quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Qual a diferença entre doutrina e usos e costumes? - a bíblia responde

 

Eu vi o vídeo no YouTube onde a Débora Miranda da Igreja Deus é Amor disse que vai dar uma palestra explicando a diferença entre doutrina e usos e costumes, eu vou dar também um pequeno parecer da minha parte sobre o assunto.

 Podemos dizer que existe doutrinas bíblicas, existem regras específicas dentro de uma igreja que são regras de conduta e comportamento, também existem doutrinas antibíblicas muitas vezes por erros de interpretação, e existe também o chamado usos e costumes, termos muito usados principalmente pelos falsos profetas que transmitem a ideia de que Deus não está preocupado com a roupa e que Deus só quer o coração.

 O que é doutrina? Doutrina também pode ser um conjunto de princípios bíblicos o regras, algumas humanas e interpretadas como bíblicas devido à má interpretação bíblica.

 Também existem heresias que são falsos ensinos bíblicos. Determinado ensino se torna a heresia quando leva uma pessoa ao engano desviando essa pessoa das verdades bíblicas e impedindo que ela será salva, a Bíblia chama de doutrina de demônios (1Timóteo 4.1) ...Nos últimos tempos,apostatarão alguns da fé,dando ouvido a espírito enganadores e a doutrinas de demônios. 

Os falsos profetas impedem que as pessoas cheguem ao conhecimento do Evangelho apresentando um cristianismo segundo a carne, falando o que a carne quero ouvir (2Timóteo 4.3) Porque virá tempos em que não sofrerão a sã doutrina,mas tendo comichão nos ouvidos,amontoarão para si doutores conforme sua própria concupiscência. 

O texto deixa claro que virão tempos que a autêntica pregação bíblica de um homem de Deus não serão mais aceitas por muitas igrejas.Os crentes que vivem de acordo com os padrões do mundo darão preferência a pregações que apresentarão um evangelho menos exigência.

Estes crentes não irão mais querer pregadores de Deus segundo os padrões da bíblia,mas que toleram seus desejos mundanos.Escolherão doutores com boa oratória,com boas habilidades verbais e uma mensagem que deixem eles seguros que é possível ser crente e andar segundo a carne pisando nos mandamentos bíblicos.Doutores falsos profetas que alegam que Deus só quer o coração alegando que Deus não está preocupado nem mesmo com o modo modesto da mulher se vestir onde mulheres que se dizem crentes usam roupas sensuais que exponham o corpo pois seus pastores dizem que não tem nada haver ferindo os princípios de (1 Timóteo 2.9)

 Existem ensinos exclusivos de certas igrejas que não influenciam na salvação de ninguém vou dar o exemplo da guarda do sábado, lugar nenhum da Bíblia nos afirma que devemos guardar o sábado para sermos salvos, a salvação é pela graça e não por méritos de obras da lei, quem faz Deus aprova pois é feito para Deus, mas não é regra de salvação.Isso é apenas um exemplo,não é para atingir nehuma igreja.

 A bíblia é um livro de princípios e não de pode ou não pode e nem de mandamentos específicos como não fumaras, não usarás piercing, não farás tatuagem.Etc... Por ser um livro de princípios tudo que o crente for fazer deverá ver em que princípio isso ou aquilo se encaixa.Vamos ler(1 Coríntios 10. 31) Portanto,quer comais,quer bebais ou façais qualquer outra coisa,fazei tudo para a glória de Deus.

 Tudo que o crente for fazer deverá ver se é para glória de Deus ou não, aquilo que não promove a glória de Deus não deve ser feito. Pelo fato de não haver na Bíblia uma lista de pode ou não pode, Deus nos deu Espírito Santo que ajuda a discernir o certo do errado (1 Coríntios 2.14-15) Ora,o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus,porque lhe parece loucura;e não pode entende-las,porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo,e ele de ninguém é discernido. O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado (João 16. 8)

 O homem precisa da revelação de Deus para compreender sua vontade e discernir o certo do errado. O crente que tem o Espírito Santo não confunde a revelação de Deus com usos e costumes, aquele que não tem o pleno conhecimento chama aquilo que Deus revelou para um Crente Fiel de usos e costumes.Quem não tem a revelação do Espírito Santo vive confundido.

 Muitos líderes por aí são apenas pastores formados cheio de teologia e formatura acadêmica que atrai para si pessoas através de seus ensinos superficiais,não posso negar que tem alguns que lhe faltam conhecimento mesmo.

 Quem não tem a verdade revelada pelo Espírito Santo vive confundido e manipulado por falsos profetas, não apenas por falso profeta mas também mas também por alguns que não são más intencionadas mas não tem a revelação de Deus em sua vida e não sabe interpretar a Bíblia de acordo com a revelação do Espírito Santo.

Em (2 Timóteo 3.7) diz:aprendem sempre mas nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.Com o conhecimento intelectual o homem aprende teologia na condição de homem natural,somente o homem espiritual é capaz de discernir e entender qual  a vontade perfeita de Deus.

Deus ocultou as verdades do evangelho aos sábios e entendidos e revelou aos pequeninos (Mateus 11.25-26) 

Usos e costumes está muito relacionado ao modo da mulher se vestir,bem como uso de joias e maquiagens,quando se fala em usos e costumes logo vem em mente as roupas das mulheres e maquiagens.Isso é muito temido por certos pastores de medo de perder membros e por muitas pessoas,principalmente mulheres.

Podemos associar usos e costumes a erros de interpretação bíblica onde afirmam que certas praticas devem ser feitas baseadas em passagens mal interpretas e sem base bíblica suficiente,muitas vezes  pondo fardo nas pessoas que nem eles mesmo podem carregar. Se você não compreende, ore a Deus para que ele lhe revele a sua vontade no seu entendimento.

Autor:Edinilson Aparecido


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog