sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Uma vez salvo,salvo para sempre?

 

É possível uma pessoa perder a salvação? Talvez você já tenha ouvido aquela frase que diz que uma vez salvo,salvo para sempre.Apenas uma minoria acredita que é impossível perdermos a salvação depois de nos convertermos ao evangelho.

Esse ensino é uma heresia,uma artimanha maligna para causar comodismo nas pessoas que acreditam nisso,fazendo que as pessoas não se preocupem muito em cada dia mais perseverar na doutrina achando que a salvação estará sempre garantida sem a necessidade de melhorar cada dia mais na presença de Deus.Jesus disse em (Mateus 24.13)...aquele que perseverar até o fim será salvo.Se fosse impossível perder a salvação Jesus não teria dito isso.Jesus mandou perseverar em que? até no fim do que? Isso foi uma advertência!

Os que defendem essa heresia se confundem e se perdem em algumas passagens bíblicas,como a eleição e a predestinação.(Efésios 1.4) Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Note que no verso 4 diz que Deus nos elegeu antes da fundação do mundo,e no verso 5 diz que nos predestinou para filhos de adoção.

Jesus nos elegeu antes da fundação do mundo,isso significa que o plano da redenção humana foi estabelecido por Deus antes que o mundo fosse formado,Deus já sabia que Adão e Eva iriam pecar (Apocalipse 13.8).

Predestinado é aquela pessoa que aceita o evangelho,ela passa a ser um eleito por Deus para ir ao céu após a sua morte,predestinação significa prever antecipadamente,a pessoa está predestinada a vida eterna.

Se não fosse possível perder a salvação,não haveria advertência na bíblia.Vejamos algumas.

(2 Pedro 2.20-22)  Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
2 Pedro 2:21
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
2 Pedro 2:21
Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
2 Pedro 2:20-22
22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

Veja que se trata da situação de uma pessoa que se converteu,que escapou da corrupção deste mundo e depois voltou a se envolver com o pecado e foi vencido por ele.

(Apocalipse 2.4-5) Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Veja que Jesus advertiu a igreja de Éfeso para que eles se arrependessem de seus pecados senão iria tirar o seu castiçal,eles perderiam a coroa,ou seja,perderiam a salvação. 

Em Lucas 15 cita três parábolas que falam acerca dos desviados,ou seja,daqueles que um dia tiveram comunhão com Deus e deixaram a sua palavra.

Autor:Edinilson Aparecido





Pesquisar este blog