quinta-feira, 20 de julho de 2017

O homem cristão pode ter barba? estudo bíblico




Esse é um tema muito polêmico, mas se é correto ou não, temos que analisar para os nossos dias. A bíblia não diz nada no novo testamento se no tempo da graça isso é permitido ou não. No velho testamento tem algumas citações de homens com barba, vamos ver algumas delas (1 Crônicas 19.5/2 Samuel 20.9). Em (Gênesis 41.14) José se barbeou para se apresentar a Faraó. Na lei foi pedido para que não danificasse a barba (Levítico 19.27) "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba".

A barba não era proibida, Davi tinha barba (1 Samuel 21.13) Arão também tinha barba (Salmos 133.2) os sacerdotes também tinham barba (Levíticos 21.5). Alguns questionam se Jesus tinha barba, em (Isaías 50.6) na tradução NVI diz assim: "Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida". Na tradução JFA diz assim: "As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam".
Numa disse cabelo e na outra disse barba, tanto poderia ter barba como também cabelos longos pois o velho testamento cita homens com os cabelos longos. Se na lei usavam barba, Jesus quem sabe poderia ter usado pois nasceu sob a lei, ele viveu sob a lei.

Mas no tempo da graça temos que avaliar alguns princípios, vamos ler (1 Coríntios 11.14-15) "Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu".

Podemos notar que houve algumas mudanças. No período da Graça Paulo ensinou que o comprimento do cabelo do homem e da mulher devem ser tais que haja distinção entre eles. O cabelo da mulher deve ser longo em relação ao homem. O verso 14 diz: "ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para varão ter cabelo crescido?"

Voltando a barba, uma mulher certa vez me perguntou se usar barba curta é errado pois o filho dela tinha dessa forma e o pastor da igreja pediu para ele tirar, se a igreja deles é contra então deve tirar pois a bíblia diz que devemos ser submissos aos vossos pastores (Hebreus 13.17). Se você é de uma igreja que é contra o correto é não ter, Paulo ensinou um princípio em (Romanos 14.21) que se o comer carne e o beber vinho escandaliza, então não coma e não beba. Tudo o que divide opiniões e causa escândalo por parte de alguns o correto é não fazer.  Eu sou do meio pentecostal que não tem esse costume, e eu não faria até mesmo pela tradição, mas quem é a favor não tenho muito o que questionar, quem revela a verdade é o Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog