terça-feira, 5 de julho de 2016

Estamos pagando pelo pecado de Adão?




(Romanos 5.12) "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram".
À primeira vista observando esse versículo nos dá a impressão que estamos sim pagando pelo pecado de Adão. O pecado penetrou no mundo através da transgressão de Adão, ele transmitiu o pecado a toda raça humana. A partir disso, todo ser humano passou a nascer com uma propensão natural para o pecado e o mal. Vamos ver o que disse Davi, (Salmos 51.5) "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe"

Davi reconhece que desde a sua infância possui uma propensão natural para o pecado, ele reconhece que a sua natureza é pecaminosa. Isso não significa que uma criança tenha pecado ou nasça em pecado, ela nasce com a semente do pecado herdada de Adão, essa natureza pecaminosa vai se desenvolvendo conforme alcança maturidade. Quando chega a uma certa idade onde tenha maturidade suficiente para responder pelos seus erros diante de Deus, ela passa a ser responsável pelos seus pecados perante Deus.

Adão simplesmente foi o agente transmissor do pecado. Adão pecou, nós pecamos hoje porque conhecemos o pecado. Não estamos pagando pelo pecado de Adão, ele dará conta diante de Deus pelos seus pecados, nós daremos conta diante de Deus pelos nossos pecados. A bíblia diz que cada um dará conta diante de Deus pelos seus próprios pecados (Romanos 14.12) "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". Ninguém pagará pelo pecado de outra pessoa (Ezequiel 18.20) "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele".

Todos são culpados diante de Deus por causa de seus próprios pecados, nunca deveremos atribuir a culpa ou a responsabilidade aos outros pelos nossos erros, é como disse certa vez um psicólogo: errou, assuma! Mas a boa notícia é que Deus perdoa todo tipo de pecado (Provérbios 28.13) "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; más o que a confessa e deixa alcançará misericórdia".

Jesus morreu justamente para isso, para nos resgatar do poder do pecado (João 3.16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog