sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O batismo na congregação Cristão no Brasil é válido?

 

A intenção não é ofender uma vez que não defendo nenhuma igreja mas procuro analisar para informar o meu ver sobre certas questões, posicionamentos e ensinos. Mas aviso adiantado que o batismo da CCB é válido sim, só vou responder a essa questão que alguém me passou pelo canal.

Podemos dizer que hoje toda igreja tem seus defeitos tanto a assembleia de Deus, a Deus é amor e outras cada uma tem seus defeitos, temos que saber lidar com isso. Não me refiro a seitas que ensinam errado a ponto de impedir que as pessoas sejam salvas, daí tem que se afastar de lá.

Existe uma pequena confusão acerca do batismo por parte de alguns. Jesus ensinou a forma que o batismo deve ser feito (Mateus 28.19) Ide, ensinai a todas as nações,batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. 

E já em (Atos 2.38) Pedro disse: Arrependei-vos, e cada um de voz seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados. A primeira vista parece haver uma contradição, Jesus disse de uma forma e Pedro disse de outra.

Mas analisando chegamos a conclusão que Jesus ensinou a forma que deve ser feito o batismo e Pedro apenas disse em um discursos as pessoas que estavam lá que elas deveriam se arrepender de seus pecados para serem batizadas no batismo de Jesus, ele não ensinou aqui a forma que o batismo deveria ser feito, apenas afirmou que o batismo dever feito no batismo de Jesus, no batismo da nova aliança. Eles revelou a condição previa para o batismo que é o arrependimento.

Então a CCB usa estas duas formas, eles dizem que o correto é: em nome de Jesus Cristo,te batizo em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Enquanto em algumas igrejas eles dizem: Eu te batizo em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo.

Eles dizem que esta forma não é correta, não pode dizer "eu te batizo", mas "te batizo", eles dizem que se dizer "eu te batizo" é a carne que opera e o homem se põe na frente de Deus.

Mas dizer "te batizo" ou "eu te batizo" da na mesma pois se refere a mesma pessoa. Se for assim o batismo de Jesus não foi válido pois João Batista disse: eu vos batizo com água...(Mateus 3.11) não apenas o de Jesus mas de todos que foram batizados por João Batista.

Mas a maneira do batismo da CCB não está errado, digamos que seja um complemento. Tem um ditado que diz que aquilo que se aprende é aquilo que se vive.

Não é isso que determina se um batismo é válido ou não. Mas se for somente em nome de Jesus como alguns pensam este batismo não é válido,deve ser como Jesus ensinou (Mateus 28.19).

Acerca do rebatismo realsidado pela CCB e até outras igrejas até certo ponto não sou contra. Sou contra somente no ponto quando o rebatismo está associado a religiodade por não reconhecer outras igrejas.

Trazendo para o lado da realidade o batismo está sendo banalizado por muitas igrejas onde o foco deles é encher a igreja de gente a qualquer custas e batizam pessoas sem conhecer o evangelho na sua totalidade e na sua essência, cristiansmo superficial que o discipulado deles é para ensinar que não pode matar e rouboar, falar mal da vida dos outros, não pode dever.etc...

Veja nos evangelhos e entre os primeiros cristãos que todo batismo foi seguido da pregação do evangelho, seguido do arrependimento da pessoa que se determinou a renunciar seus pecados.

 (Mateus 28.19) Jesus disse:Ide, ensinai).
 (Atos 2.40 e foram batizados os que de bom grado receberam a palavra)
  (Atos 2.38) arrependei-vos e sejam batizados...)
(Atos 8.26-38 Filipe instruiu o eunuco e ele creu e foi batizado)
 (Atos 8.12 os que creram na pregação de Filipe foram batizados)
 (Atos 9.18 Paulo se converteu e foi batizado nas águas)
 (Atos 16.31-33 O carcereiro ouviu o evangelho, se converteu e foi batizado).

Não pode batizar pessoas sem antes ser instruídas, veja que na igreja dos tempos dos apóstolos eles ouviram o evangelho e se batizaram. O batismo é o banho simbólico que representa a morte e ressurreição de Cristo. Quando mergulha lavou seus pecados e morreu para o mundo, depois se levanta para uma nova vida com cristo liberto do pecado. Se batizar sem a intenção de renunciar seus pecados apenas tomou um banho de água atoa. Sepultou o que? que nova vida é essa que ela vai viver?

Autor:Edinilson Aparecido  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog