sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Para que serve o jejum bíblico? - estudos da bíblia

 

O jejum na Bíblia se refere a abstinência de alimentos por motivos espirituais, é uma prática de proveito espiritual. Deverá ser feito com propósito, a pessoa que está fazendo deverá ter comunhão com Deus pelo fato de ser algo de proveito espiritual. Jesus ensinou que o jejum deve fazer parte da nossa vida (Mateus 6.16). Com o jejum o cristão se humilha a Deus para receber mais graça Divina, sabedoria e poder. Jesus quando foi tentado esteve em jejum por 40 dias (Lucas 4.2). Jesus disse que existem demônios que só sai com oração e jejum (Mateus 17.21). 
 

No jejum, temos que abrir mão temporariamente de alimentos, não apenas de alimentos, mas também de qualquer coisa que satisfaça a nossa carne, como o sexo por exemplo. (1 Coríntios 7.5) “Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes a oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que satanás vos não tente pela vossa incontinência”.

Durante a consagração não poderá ter ralação sexual, mas somente com o consentimento de ambas as partes, depois deverá ter relações normais para que o outro cônjuge não seja tentado no campo do adultério. É um desligamento total da carne, neste período o Cristão Deverá estar ligado somente nas coisas espirituais, como orar, ler a Bíblia, ouvir e cantar hinos.


 Não é algo para ser feito como forma de dieta para emagrecer, não é algo para ser feito como forma de barganha com Deus em troca de algo, uma moeda de troca, o que alcançamos de Deus é pela graça e pela fé. O jejum é uma privação das coisas naturais do corpo, inclusive o sexo, é para fortalecer o espírito e ter uma maior comunhão com Deus, deve haver propósito.

 Existe três tipos de jejum:

 O jejum normal: abstinência de todos os alimentos sólidos ou líquidos, mas não de água.

 O jejum absoluto: abstinência de alimentos e de água, esse jejum não pode ir além de três dias pois a partir daí o organismo se desidrata, Moisés e Elias fizeram o jejum absoluto por 40 dias mas sob condições sobrenaturais.

 O jejum parcial: uma restrição de alimentos e não uma abstenção total dos alimentos (Daniel 10.3).

O jejum só poderá ser feito por pessoas em boas condições de saúde, pessoas que tem certos tipos de doenças ou faz uso de certos tipos de medicamentos, deverá consultar um médico para ver se tem condições. O jejum é algo agradável a Deus, mas em condições normais, fora disso, a bíblia diz que Deus sente mais prazer na obediência do que no sacrifício. Judiar do corpo a ponto de comprometer a saúde física não é algo que agrada a Deus pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e não podemos destruí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog