríntios 6.10) diz que os bêbados não herdarão o reino de Deus. 

Nem tudo que a bíblia cita ela aprova. Nem tudo o que alguns homens de Deus do passado fizeram foi aprovado por Deus. Quando a bíblia aprova o uso do vinho, ela se refere ao vinho não fermentado. A bíblia proibia o uso de forma explícita para aqueles que tinham funções ministeriais, como o sacerdócio e o nazirado por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog