sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Salomão foi salvo? - estudo bíblico evangélico

 

Este tema é polêmico e gera questionamento por parte de alguns. Vamos fazer uma análise sobre o assunto. Até onde a Bíblia diz sobre Salomão, não diz que ele se arrependeu. (1 Reis 9.4) "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos". Veja que o verso diz: “se tu andares”, mas não andou.

 Agora vamos ler (1 Reis 11.5-6) "Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amontas". Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai”. Veja que Salomão foi idolatra, no verso 6 diz que Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir o senhor como fez Davi seu pai. O capítulo que fala da apostasia de Salomão, é o mesmo que fala sobre sua morte.


(1 Reis 11.43) "E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar". Veja que aqui narrou a sua morte e não houve nenhuma indicação que ele tenha se arrependido, muito pelo contrário, Salomão não perseverou em andar no caminho de Deus. Salomão de servo de Deus passou a idólatra. Salomão não podia mais dizer que o Senhor era o único Deus. O livro da Bíblia escrito por ele não justifica seus erros, ninguém vai ser salvo poder deixar livros escritos, e nem mesmo por ter pregado o evangelho (Mateus 7.21-23).


 A história de Salomão nos revela que o conhecimento da palavra de Deus não é suficiente prevenção contra o pecado. O pecado procede do coração e só pode ser debelado quando nosso coração se inclina para Deus e tomamos uma decisão sincera de abandonarmos os nossos pecados. Salomão foi o homem mais sábio da sua época. Aprendemos que ter sabedoria e viver com sabedoria não é a mesma coisa. Salomão não aplicou a sabedoria que tinha na sua própria vida. Salomão morreu com sabedoria, mas não na sabedoria.

Salomão não resistiu a cobiça carnal pelas mulheres, que foi o mesmo defeito de seu pai, Davi, mas Davi se arrependeu como a Bíblia prova de forma Clara, bem diferente de Salomão que até onde a bíblia fala sobre ele não mostra nenhum sinal que ele tenha se arrependido. O castigo de Deus sobre os pecados de Salomão, resultou na divisão de Israel em dois reinos, sendo que apenas um deles foi governado pelos sucessores de Salomão.

32 comentários:

  1. nao cabe ao homem julgar mas no fim do livro de ecl. 12 ele demonstra arrependimento,mas na eternidade alguem estara com ele no ceu ou no inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A biblia diz q ele se arrependeu?então não podemos acrescentar nem diminuir

      Excluir
    2. Pecado tem q ser confessado e deixado assim alcança a misericórdia do senhor

      Excluir
    3. Kkkkkkkkkk vou ver ele no céu

      Excluir
    4. Demostrar arrependimento não e.o mesmo.de arrependimento

      Excluir
  2. O fato da Bíblia não ter mencionado que. Salomão se arrependeu não permite a gente que ele.nao foi salvo! As coisas encobertas pertencem ao Senhor, não a nós (DT 29:29). Ou seja, só quem sabe é Deus. Induzir ao leitor a crer que Salomão não foi salvo não instrui, mas cria discussão desnecessária. Devemos aprender com os erros da vida de Salomão e buscar o Senhor. Buscar a salvação de quem ainda está conosco, pq os que já se foram estão fora da nossa alçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qndo se diz que Salomão ñ foi salvo ñ é nem uma enlusão + sim o que abiblia declara que se morremos empecado sem arrepender antes da morte ñ tm salvação é isso é Deus qrnd que venham os nus arrepender ñ pecar pecar e pecar é se dizer a só Deus pd saber se ele ou aquele se salvou sb pq abiblia responde td isso pq ela é a bússola da vd é cm um farol que guia os navegadores ao porto e ancorar seguro ex.davi pcou + pedio perdão vc vê salomao se arrepender eu ainda ñ li na bíblia + se pedi o diz onde ok

      Excluir
  3. porque vcs defendem salomão, ele pecou, ele traiu Deus, ele tinha tudo e quis mais, ele é o espelho de muitos hoje que só querem poder e poder, nem sei pq os livros dele faz parte de um livro sagrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que se faz parte do livro sagrado,porque foi assim que Deus quis, mas pq ele quis? Não sei ninguém explica Deus

      Excluir
    2. Os evangélicos não se conformam de salomão não ter sido salvo ,sào uns puxa saco ,vivem dizendo que se desviam do pecado mas salomão gozou a vida o tanto que quis com mulheres ,vinhos e tudo , se não fosse pela idolatria ,Deus o teria salvo ,quer dizer :hj crente não bebe ,tem que casar virgem pra serem salvos enquanto salomão bebeu ,teve a mulher que quis e pros mesmos evangélicos ele merece ter sido salvo ,contraditório

      Excluir
    3. Nenhum de nós merecemos ser salvos, Salomão veio ao mundo como HUMANO, a própria Bíblia diz que todos irão pecar pelo menos um dia na vida. O que nós fazemos no passado, não interfere a nossa vida com Deus, DESDE QUE tenhamos nos apreendidos. Assim como um bêbado pode ser salvo, uma prostituta pode, uma assassino de aluguel também pode, e Salomão também pode. Não há relatos de que ele se arrependeu, além do mais, devemos nos confessar em secreto. Se ele pediu perdão, COM CERTEZA está ao lado do Pai nesse momento, caso o contrário, está pagando pelo o que fez.

      Excluir
    4. Salomão deixou aquilo que o próprio Deus falou pra ele por 2vez ande nos meus caminhos como andou Davi teu pai. Ordem de Deus, Salomão usou a sabedoria de Deus para seus prazeres. Em 2Pd2:21porque melhor lhes não conhecerem o caminho da justiça do que conhecendo o, desviarem se do Santo mandamento que lhes fora dado.

      Excluir
  4. Ele mostra arrependimento no livro de Eclesiastes morreu já velho tenho certeza que se arrependeu.

    ResponderExcluir
  5. Quem lê pouco sabe pouco, as vezes para entendermos algumas passagens da Bíblia, teremos que recorrer a outras, caso contrário falaremos besteiras...vamos ver o que a Deus disse a Davi a respeito da salvação de Salmão quando este ainda nem havia nascido: (2 Samuel 7: 12-16) Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir*, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. Porém a minha misericórdia jamais se apartará dele; como se apartou de Saul, a quem tirei de diante de ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse deus é mesmo um puxa saco ,não vou nem dizer mais nada . CREIO EM DEUS ,MAS A BIBLIA DEIXA A DESEJAR EM TERMOS DE JUSTIÇA

      Excluir
    2. Essa passagem não se refere a Salomão,qual reino de Salomão que Deus eternizou?, Essa passagem se refere a jesus ao qual ele estabeleceu seu reino eternamente, Deus não estava falando de um templo de pedras, mas do templo espiritual, ao qual jesus veio estabelecer.

      Excluir
  6. N se pode tirar conclusões apenas por uma pequena parte da vida de Salomão,sem conhecer os outros livros que o próprio Salomão escreveu mas que n foram incluídos na bíblia, pq os religiosos da época, n queriam que o povo soubesse e tivesse conhecimento do resto da história de Salomão,pra quem n sabe, o rei Salomão até hj é venerado pela maçonaria,eles o consideram o pai e fundador da maçonaria,a maçonaria n acredita e rejeita totalmente a Deus, salamao com sua sabedoria usou tanto homens quanto demônios pra construir o templo,ele tinha domínio sobre todos os demônios,isso está escrito no livro o testamento de Salomão, ele tbm escreveu as clavículas de Salomão,a chave menor e a chave maior de Salomão, onde ele conta os rituais que fazia pra dominar os demônios,mas nada disso é de interesse da religião que o povo saiba,,a bíblia diz que o povo de Deus se perde por falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é totalmente louco nem sabe oque tá falando vai orar e pedi pra deus .

      Excluir
    2. Nem é certo ,que foi êle quem escreveu Eclesiastes.



      Excluir
  7. A bliblia diz que Salomão não se arrependeu em 2 cronicas tem que ler para aprender ele desvio dos caminhos de deus e não permaneceu firme na fé ele foi sábio mais quando a gente se afasta de Deus a sabedoria dele nos deixa e entra a sabedoria do homem .

    ResponderExcluir
  8. A bíblia não divulga se ele se arrependeu mais creio que sim .. como está escrito mesmo antes de Salomão nascer (2samuel 7:15) mais a minha misericórdia se não apartara dele , como retirei de Saul a quem tirei diante de ti...se Deus falou antes mesmo do rei Salomão nascer e pq ele já sabia de tudo que ia acontecer ...

    ResponderExcluir
  9. A paz creio eu q Salomão foi salvo,mimha opinião pois não sabemos nos seus últimos dias ae ele se arrependeu,um traficante q ae desviou e foi baleado mais é conhecedor da palavra no seu último momento de vida vc crê q ele pode ter se arrependido e ter sido salvo???????

    ResponderExcluir
  10. Já está mas tarde do q penssamos, todas as coisas q se evoluirão no mundo estão causando estranheza no meio de vossos corações, smp vai haver a qm quereres discussão até mesmo na palavra do senhor. Quem de nós q neste mundo, esteve, estás ou vão está, q esse não vá pecar? O profeta João Batista disse, q o caminho de casa um são diferentes.
    Enquanto vcs discutem qm foi salvo qm não foi, qm vai está lutando pela sua salvação?
    Nós seres humanos somos muitos iguinorantes, sempre andamos esquecendo de nossas vida e smp falando da do próximo.ou seja vivendo a vida do próximo atravéz de distorção da mente humana, q é uma mente pecaminosa.
    Não sejamos como os hipócritas, busque a Deus de todo coração, se arrependermos dos nossos pecados de todo vosso coração.
    Não cabe discussão entre vós, pois cada um é cada um.a salvação é dada p lá fé e não pelas obras para q ninguém se glorifique.
    O mundo está girando MT rápido, e já é mas tarde do q penssamos.

    ResponderExcluir
  11. Não podemos julgar Salomão se ele foi salvo ou se ele foi para o inferno cabe a Deus Somente a Deus nos não somos Deus são os pecadores a Bíblia não esclarece se ele foi salvo ou se ele foi para o inferno só Deus sabe quando nós julga determinantes que se alguém foi para o inferno mas se torna juiz Nós não somos juízes só existe um juiz Deus.🙌🙇‍♂️

    ResponderExcluir
  12. Não devo esclarecer,isso primeiro porque não sou juiz,o único q julga com justiça e Deus,Deus não quer que ninguém se perca mais cheguem ao conhecimento da verdade.

    ResponderExcluir
  13. Sim só o Senhor sabe, não devemos julgar. Mas penso que o Espirito Santo não teria permitido que no cânon Sagrado fosse incluído o livro de Provérbios, com conselhos de alguém que está no inferno.

    ResponderExcluir
  14. Desculpa errei na primeira resposta

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog