sábado, 25 de março de 2017

Devo julgar o profeta ou a profecia?

 

Talvez você já deve ter lido ou ouvido aquele Versículo que diz: “não julgueis para que não sejais julgado” (Mateus 7.1-2) mas Jesus se referiu aqueles que fazem julgamentos precipitados, acusações sem provas, eu digo isso antes que alguém poste esse versículo nos comentários. Os falsos profetas são identificados pelos seus frutos e pelos seus falsos ensinos (Mateus 7.20) Eu acredito em dons espirituais como o dom de Profecia no sentido de palavra dirigidas sobre impulso direto do Espírito Santo, bem como no dom de revelação, visão e outros. 

Nesse vídeo vou me referir praticamente a isso, esses dons fizeram parte da Igreja Primitiva e lugar nenhum da Bíblia diz que eles iriam cessar como alguns seguimentos acreditam. Mas a Bíblia manda provar quanto à sua veracidade para ver se está em conformidade com a bíblia. A bíblia é a Palavra Final, tudo deve estar em conformidade com ela, vamos ler (1 João 4.1)Não creias em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. Se manda julgar e provar é porque existe a possibilidade de não ser de Deus.

A profecia serve para exortação, consolação e edificação (1 Coríntios 14.3) tanto de uma pessoa individualmente ou para toda a igreja junta. Mesmo que tal a profecia venha de Deus, ela está sujeita a erros e misturas humanas pelo fato de ser entregue por uma pessoa que pode por palavras suas no meio primeira (1 Coríntios 14:29) “E falem dois ou três profetas e os outros julguem”.

Deverá ser julgado seu conteúdo para ver se estar em conformidade com a bíblia, nenhuma profecia deverá ser igualado com a Bíblia, ou considerado complemento, ou trazer novas doutrinas ou interpretações diferentes como fazem alguns grupos religiosos que tem parte de suas doutrinas fundamentadas em visões, revelações e profecias de seus fundadores. O que determina se a profecia vem de Deus, não é a santidade do profeta mas o conteúdo da Profecia, no livro de (números 24.1) Balaão teve uma profecia, veja que Espírito de Deus veio sobre ele não confirmando ele como profeta, mas apenas para fins de revelação.

Para cumprimento de seus propósitos, Deus pode usar um falso profeta ou um crente sem comunhão com ele apenas para cumprimento de seus propósitos, mas todavia essa pessoa não será salva nas condições que se encontra se tratando de santificação.

Veja (Mateus 7.22) “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? em teu nome não fizemos muitas maravilhas? Então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Deus pode usar quem ele quiser para cumprir seus propósitos, sendo assim, ser usado por Deus não é garantia de salvação e nem que que a pessoa esteja em comunhão com Deus.

 A santidade da pessoa é determinante para a salvação. Referente a profecia, deve ser julgado a profecia e não o Profeta. A profecia é apenas para edificação, exortação e Consolação, o dom de profecia na bíblia nunca foi usado para dirigir pessoas em casos que pudessem ser resolvidos pelos princípios bíblicos, como compra e venda, lar, família, casamento e outros.

Essas coisas são decisões que é de responsabilidade pessoal, pode até haver uma profecia que dizer que Deus vai preparar um casamento para alguém, mas aprontar a pessoa não seria o correto, embora Deus  possa fazer isso, mas como você irá provar a veracidade se a bíblia manda julgar? e se não for de Deus o que poderá acontecer? 

Devemos nos orientar pela bíblia que é a perfeita revelação de Deus ao homem, e não vivermos a base de profecias e revelações, quando houver deverá ser avaliada o seu conteúdo, apesar que as igrejas não usam os dons conforme a bíblia ensina, em (1 Coríntios 14.29) diz: “fale dois ou três e os outros julguem”. Nunca vi uma igreja que fizesse isso. O que já vi muito é pessoas interromperem os pregadores para entregarem a profecia e depois não serem julgados conforme ensina a bíblia.


34 comentários:

  1. Kual versiculo biblico que manda julgar a profecia e nao o profeta!

    ResponderExcluir
  2. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
    E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.
    Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
    E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
    Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

    Deuteronômio 18:18-22
    O texto é muito claro e nos orienta a aguardar o comprimento da profecia. Esse é o julgamento da profecia, aguardando ela se comprar ou não.
    Na verdade um texto que diz nan julgue o profeta mas sim a profecia, nan existe!

    ResponderExcluir
  3. Julgar a profecia e não o profeta. se ela não for verdadeira o profeta é? Então meus irmãos não acreditem em tudo que se falam,tem muita gente se protegendo ou tentando se proteger com palavras persuasiva para enganar o povo de Deus, as escrituras são verdadeiras estude,medite,para não serem enganados. (Salmos 1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quem fala é a blibia. E não o ser humano . E vc é nem ninguém tem o direito de acusar e julgar . O que deua ordenou . Se a pessoa tá na carne e vc que vai pagar o preço? Não então cuida da sua língua antes que te leve pro inferno

      Excluir
  4. Movido pelo espírito revela-se as coisas do alto a qual o senhor preparastes .

    ResponderExcluir
  5. Falou errado amigo hulgar a profecia sim mais o profeta não ele ppde ser o que for mais ninguem deve julfar ninguem e sim a profecia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo pois eu julgo o profeta e não a profecia

      Excluir
  6. Bom dia,
    Quanto a afirmação que Deus pode usar qualquer um, isso na minha opinião não é bíblico, tanto que se um Sacerdote entrasse com iniquidade no Santo dos Santos para oferecer sacríficio, ele seria morto e puxado por uma corda, Deus nos ensina a não misturar o santo com o profano, então Ele que não contradiz sua Palavra, não usaria um profano para pregar a sua Santa Palavra, mas sim o profano que foi convidado a pregar esta pregando dentro de sua própria sabedoria, e Deus irá dizer a este naquele grande dia" afasta-te de Mim, pois Eu nunca te conheci". Em outro texto também é dito que " muitos viriam em nome D´Ele e enganaria multidões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cumprir seus propósitos ele usa quem ele quiser pq usou até uma jumenta? Tem profeta mesmo, que prega que é uma maravilha más, não vive o que prega. Outros não term comunhão com Deus e de repente ele fala verdades conforme a Bíblia. Então, não o importa quem disse o que importa se é de Deus ou não... Por isso, temos que ter conhecimento da palavra de Deus, para não sermos enganados.

      Excluir
    2. Meu irmão, assim como não temos respaldo bíblico para afirmar com um texto bíblico a expressão julgar a profecia é não o profeta;também não temos respaldo bíblico para afirmar que o sacerdote ao entrar no templo desconcertado ele morria e era puxado por uma corda, não tem um texto bíblico que afirme isso, se tem eu ainda não encontrei, as vezes ouvimos de alguns pregadores essa expressão, porém ainda não encontrei respaldo bíblico para isso.

      Excluir
  7. Deus usou uma jumenta pra falar com Balaão.

    ResponderExcluir
  8. Ele usa quem ELE quer, como quer e quando quer. Isso depende da necessidade. Quantos testemunhos ouvimos que Deus usa bêbados para falar com alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal em qual verciculo da bíblia vcs estão lendo ,em julga a profecia e ñ o profeta ?? Mim falem quero ver na bíblia pois na minha ñ achei ,o que achei na minha foi para fazer prova do Espírito, é ñ de profecia, até por que a verdadeira profesia é a palavra

      Excluir
  9. Deus não usou a jumenta,ele abriu a boca dela para que falasse,é diferente.quem lê entenda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ru creio que Deus permitiu que o espirito santo falace através da jumenta,ou seja na boca da jumenta saiu as palavras ..

      Excluir
    2. Como que é diferente, claro que não, é a mesma coisa

      Excluir
    3. Ele está certo podemos jugar a jumenta e não o que Deus falou na boca dela.

      Excluir
  10. Se ele abriu então usou também, meu irmão, como uma jumenta pode falar Se Deus não abrir e usar a boca dela,? Então entenda o irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, Deus abriu a boca dela e usou ela,correto

      Excluir
  11. Ele abriu e usou, entenda o irmão

    ResponderExcluir
  12. bem isso mesmo...a jumenta falou pq Deus usou a boca dela...pq nunca vi uma jumenta falar

    ResponderExcluir
  13. Quem manda em todo em todos e Deus vamos analisar as profecias.

    ResponderExcluir
  14. Está muito caro em Mt7:1-2 e 1Joao4:1...quando em Mateus diz não julgais para não seres julgado, é porque não somos o Juiz e o nosso Juiz é Deus e em João, devemos sim conforme nossa fé repreender ou dar amém as profecias direcionadas para nós, porque nem tudo é de Deus e existem falsos profetas e Jesus nos alerta quanto a isso, na palavra de Deus.... A Bíblia sagrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmãos, precisamos ler a Biblia em seu contexto, em Mt 7, Jesus estava se referindo ao julgamento dos fariseus e demais judeus, que julgavam os gentios pela cultura, por não serem judeus, por não serem circuncidados e isso era simplesmente tradições judaicas, "cisco nos olhos", enquanto os fariseus escondiam seus pecados graves "trave nos olhos" que os deixavam cegos espiritualmente, por isso Jesus os disse para não julgarem, pois, Jesus os conheciam interiormente. Então não podemos basear este texto para não julgarmos as pessoas que estão claramente fora da Palavra, inclusive como já citado Dt 28.18-22, não era Deus quem matava o falso profeta, ele era julgado pelas suas profecias falsas e também arcava com a vida, sendo julgado perante os sacerdotes e condenado a morte. Deus realmente usou uma jumenta, porém, em um caso isolado, não podemos pautar neste texto esperando que Deus levante outra jumenta para repreender em nossos dias os falsos profetas, nós temos hoje o Espírito Santo e o respaldo bíblico para fazermos com temor a Deus, não podemos nos acovardar deixando que nossos púlpitos virem espetáculos de advinhadores e oportunistas, se for de Deus, tiver uma vida transparente com Deus, dando a conhecer pelos bons frutos, o recebamos com prazer, caso contrário, deve ser julgado e tirado do nosso meio até que se arrependa (2Jo 1.10 "Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda participa de suas más obras"). Enquanto estivermos tolerando os falsos profetas ensinando heresias, estaremos os saudando e participando de suas más obras e eles fazendo festa, crescendo em nosso meio. Então concluo dizendo: devemos sim julgar o profeta pelas suas profecias, não a condenação do inferno, porque aí sim só pertence a Deus, mas a estarem afastados de nossos púlpitos até que se convertam ao Verdadeiro Evangelho de Cristo e preguem a verdade. Em Is 28.7, Isaias julga os profetas e até os sacerdotes, porque viu que estavam embreagados de vinho e entregando suas "profetadas", hoje, vemos profetas embreagados com os negócios deste mundo e ficamos apáticos, caridosos, precisamos tolerar porque Deus é Amor... concordo em ter paciência com os fracos na fé, amar nossos inimigos, o pecador... mas os falsos profetas, lobos vestidos de cordeiros, a estes é tolerância zero, cortar pela raíz, para que haja arrependimento e santificação do vaso (2Tm 2.21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.), caso contrário, se não se purificar, será um vaso de desonra que ainda tenta enfeitar nossos púlpitos. Deus abençoe a todos na Paz e Graça do Senhor Jesus.

      Excluir
  15. Amém, amado Pastor. Concordo plenamente. Glória a DEUS.

    ResponderExcluir
  16. O tema é bastante relevante e não envelhece, uma coisa deve ficar bem clara para tds nós, que a profecia infalível é a palavra de Deus essa não tem sombra de variação. Quanto ao conteúdo julgar a profecia ou o profeta é algo que precisa ser visto com muito cuidado e temor para não cairmos em algum tipo de erro e gostaria de dar minha contribuição ao debate alertando com a seguinte indagação quantos já passaram pela experiência de julgar uma profecia olhando para vida daquele ou daquela que profetizava achando que era falsa a proficia e no final se cumpriu a risca tudo o que foi dito(aconteceu cmg) e outro contexto é quem já teve a experiência de entregar algo pra alguém movido por sentimento de estar sendo usado por Deus e as coisas ocorrem exatamente ao contrário do que foi dito por Vc, mas vc sabe que não fez por mal, então antes de qualquer coisa devemos examinar as escrituras e pautar nossa vida nela pois a bíblia funciona como um espelho para nós.

    ResponderExcluir
  17. como alguém pode me explicar os verciculos 20 e21 do capítulo 18 de 2 cronicas

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog