sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Salomão foi salvo? - estudo bíblico evangélico

 

Este tema é polêmico e gera questionamento por parte de alguns. Vamos fazer uma análise sobre o assunto. Até onde a Bíblia diz sobre Salomão, não diz que ele se arrependeu. (1 Reis 9.4) "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos". Veja que o verso diz: se tu andares, mas não andou.
 Agora vamos ler (1 Reis 11.5-6) "Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amontas". Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. Veja que Salomão foi idolatra, no verso 6 diz que Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir o senhor como fez Davi seu pai. O capítulo que fala da apostasia de Salomão, é o mesmo que fala sobre sua morte.


(1 Reis 11.43) "E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar". Veja que aqui narrou a sua morte e não houve nenhuma indicação que ele tenha se arrependido, muito pelo contrário, Salomão não perseverou em andar no caminho de Deus.
 Salomão de servo de Deus passou a idólatra. Salomão não podia mais dizer que o Senhor era o único Deus. O livro da Bíblia escrito por ele não justifica seus erros, ninguém vai ser salvo poder deixar livros escritos, e nem mesmo por ter pregado o evangelho (Mateus 7.21-23).


 A história de Salomão nos revela que o conhecimento da palavra de Deus não é suficiente prevenção contra o pecado. O pecado procede do coração e só pode ser debelado quando nosso coração se inclina para Deus e tomamos uma decisão sincera de abandonarmos os nossos pecados. Salomão foi o homem mais sábio da sua época. Aprendemos que ter sabedoria e viver com sabedoria não é a mesma coisa. Salomão não aplicou a sabedoria que tinha na sua própria vida. Salomão morreu com sabedoria, mas não na sabedoria.
Salomão não resistiu a cobiça carnal pelas mulheres, que foi o mesmo defeito de seu pai, Davi, mas Davi se arrependeu como a Bíblia prova de forma Clara, bem diferente de Salomão que até onde a bíblia fala sobre ele não mostra nenhum sinal que ele tenha se arrependido. O castigo de Deus sobre os pecados de Salomão, resultou na divisão de Israel em dois reinos, sendo que apenas um deles foi governado pelos sucessores de Salomão.


Autor:Edinilson Aparecido

Pesquisar este blog