terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Jesus transformou água em vinho fermentado ou suco de uva? - A bílbia responde

 

Alguns argumentam que se não pode beber vinho fermentado, então porque Jesus transformou água em vinho numa festa? Este vinho era fermentado ou suco de uva? A bíblia cita dois tipos de vinho, o fermentado e o suco da uva, nós temos que discernir dentro de cada contexto qual o vinho que está se referindo em cada passagem quando fala de vinho.Embora a bíblia não diga se Jesus transformou água em vinho fermentado ou suco de uva, mas analisando não existe nenhum argumento válido para crermos que Jesus teria transformado água em vinho fermentado. Vamos analisar.

Se Jesus transformasse água em vinho fermentado ele teria quebrado alguns princípios bíblicos.  Em (Habacuque 2.15) diz: "aí daquele que der de beber ao seu companheiro..." Não podemos crer que Jesus Daria bebida alcoólica aquelas pessoas e ainda mais que era uma festa de casamento (João 2) que com certeza teria pessoas incrédulas onde muitos poderiam se embriagar. Imagine Jesus em seu primeiro milagre induzindo as pessoas ao vício ou a embriagues? Não teria cabimento.
Em (Provérbios 23.31) diz: "não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente" Aqui faz referência ao vinho fermentado, ele orienta e adverte para não tomar vinho fermentado. Imagine se Jesus Iria quebrar este princípio oferecendo vinho fermentado a uma multidão?

Em (Levítico 10.9-10) chama o vinho profano. A bíblia no velho testamento proibia de tomar quem tinha chamados específicos da parte de Deus, como sacerdotes (Levítico 10.9-10) nazireu, como foi Sansão. Mas de modo geral adverte para não tomar, se a bíblia adverte contra o correto é não tomar. Outro ponto é que se os sacerdotes não podiam tomar, hoje nós somos o sacerdócio real de Deus (1 Pedro 2.9) todos temos acesso direto a Deus sem intermediário como sacerdote.
A bebida fermentada não pode ser usada por quem quer ser cheio do Espírito Santo. Em (Lucas 1.15) diz que João Batista para ser cheio do Espírito Santo não poderia fazer uso de vinho e bebida forte. Como sacerdotes reais de Cristo não podemos fazer o uso de bebida fermentada para ser cheio do Espírito Santo e ter acesso direto a Deus.

No novo testamento alguns pegam passagens bíblicas para alegar que tomavam vinho fermentado, mas não tem prova concreta que era vinho fermentado, Paulo mandou Timóteo tomar água misturado com vinho, mas não diz que era fermentado. Não podemos crer que Paulo que condenava com tanta severidade a embriagues defenderia o uso do vinho fermentado com moderação como alguns pensam.
Tudo deve ser analisado dentro do seu contexto e em toda a bíblia, vou dar mais um exemplo: O vinho da ceia do Senhor não deve ser fermentado pois a ceia foi deixada em substituição da páscoa, e na páscoa não era permitido nada que tivesse fermento que representava o pecado, então Jesus não iria servir vinho fermentado em algo que representa o pecado e simbolizava seu sangue. Nos três evangelhos onde falam da ceia do Senhor, citam a palavra fruto da vide para se referir a ceia do Senhor. O vinho não fermentado é o único fruto da vide.
Muitos dizem que alguns do velho testamento se embriagaram como Davi e Noé, mas eles pecaram, nem tudo que eles fizeram a bíblia aprova. A bíblia cita o erro que muitos deles cometeram e cita também as consequências dos seus erros.

Quando a bíblia fala sobre o vinho, temos que avaliar o contexto para saber qual vinho se refere. A bíblia cita dois tipos de vinho, o fermentado e o suco da uva, nós temos que discernir dentro de cada contexto qual o vinho que está se referindo em cada passagem quando fala acerca do vinho.
A bíblia distingue o vinho fermentado e a bebida forte e adverte para não tomar, a bíblia diz que devemos se abster de tudo que nos possa levar ao erro (1 Tessalonicenses 5.22). Uma pessoa que já foi viciada, uma pessoa que não tem controle poderão se embriagar ou voltar novamente ao vício. A bíblia condena com severidade a embriagues (Provérbios 20.1) "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio". Paulo disse que os bêbados não herdarão o reino de Deus (1 Coríntios 6.10).

Então não creio que Jesus transformou água em vinho fermentado. A bíblia é um livro para ser interpretado e muitas coisas são de difíceis interpretação onde temos que ter cuidado para não percamos até mesmo sem saber e acabar comprometendo nossa comunhão com Deus ou induzindo pessoas ao erro.


Autor:Edinilson Aparecido


Um comentário:

  1. Vinho no grego refere-se a palavra (oinos) que significa vinho fermentando, mesma palavra usada na embriaguez de Noé, assim como em Levítico como advertência ao uso do vinho, quando Jesus multiplicou os pães e peixes estaria promovendo a gula? Lógico q não mesmo modo q o vinho fermentando ele não incentivou a embriaguez volta pro original e interpreta por favor antes de falar achados!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog