quarta-feira, 22 de junho de 2016

Oração no monte é bíblico? - A bíblia responde

Talvez você já deve ter visto como eu também já vi pela internet pastores levando o nome de pessoas para orarem no monte de madrugada, certa vez eu vi pastores subindo ao monte com galões de água mineral nas costas para orar e distribuir para o povo. Respeito todas as igrejas e todo ponto de vista, mas não vejo argumento bíblico para alegar que a oração no monte tem mais eficácia ou como sendo algo necessário, nem mesmo para aqueles tempos bíblicos.

 A bíblia diz que Deus tem mais prazer na obediência do que no sacrifício.
Nem tudo que fizeram nos tempos bíblicos se aplica a nós e nem a eles nos dias de hoje. Tem coisas que eram cultura ou costume local. Tem coisas que se aplicavam ou faziam no velho testamento, e no novo não é mais necessário, nem mesmo a eles. Temos várias citações de montes na bíblia com propósitos e situações diferentes onde cabem interpretações e também vermos os motivos de tal fato ter se sucedido no monte, vejamos alguns exemplos.

No velho testamento vemos que os dez mandamentos foram entregues no monte Sinai. Elias venceu os profetas de Baal no monte Carmelo. No novo testamento vemos que Jesus usava os montes como local de oração. Mas nunca vemos na bíblia alguma citação dizendo que as orações feitas no monte tinham mais eficácia, Jerusalém era cerca por montes, isso poderia facilitar alguém ir lá para orar. Não é a mesma coisa de hoje onde tem lugares de difícil acesso correndo o risco de assalto ou coisas piores.

Muitos acontecimentos na bíblia temos que ver qual foi o propósito, o porquê de certas atitudes, nunca vi na bíblia alguém dizendo que a oração feita no monte tem mais poder e a resposta chega mais rápida, eu já vi e talvez você também já tenha visto pessoas contando que foram orar no monte, quem faz geralmente conta como mérito por ter feito algo que poucos fazem. "o que uma mão faz a outra não precisa saber". 

Jesus disse para a mulher Samaritana que os verdadeiros adoradores adorarão em espírito e em verdade e não aqui e nem neste monte. (João 4.20-24) A mulher disse para Jesus: "Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".

Na nova aliança a adoração não está limitado a um lugar específico, nem em monte nem em templos, mas em espírito e em verdade. Jesus disse "onde estiver dois ou três em meu nome ali estarei". Congregar é bíblico, mas não existe um lugar específico, como templo como foi em Jerusalém ou montes.

No novo testamento cita orações em vários lugares: À beira rio: (Atos 16:13) "E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram". 
Calabouço: (Atos 16:25) "E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam". 
Casa:(Atos12:12) "E, considerando-o nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam". 

No cenáculo: (Atos 1:13-14) "E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas". No Terraço:(Atos 10:9) "E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta".

 Todo lugar:(1Tm 2:8) "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda". De dia e de noite:(1Ts 3:10) "Orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?"

Não é errado orar no monte, mas não é necessário, não é isso que vai fazer a oração ser respondida mais rápido, devemos levar em conta o princípio bíblico que diz" que é melhor obedecer do que sacrificar, Deus sente mais prazer na obediência do que no sacrifício". O que se aplica hoje é a oração de madrugada e o jejum, um tipo de privação para proveito espiritual, e não se expor ao risco para depois sair contando para os outros como fazem por aí.

A única forma de sermos ouvidos por Deus é ter comunhão com ele, se a pessoa estiver em pecado pode orar no monte todo dia que não vai adiantar nada. Então podemos entender isso como uma atitude de fé, tudo que é feito pela fé e não viola os princípios bíblicos é aceito por Deus. Não sou contra quem faz isso, mas passei minha avaliação acerca do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog