quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Preciso pertencer a uma igreja para ser salvo?

 

Algumas pessoas já me perguntaram se é preciso pertencer a uma igreja para ser salvo. Na verdade, para ser salvo é preciso renunciar seus pecados e viver de acordo com a palavra de Deus. Se você estiver em pecado pode pertencer a igreja que for que não vai contribuir em nada para a sua salvação. Outra coisa também que quero lembrar é do velho ditado que diz: Placa de igreja não salva ninguém. Realmente a placa não salva ninguém, mas o que é ensinado debaixo da placa pode ser determinante para a salvação ou a condenação de uma pessoa.

A maioria das pessoas das pessoas quando começam a ir à igreja não tem nenhum conhecimento da bíblia. Nos dias de hoje existem vários seguimentos religiosos intitulados cristãos, alguns são seitas que ensinam heresias, outros seus ensinos são parciais pois tem a intenção de encher a igreja de gente, outras tem seus ensinos fundamentados em ensinos e ideias humanas. Uma certa pessoa vai lá e firma sua mente naquela ideologia humana disfarçada de doutrina bíblica e dificilmente voltará atrás, digo porque me deparo com frequência com situações desse tipo.

Algumas pessoas me disseram que do jeito que estão as igrejas é mais preferível seguir a palavra sem pertencer a nenhuma denominação cristã. Mas a pergunta é: É possível ser cristão sem pertencer a nenhuma igreja? A nossa salvação não está associada a frequentar templos. Frequentar templo ou uma reunião de irmão em uma casa é algo totalmente bíblico. Não me refiro ao templo de Jerusalém como alguns se referem e depois disso o povo se reuniam nas casas ou qualquer outro lugar para ouvir a palavra.

Ser cristão sem frequentar reuniões seja em igrejas ou em casas não tem respaldo bíblico para isso, vamos ver: não tem como tomar a santa ceia pois a bíblia cita a santa ceia entre os irmãos e não algo individual em sua casa. Em (1 Coríntios 12) cita vários dons espirituais para usar entre os irmãos, nesse caso teria o dom da palavra para pregar para quem? No verso 7 diz que o dom é dado a cada um para aquilo que for útil, uma pessoa sem congregar nenhum dom seria útil pois é para ser usado entre os irmãos. Quem não congrega Deus não poderá dar certos dons pois não terá onde usá-lo.

Também não teria condições de se batizar pois os batismos hoje são feitos em grupo, nesse caso a pessoa teria que pedir para que alguém o batizasse. Alguém já me perguntou: Jesus e os discípulos pertenciam a alguma igreja? eles foram fundadores de alguma igreja que nome, eles deram um nome e pregara uma placa na entrada da porta.

Jesus fundou uma igreja, mas não era uma placa denominacional. Jesus não mandou construir templos. A igreja eram as pessoas e o templo somos nós. Somos igrejas e templo do Espírito Sato. Esse argumento é aceitável. Mas construir templos para congregar a igreja não é anti bíblico. Não é pelo fato de Jesus e os apóstolos não terem mandado construir templos que seria errado e muito menos pecado. Não é bíblico ser crente em casa sem congregar (Hebreus 10.25) “não deixando a vossa congregação como é costume de muitos”. mas não significa que uma pessoa que está sem congregar perderá a salvação.

Congregar é bíblico, mas o tal templo de quatro paredes de tijolos onde as pessoas irão se reunir, seus ensinos devem estar em conformidade com os ensinos bíblicos. Na igreja primitiva não havia necessitados pois os mais ricos vendiam suas propriedades e dividiam com os pobres (Atos 4.34) Não vemos isso hoje, o que vemos são pastores, bispos e apóstolos enriquecendo com o dinheiro das contribuições. Muitos crentes não coragem nem de ajudar na campanha do quilo, o pastor da igreja da minha mãe estava reclamando esses dias das poucas doações de alimentos na campanha do quilo.

Estamos vivendo em cristianismo mercantil, movido a placa de igreja onde cada igreja tem um ensino diferente da outra e cada um diz que a sua que é a certa. Babilônia religiosa movida a interesse financeiro e no final acaba em confusão. Não precisa pertencer a uma igreja para ser salvo, mas é correto pelos motivos já citados. Sozinha a pessoa não vai ouvir a palavra entre os irmãos congregados, não terá como se batizar, não terá como tomar a santa ceia. O correto é congregar, seja em uma igreja ou com aqueles que congregam e fazem reuniões nas casas.

Busque congregar onde não exploram a fé das pessoas, onde não usam argumentos para tirar dinheiro das pessoas alegando que quanto mais você der mais Deus irá te prosperar, igrejas que praticamente forçam as pessoas a fazerem votos para pôr dinheiro no envelope. Uma igreja que tenha princípios bíblicos. Se você conhece a verdade é não olhar para os problemas que rodeiam o atual cristianismo e olhar para Cristo e a nossa salvação, se formos considerar os problemas do cristianismo de hoje correremos o risco de perdermos a nossa salvação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog