quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Devo estudar teologia? - A bíblia responde


Nada contra,mas tem muita gente vomitando teologia. A maioria das igrejas dão curso de teologia, também tem na internet e assim vai...

Vou passar alguns pontos que avaliei sobre o assunto. Certa vez eu fiz um vídeo que se chama: teologia x conhecimento da verdade. Paulo disse: aprendem sempre mas nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (2 Timóteo 3.7). Teologia qualquer pessoa pode aprender, é justamente o que acontece hoje, mas chegar ao conhecimento da verdade para ser salvo, precisa de ter a revelação de Deus, nesse caso são poucos.

Existe o conhecimento intelectual desprovido da revelação de Deus e o espiritual revelado por Deus. O conhecimento intelectual é apenas um conhecimento teológico sem a revelação de Deus onde a maioria se tornam apenas religiosos.

(Mateus 11.25-27) 5 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Veja que diz que está oculto aos sábios e aos entendidos e revelado ao pequeninos.No verso 27 diz:Ninguém conhece o Pai senão o Filho, senão aquele a quem foi revelado.

O evangelho está oculto aos sábios deste mundo,aos intelectuais,presidentes, reis,cientistas,famosos, religiosos.etc..

Está escrito: crescei na graça e no conhecimento ( 2 Pedro 3.18). Muitas pessoas ao invés delas crescerem elas "incham", e esse inchaço na maioria das vezes está associado e relacionado com a religiosidade. Aprende teologia em um sistema religioso, teologia adaptada aos ensinos e interpretações de um determinado sistema religioso.

Essa pessoa não vai crescer, vai "inchar", e depois vai sair por aí pregando religião e apresentando a igreja salvadora de portão em portão como faz um certo grupo religioso que não convém citar nome.
Um evangelho adaptado as suas crenças.

Existem bons teólogos,mas uma grande parte ensinam apenas teologia,eles não tem o conhecimento da verdade e também não deixam ninguém conhecer, vamos ver porque.

A natureza humana é carnal,inclusive a do crente,Paulo disse: 
 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum...(Romanos 7.18). Todo ser humano tem uma inclinação natural para o pecado, Davi disse no (Salmo 51.5) em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu a minha mãe. Davi reconhece que desde sua infância possui uma propensão natural para o pecado e que já nasceu com a natureza pecaminosa herdada de Adão.

O evangelho é oposição a natureza humana. A bíblia é um livro de princípios e não de pode ou não pode e nem de mandamentos específicos, como não fumarás, nas assistirás novelas, não farás tatuagem, não usarás piercing, não ouvirás musicas do mundo, não pintarás o cabelo de outra cor.etc...

Nessas coisas e outras que entra a revelação de Deus, somente quem foi transformado será capaz de interpretar a luz da revelação do Espírito Santo. A vontade de Deus é oposição a carne e a natureza humana.

A natureza da mulher quer usar um shorts apertado, a barriga de fora com um piercing no umbigo. Uma roupa mostrando o corpo.

Uma grande parte do cristianismo de hoje é liberal,eles dizem que nada disso é pecado porque não está escrito na bíblia. Tem muita gente perdendo a salvação por causa de teologia ensinadas por certas igrejas. 

Eles apresentam um cristianismo de acordo com a natureza humana, um evangelho segundo a carne. Pregam que Deus não está preocupado com a roupa e que ele só quer o coração. Eles não tem o Espírito Santo e interpretam a bíblia segundo a carne atraindo seguidores.

Vamos ler (1 Coríntios 2.14-15)
 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

Se baseando nesses versículos, concluímos que diante de Deus existe dois tipos de pessoa, o espiritual que tem o Espírito Santo e compreende a vontade de Deus,e discerne o certo do errado, e existe o homem carnal que não tem o Espírito Santo e não sabe discernir o certo do errado, ele interpreta a bíblia da forma que condiz com sua natureza carnal, ele vai na igreja que melhor condiz com sua natural carnal.

A teologia faz parte do cristianismo, eu recomendo a todos que estudem teologia, leiam a bíblia com frequência. Mas deverá pedir a Deus que revele a verdade no seu entendimento e não segundo teologia focada  em religiões, muitas vezes interpretadas de acordo com visões, revelações e profecias de seus líderes fundadores a anos atrás, isso tem por aí, só não vou citar nome. 

Eles tem que revirar a bíblia para tentar provar algo que não existe para se adequar a crença de sua igreja como a única e verdadeira. Essas igrejas fundamentadas em visões e profecias de seus fundadores, se julgam a única e verdadeira.

Essas pessoas não tem vida espiritual, e não tem a revelação do Espírito Santo, mas a revelação humana fundamentada em um sistema religioso.

O conhecimento que vem de Deus leva a pessoa ao conhecimento da vontade de Deus para serem salvas e não associam isso a religião ou a igreja que ele pertence.

Autor:Edinilson Aparecido
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Romanos 7:18

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Mateus 11:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog