sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Uma vez salvo,salvo para sempre?

 

É possível uma pessoa perder a salvação? Talvez você já tenha ouvido aquela frase que diz que uma vez salvo, salvo para sempre. Apenas uma minoria acredita que é impossível perdermos a salvação depois de nos convertermos ao evangelho.

Esse ensino é uma heresia, uma artimanha maligna para causar comodismo nas pessoas que acreditam nisso, fazendo que as pessoas não se preocupem muito em cada dia mais perseverar na doutrina achando que a salvação estará sempre garantida sem a necessidade de melhorar cada dia mais na presença de Deus. Jesus disse em (Mateus 24.13) “...aquele que perseverar até o fim será salvo”. Se fosse impossível perder a salvação Jesus não teria dito isso. Jesus mandou perseverar em que? até no fim do que? Isso foi uma advertência!

Os que defendem essa heresia se confundem e se perdem em algumas passagens bíblicas, como a eleição e a predestinação. (Efésios 1.4) “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”.

Note que no verso 4 diz que Deus nos elegeu antes da fundação do mundo, e no verso 5 diz que nos predestinou para filhos de adoção. Jesus nos elegeu antes da fundação do mundo, isso significa que o plano da redenção humana foi estabelecido por Deus antes que o mundo fosse formado, Deus já sabia que Adão e Eva iriam pecar (Apocalipse 13.8).

Predestinado é aquela pessoa que aceita o evangelho, ela passa a ser um eleito por Deus para ir ao céu após a sua morte, predestinação significa prever antecipadamente, a pessoa está predestinada a vida eterna. Se não fosse possível perder a salvação, não haveria advertência na bíblia. Vejamos algumas.

(2 Pedro 2.20-22)” porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espoja douro de lama”. Veja que se trata da situação de uma pessoa que se converteu, que escapou da corrupção deste mundo e depois voltou a se envolver com o pecado e foi vencido por ele.
(Apocalipse 20.4-5) “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.
Veja que Jesus advertiu a igreja de Éfeso para que eles se arrependessem de seus pecados senão iria tirar o seu castiçal, eles perderiam a coroa, ou seja, perderiam a salvação. Em Lucas 15 cita três parábolas que falam acerca dos desviados, ou seja, daqueles que um dia tiveram comunhão com Deus e deixaram a sua palavra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog