quinta-feira, 13 de abril de 2017

O pão da santa ceia deve ser asmo ou com fermento?


Embora a bíblia no novo testamento não diga nada se era servida o pão com fermento ou asmo (sem fermento) mas podemos ter como base o velho testamento e aquilo que a bíblia diz acerca do pão fermentado e o que ele simbolizava. A santa ceia servida por Jesus em (Lucas 22.15-20) e a citada por Paulo em (1 Coríntios 11.17-29) não falam nada se foi servida com pão asmo ou com fermento.

O pão da santa ceia representa o corpo de Cristo, e o vinho representa seu sangue. Comer e beber o cálice significa aceitar a morte sacrificial de Cristo, só é válido para quem tem comunhão com Deus, quem toma a santa ceia em pecado atrai condenação para si e é culpado de crucificar de novo a Cristo e fica sujeito ao juízo divino, leiam (1 Coríntios 11.27-28). O pão asmo era comido no velho testamento junto com o cordeiro pascoal (Êxodo 12.8). O fermento simbolizava o pecado e a corrupção (Êxodo 13.7) Os pães asmos representavam a separação entre os Israelitas redimidos e o Egito.

Veja o que Jesus disse acerca do Fariseus em (Mateus 16.6) “Acautelai-vos do fermento dos Fariseus e dos Saduceus”. Aqui o fermento é símbolo do pecado, Jesus chamou de fermento a doutrina dos Fariseus. Nem (Gálatas 5.9) diz que um pouco de fermento levada toda a massa. Um pequeno pecado pode levar a pessoa a pecados maiores. Um abismo chama outro abismo (Salmo 42.7). Uma pessoa sem comunhão com Deus pode influenciar uma multidão dentro da igreja, foi a isso que Paulo se referiu em (1 Coríntios 5.1-6) onde conta que tinha um rapaz que estava tendo relação com madrasta, no verso 5 Paulo o entregou a satanás para a destruição da carne para que seja salvo o seu espírito no dia do Senhor, no verso 6 Paulo disse que um pouco de fermento faz levedar toda a massa.

O que Paulo se referiu? a igreja estava tolerando aquele pecado dentro da igreja. Nenhum tipo de pecado dentro da igreja jamais deve ser tolerado, pois isso poderá influenciar outras pessoas e o fermento do pecado levada e incha muitas pessoas da congregação, e acaba se transforma nisso que vemos hoje, igrejas que antigamente abominavam o pecado, aquilo que era abominável a trinta anos atrás, hoje é aceito com naturalidade.

O fermento do pecado levada e corrompe a comunhão com Deus. A igreja que não toma cuidado com o fermento do pecado dentro da igreja acaba levedando e influenciado a muitos e é justamente o que acontece nos dias de hoje. Então o pão da santa ceia deve ser feito sem fermento, pão asmo.
 

Um comentário:

  1. Se Jesus advertiu os discípulos sobre a cultura do fermento dos fariseus imagina então o fermento na simbolização da ceia do Senhor. Que isso meu amigo executa a bíblia se Jesus é o cumprimento da palavra como ele ia comer e distribuir pão fermentado com discípulos? Seria muito hipocrisia neste contexto. Claro que não.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog