terça-feira, 7 de novembro de 2017

Somente presbíteros podem ungir com azeite?

 




Pelo menos um grupo evangélico defende a ideia que somente presbíteros podem ungir se baseando em (Tiago 5.14) "Está alguém entre vós doentes? Chame os presbíteros da igreja, e ore sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor".
Eu fui criado na igreja Assembleia de Deus, lá eles defendem esse pensamento que somente os presbíteros podem ungir com azeite. Agora vamos analisar a bíblia para chegarmos à conclusão. Unção para cura divina no novo testamento é citado apenas em (Tiago 5.14) e em (Marcos 6.13) onde diz que os discípulos ungiam os doentes e os curavam. "E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam".

A bíblia não diz que todos os discípulos eram presbíteros, cita apenas Pedro e João (1 Pedro 5.1/3 João 1.1). Se fosse permitido apenas presbíteros ungirem, Tiago teria se equivocado ou os discípulos teriam errado fazendo algo que não era permitido a eles fazerem. No meu ver Tiago disse para chamar os presbíteros, mas não disse que somente eles poderiam ungir. Veja que no caso dos discípulos lá diz que eles ungiam muitos enfermos, e não diz que ungiam somente aqueles que os chamaram. Então não temos como crer que o texto de (Tiago 5.14) afirme que somente presbíteros podem ungir e somente aqueles que o chamarem senão haveria contradição com (Marcos 6.13).

Mas podemos crer que a unção deve ser feita somente por obreiros da igreja e não por qualquer pessoa, e a igreja que tem por tradição onde somente presbíteros podem ungir que continuem assim. O óleo simboliza a presença e o poder do Espírito Santo, o óleo não tem nenhum poder milagroso, a pessoa quando aceita a unção está evidenciando sua fé.  Os milagres provem da fé, dá vontade de Deus e do tempo de Deus. João disse "que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade ele nos ouve",


   

58 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cada caso é um caso dependente da necessidade, mas tem gente que sai ungido, aí brincando com as coisas sagrado de Deus

      Excluir
    2. Eu sou da igreja avivamento da fé,a minha igreja ainda carrega essa doutrina de que n é qualquer pessoa que pode usar o óleo da unção,eu n desobedeco,n tenho o hábito de ungir,pois só sou obreira separada e não ungida ainda,mas qdo preciso orar pra alguém eu só oro sem o uso do óleo,mas eu acredito que se for preciso usar o óleo n vamos está em desobediência,eu acredito assim,n sei se estou certa.

      Excluir
    3. Você está correta irmã.....continua na obediência

      Excluir
    4. Está obedecendo ao homem qualquer pode ungir

      Excluir
  2. Meu amado irmão ali a igreja estava se formando e no decorrer desse processo aconteceu muitas coisas que não colocaram na bíblia e se escrito está na bíblia quem somos nós para questionar o que está escrito é por essa é outros questionamentos sem sentido que o evangelho está como está hoje que a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a revelação do irmão,pois hoje andam em conformidade com o mundo em todos os aspectos e ainda acham que podem sair ungindo a todos. amém

      Excluir
    2. Eu concordo com você irmão tá na Bíblia e pra seguir pós a palavra de Deus n ar outra base vc tá setor irmão

      Excluir
  3. Eu também creio que a unção é algo sério de mais para ser feito por qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pacadora ungiu os pés de jesus e uma mulher ungiu a cabeça de jesus e jesus a defendeu que o estava ungindo para sua hora q estava proxima, claro que o cortume se perdeu e hoje é apenas para cura mas em nenhum momento diz que só os presbiteros devem ungir tiago disse para chama-los n que somente eles poderiam mas sim tem que ser uma pressoa preparada

      Excluir
    2. Tambem entendo asdim
      Concordo completamente

      Excluir
    3. A Pecadora fez isso sem na verdade saber o que estava fazendo.

      Excluir
    4. A pecadora estava praticando um costume cultural, porém com unguento, são assuntos de contextos diferentes,a unção em em questão é um sacramento...

      Excluir
  4. Eu creio que os obreiros da igreja tbm podem ungir os infermos e não somente os presbíteros ,ficam todos na paz

    ResponderExcluir
  5. Sim tds obreiros ...pois Jesus deixa claro Mateus 10..unçao e oração é sério pode salvar ou destruir alguém ..vigilância é td ...oração e jejum também ..PARABÉNS POVO DE DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que não entenderam a pergunta não e quem ungi a quem a pergunta e quem pode ungir obreiros ou seja consagrar obreiros amém

      Excluir
  6. Fui pro campo missionário como AUX. Lá servia Sta ceia...batizada nas águas.. ungia os enfermos ...e Deus a cada dia ia acrescentando almas e libertando. Ou ia fica lá sem fazer nada porque ainda na época não era presbítero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisa que Deus vai fazeŕ através da fé......mais quando uma pessoa não tem muito conhecimento ....ela faz o uso do óleo sem ser ungido pelo pastor ......Deus só consede quando a pessoa faz o uso do óleo....deus cura a vida que está recebendo porque ela precisa .....mais irmãos Vamos fica na obediência da palavra de Deus......nao aceitando oração de cada uma ......sem que você conheça a procedência da vida espiritual ......

      Excluir
  7. Aprendi que somente presbíteros, evangelistas e pastores se podem ungir... Qualquer pessoas que não foram separadas e que não tem o Espírito Santo não se podem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem o Espírito Santo, quem é presbítero, ou Evangelista é pastores, a Bíblia diz que nós somos templo do Espírito Santo, e se alguém não tem o Espírito Santo, esse tal não é Dele. Jesus diz Errais por não conhecer as escrituras.

      Excluir
    2. Tudo tem erarquia, vai e faz lá onde não tem obreiros e presbitéro, mais vai com a benção de um pastor.

      Excluir
  8. Quando a bíblia diz somente os presbíteros, isso significa que somentes os chamados e separadas debaixo da unção de Deus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia não diz somente os presbíteros diz para que chamem os presbíteros não somente os presbíteros!!
      Deus abençoe

      Excluir
    2. Felipe era diácono instituído pelos apóstolos atos 7 e olha sò o que ele fez em Samaria Curo prou ungiu ganhou muitas Almas ao senhor entendam que Tiago está apenas instruindo a função de um presbítero ja que muitos são consagrados e a única coisa que sabe fazer é conspirar contra o pastor contra a igreja então Tiago da uma ordem durar chama esse que estão mais desocupado não abrem a igreja não participam de escola bíblica quando vai pra igreja vai pra apontar os erros pastorais meu irmão eu fico com a palavra Marcos 16:17 todo aquele que crer e for batizado podem fazer estes sinais

      Excluir
  9. Eu aprendi que só presbítero poderia ungir mas analisando a palavra de Deus percebi que essa tradição aí e criada por homens não por Deus acredito porque Jesus mandou seus discípulos ir curar os enfermos e espulsar demônios eles foram e fizeram muitas maravilhas pelo poder e autorizade do senhor Jesus ali não havia nenhum presbítero somente novos convertidos a autorização vem do senhor Jesus e é isso que eu creio e pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão leia 1Corintios 11.2 tem tradição de homem que é correta sim .se a sua igreja tem a tradição de só presbítero fazer unção. Então respeite. Agora se vc não é presbítero e quer fazer unção,procure uma igreja que aceita fazer isso. Eu sempre falo se a igreja que você congrega aceita ir de calcinha e sutiã? Então vá. Mas se não aceite não faça,se você fazer está causando escândalo.

      Excluir
  10. Paz, a todos irmaos
    Irmaos descordo pois no evangelho Deus existes , profeta,pastor,prebitero,diacono, etc...se na biblia tem essas chamadas devi sim se respectivamente ser respeitada.

    Exemplo uma a uma chamada diferenciada ..se nao nao existiria nenhum cargo eclesiástico..amem vai chegar a vez de cada um fazer o que e licito...amem paz de jesus cristo

    ResponderExcluir
  11. Descupe , mais devi sim ser feita somente por presbitero ...amem
    Nao fiquem seguindo as vezes a vontade de nosso coracao...tem que esperar chegar a hora certa ...
    Lembram de estevam..nao eram qualquer um ....mais sim separado pra fazer a função cheio do espirito santo...

    Se vc tem vontade de fazer isso ,certo continue orando e buscando vai chegar o tempo e hora certa amem....a paz

    ResponderExcluir
  12. Eu Acho tbm Que deve ser Feita por Presbítero Pra Cima que já Tem um Certo grau de Experiência e já está Maduro Espiritualmente muitas vezes Queremos fazer por impulso Ou pela compusencia da carne mais temos que tá Em Um Certo grau Espiritual Elevado e Jejuando Continuamente..

    ResponderExcluir
  13. Eu Acho tbm Que deve ser Feita por Presbítero Pra Cima que já Tem um Certo grau de Experiência e já está Maduro Espiritualmente muitas vezes Queremos fazer por impulso Ou pela compusencia da carne mais temos que tá Em Um Certo grau Espiritual Elevado e Jejuando Continuamente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio na palavra que está escrito na bíblia se tem alguém inferno chame o presbítero. Não é cosa do homem é a palavra de Deus. Porque Deus separou presbítero Evangelista e Pastores Hebreus 13 v 17 obedecei aos vossos Pastores ...mais vai chegar a sua vez seja cheio do Espirito santo de Deus amém.

      Excluir
    2. EU TAMBEM CONCORDO QUE SOMENTE PRESBITEROS,EVANGELISTAS E PASTORES PODEM UNGIR PORQUE ELES FORAM CONSAGRADOS PARA ISSO

      Excluir
  14. A paz do Senhor
    Uma pessoa que não é consagrada pode ungir com óleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Pode qorue. Pára. Ungi primeiro tem. Que. Ser. Ungido amém

      Excluir
  15. Jesus disse em meu nome farão coisas maior do que eu fiz ....dou poder para pisar serpentes de cura os enfermos expulsa demônio ... Tá resumido

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. tem os irmãos que andam com óleo no bolço como se fosse uma bala
    e não asim tome muito cuidado com essas praticas isso e permitido aos pastores aos prebitéros e evangelistas diacono não permitido usar óleo da unção não brincadeira isso e serio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é mais veja tbm que Nei todos os pastores estão pregando oq vive são almas sebosas

      Excluir
  18. Paz e graça concordo se tá escrito q só presbítero e só presbítero amém

    ResponderExcluir
  19. Eu creio que há muitos irmãos equivocados em seus comentários por falta de ler completamente o texto exposto e também por falta de interpretação do mesmo. Aqui o autor dos texto de forma alguma colocou que QUALQUER PESSOA E DE QUALQUER MANEIRA teria a condição de sair ungindo as pessoas.Falta de interpretação pode levar a um descontentamento grande no meio dos CRISTÃOS e a simples vontade de expor nossa forma pensar, antes de analisar com profundidade aquilo que nos é exposto. Analisemos com aptidão o que as escrituras tem para nós revelar através do Espírito Santo de Deus
    Fiquemos na paz e amor do Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  20. A paz do senhor irmãos, a princípio é preciso buscar saber o significado das palavras neste casa presbitero, significa , ancião, ou responsável por uma congregação, sito: pastores ,bispos,padres em fim quem estiver responsável pelo trabalho de aparentar o rebanho de Deus pois a unção e a cura são para testemunho do poder de Deus e o perdão dos pecados para benefício do crente, portanto aquele que for desiguinado pela igreja com aprovação do corpo de Cristo se torna apto a cumprir todas as tarefas descritas na bíblia pois a autoridade do espírito santo está em quem crê como está escrito em atos dos apóstolos estes sinais seguiram
    os que crêem . não só curarão mais também espulsarão demônios e a ainda desafiarão a morte se por acaso beberem alguma coisa mortifera.este é o poder de Deus e não dos homens

    ResponderExcluir
  21. Vale lembrar que, discípulos eram as pessoas que seguiam a Jesus, os comissionados eram 12 APÓSTOLOS, que receberam de Jesus autoridade para pregar e se fosse necessário e eu acredito que dê forma natural, em consequência da pregação e aceitação, sinais e prodígios aconteciam. Apenas os 12 APÓSTOLOS! Na organização da igreja LOCAL, o Presbítero, que era o pastor da congregação, deveria ser chamado em casos de alguém com alguma enfermidade. No século XXI, nós distorcemos as escrituras, para atender as nossas conveniências!!!

    ResponderExcluir
  22. BOM DIA! Levanto uma questão:
    Minha filha estava doente e no hospital nao poderia receber nenhuma visita, ela era recem nascida. só tinha contato com ela, eu e minha esposa. numa atitude de fé, entendendo que eu sou um Sacerdote na minha casa, e entendendo a situação que estavamos passand, tomei um oleo de minha filha nas maos (um oleo de azeite ifantil Johnson) Consagrei , e ungi ela .
    Então segundo o que a maioria dos pastores vão dizer, eu fiz isso errado?
    Alguem ai comentou sobre a origem da palavra. A palavra presbitero tem origem na palavra Presbuteros ou presbutes que tambem significa embaixador . E eu não sou um embaixador de Cristo ? mesmo não sendo um presbitero?

    ResponderExcluir
  23. A paz do senhor,a respeito do que está sendo falado é nescessário analisar algumas questões,na época de Jesus ainda não tinha estabelecido presbíteros,mais se trata de uma pessoa que já tinha certa experiência,a palavra presbítero significa ancião,uma pessoa experiente na fé,por isso que Tiago fala qie se deve chamar os presbíteros,a obra de Deus não é bagunçada,Deus é organizado,por essa razão tem que ter pessoas específicas para esse trabalho,a paz do senhor,que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se e so presbítero que pode ungir enfermo pastor e Evangelista não pode pois a Bíblia não manda estes dois ministério ungir ninguém

      Excluir
  24. Ungir e pra presbiteros pastores evangelistas sacerdotes ungidos pela igreja denominação! E não por pessoas comuns. mas vejo gente passando por cima das escrituras e ungindo sem cerem presbiteros e tudo passando a dar errado trazendo maldição pra si mesmos . por rebeldia não aceitando as escrituras .

    ResponderExcluir
  25. Por favor, só queria saber missionários, podem ungir enfermos? isto é,sendo mulher estando na missão.

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre falo, se a igreja que você se congrega aceita você ir pra igreja só de calcinha e sutiã ? Então vá. Agora se ela não permite não faça. Pois você está causando escândalo. Se sua igreja permite que qualquer um faça unção, então faça. Porém a igreja que eu congrego só permite presbítero fazer unção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo meu irmão lembrando também que muitas vezes este óleo que é mencionado era usado com fins medicinais

      Excluir
  27. A paz do Senhor Jesus,amados,infelizmente somos humanos, imperfeitos e fazemos interpretações errada nas leituras de tudo,e tudo q ouvimos também.
    Mas, li todos os comentários e fico feliz q todos sentem temor de Deus para agirem pelo próprio entendimento, isdo e muito bom.Pois o princípio de sabedoria,e o temor do Senhor.
    Eu fui ungida a pastora missionário pela cruzada Bernard Johonson e posso orar e ungir.
    Mas,independente disso,segundo a palavra, qdo vc estiver em situações difíceis de contar com um obreiro preparado,e você é verdadeiro crente e crê profundamente, é batizado, e se encontra numa madrugada e precisa de socorro Divino,você pode sim orar e ungir,expulsar demônios,seja o q for,até mesmo se vc estiver numa situação difícil numa estada,carro quebrou e vc se encontra sozinho, sem meios de solução, O SENHOR E O NOSSO SOCORRO PRESENTE,VC DEVE ORAR E UNGIR SEU CARRO E PODERA SER CONSERTADO NA HORA PELONPODER DE DEUS.
    DEUS, PROVEU A UNÇÃO COM OLEO UNGIDO CONSAGRADO COMO UM RECURSO URGENTE,UMA EMERGÊNCIA, UM SOCORRO.
    E COMO DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS SEMPRE,ELE TE SOCORRE SIM EM QUALQUER Q SEJA A SITUAÇÃO, SE VC E CRENTE,BATIZADO, vc pode orar e ungir em todas as circunstâncias necessárias.
    CLARO ,MANTENDO SEMPRE ESTE MINIMO CUIDADO. QDO JESUS ENVIO OS 70 DE 2 EM 2,ELES FORAM,ORARAM E UNGIRAM COM ÓLEO PROVAVELMENTE PARA FAZEREM ISTO E PORQUE RECEBERAM AUTORIZACAO,OU JA HAVIA COSTUME ENTRE ISRAEL.
    AGORA A UNCAO DE ÊXODOS,ESTA É EXTREMAMENTE CONSAGRADA COM 7 OLEOS ESPECIAIS E SAO EXCLUSIVA PARA O SACERDÓCIO, PARA O TABERNÁCULO, PARA UNCAO DE CARGOS IMPORTANTES DO TEMPLO E DA NAÇÃO, REIS E SACERDOTES.
    ESTA UNÇÃO NAO DEVE NINGUÉM, ALEM DO SACERDOTE.
    HOJE NÃO USAM MAIS ENTRE OS EVANGÉLICOS POR SER TAO SERIO O USO DESTA UNÇÃO.
    ENTÃO POR TEMOR DE DEUS,NAO USA ,SOMENTE IGREJA CATÓLICA USA AINDA
    MAS,VEJA,NO NOVO TESTAMENTO, O VERDADEIRO CRENTE E EMBAIXADOR DOS CÉUS, E SUMO SACERDOTE, ENTÃO NESTA REVELAÇÃO E QUE NOS DA AUTORIDADE, SENDO CRENTE PROFESSO,PODEMOS UNGIR SIM EM SITUAÇÃO DIFICIL E MESMO Q MINHA IGREJA NAO TENHA A TRADIÇÃO DE UNGIR,DEBTRO DA SUA CASA,SENDO VC CRENTE PROFESSO,PODE SIM RECORRER A ESTA PODEROSA ESTRATEGIA DEIXADA POR DEUS A SEUS FILHOS,NÃO É LEGAL REGEITARMOS A PROVISAO DIVINA DE SOCORRO.

    ResponderExcluir
  28. Eu acredito que se Deus nos escolheu .. como a palavra diz... já não sou eu que vivo..mas Cristo Vive em mim..a Bíblia fala sobre o bom samaritano que socorreu aquele homem no caminho e passou o óleo em suas feridas.. onde muitos o julgavam por ser Samaritano ..mas é Deus que conhece a intenção e o coração de cada um de nós e Ele usa quem Ele quer e da maneira que quer.. e cada um de nós sabe como está a nossa vida diante de Deus .. pois estamos em Obediência a Ele não temos que temer ...eu tenho meus pastores ..os respeito..mas a minha Obediência está em Deus..em guarda seus mandamentos.. pois hoje muitos deixam de viver a Palavra do Senhor Jesus pra vivenciar doutrinas criadas pelos homens..e a Palavra de Deus nos diz.. infeliz o homem que confia no homem.. A minha Confiança está em DEUS..E SE ELE COMIGO ESTA ..hei de ser uma boa samaritana..

    ResponderExcluir
  29. Sou médico, cristão, mas não frequento igrejas. Contudo, recebi um óleo consagrado em Israel. Por uma pastora que viaja o mundo pregando a palavra. Diante do exposto, atualmente estou sentindo em abençoar os enfermos em fase final de vida. Pois noto que muitos morrem sem as benção divina. Se eu fizer isso, estaria desrespeitando o enfermo? já que muitos estão já inconscientes e prestes a deixar esse plano espiritual ? Grato!

    ResponderExcluir
  30. Por que só uma autoridade eclesiástica pode ungir um enfermo e eu não ?
    Vai saber o que essa autoridade eclesiástica faz na sua vida privada, fora dos microfones, câmeras, platéia.
    Eu posso não saber quem eu sou, mas, eu sei o que eu não fiz de errado até agora aos 62 anos.

    ResponderExcluir
  31. Mas ao analisarmos a passagem citada Marcos 6:12 em diante,o Senhor Jesus,estava enviando os 12 apóstolos, de 2 em 2.
    O diaconado foi levantado pela igreja para cuidar das viúvase as dos helenitas estavam sendo desprezadas na distribuição diária dos alimentos.
    Ou seja foram levantados para servir a mesa,e o presbitério para palavra e oração.
    Assim ensina a escritura,e não me lembro de ter lido onde o diaconato recebeu dos apóstolos a ordenança para ungir.
    Referência.
    Bíblia NAA
    Atos dos Apóstolos

    6:2 Então os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: — Não é correto que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
    6:3 Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, para os encarregarmos desse serviço.
    6:4 Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
    6:5 O parecer agradou a todos. Então elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
    Mas quero aprender, e sinceramente não vejo contradição entre os ensinamentos de Tiago,que Paulo disse era considerado uma das colunas da igreja,e os ensinamentos do Senhor Jesus em Marcos.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog