segunda-feira, 4 de julho de 2016

Como fazer a vontade de Deus se a carne é fraca?

  

Como obedecer a Deus se a carne é fraca
(Mateus 26.41) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Notamos que essa passagem é para convertidos e não para incrédulos, a pessoa que não serve a Deus não vai vigiar, nem orar para não cair nas tentações . 

Essa passagem não pode ser usada como desculpa para pecar, do tipo pequei por que a carne é fraca. É muito comum vermos pessoas falarem: "pequei porque a carne é fraca" Isso acontece quando a pessoa cai em algum pecado.Essa desculpa cai por terra quando examinamos algumas passagens bíblicas. 
Vamos ver (Romanos 5.20) “...onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Graça aqui significa “favor imerecido” podemos aplicar este versículo como  força para resistir o pecado. etc... Onde o pecado e as oportunidades de pecar aumenta, a graça de Deus que a forças para resistir também aumenta pois a bíblia deixa claro que Deus não deixa ser tentado além da capacidade de suportar, a pessoa cai quando se sede as tentações. 

Mesmo sendo convertido e andando na presença de Deus, a pessoa fica sujeita as tentações, a pessoa se converte mas a carne, a natureza do ser humano é pecaminosa na sua essência. Paulo disse (Romanos 7:18) "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum...".

A desculpa de que pequei porque a carne é fraca não será aceita por Deus pois a bíblia diz que Deus não deixará sermos tentados além do que podemos suportar (1 Coríntios 10.13) se baseando nessa passagem e a de (Romanos 5.20) podemos entender que onde o pecado prolifera a graça de Deus é sempre maior na vida do cristão convertido. A pessoa só conseguirá viver fora do pecado se for transformada, a pessoa só obedece a palavra se tiver o Espírito Santo, mesmo assim será tentada (Gálatas 5.16-17) "Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis". 

Mas esta guerra espiritual é na vida de um convertido, e a pessoa cai quando quer, mesmo tendo o Espírito Santo, veja o caso de Davi, Salomão e Sansão que caíram em pecados da carne porque se cederam. Indica que o ser humano tem uma inclinação natural para as coisas do mundo e principalmente a coisas relacionadas a sexo. O Espírito Santo da forças para resistir, mas a natureza e carnal na sua essência (Salmos 51.5) "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe". 

Todo cristão convertido está sujeito a cometer deslizes devido a sua natureza pecaminosa herdada de Adão (1 João 2.1) "não pequeis, mas se pecarmos temos um advogado" Aqui não está abrindo exceção para o pecado, mas mostra a possibilidade, mas fica claro que o pecado traz consequência como no caso de Davi e Sansão, Deus os perdoou, mas as consequência eles levaram e custou caro.

O pecado que os incrédulos cometem é voluntário, ou seja, é premeditado e sem se importar se isso ou aquilo desagrada a Deus ou não. O cristão está sujeito a cometer deslizes devido as suas fraquezas, mas Deus que não se deixa escarnecer, ele sabe as intenções do coração da pessoa. A bíblia cita homens de Deus do passado que cometeram erros, mas também cita as consequências que eles sofreram.

A bíblia cita a lei da semeadura (Gálatas 6.7-8) “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. O cristão professo não pode justificar seu pecado com a desculpa de que ele simplesmente é humano.

Ficou claro nos textos citados que o Espírito Santo nos dá graça suficiente para resistirmos e vencermos todas as tentações. O cristão que se cede as tentações passa a estar no estado de pecado e não tem mais a graça de Cristo, ou se tinha ele simplesmente se cedeu a algo que ele deseja. 

Então temos que nos cuidarmos com o mau chamado pecado pois se pecarmos Deus nos perdoará (1 João 2.1) mas quais serão as consequências? existem consequências que conseguimos nos livrar, mas existem consequências que vão mais além, e algumas delas são irreversíveis. Vejam o caso de Davi, Sansão e Noé, eles erraram e Deus os perdoou, mas as consequências que cada um deles sofreu deixaram marcas para sempre.

Jesus disse para vigiar e orar, orar e fugir de tudo o que possa levar a pecado (1 Tessalonicenses 5.22) "Abster-se de toda a aparência do mal" Fugir de tudo aquilo que te possa levar ao pecado, como namoros com incrédulos ou crentes frios não convertidos, isso leva o sexo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog