sábado, 6 de janeiro de 2018

A lei e os profetas duraram até João?

  


Este Versículo causa confusão por parte de alguns. Para chegarmos a interpretação correta deve ser feita uma análise cuidadosa da Bíblia. Na tradução (ARC) diz que a lei e os profetas DURARAM até João, mas na (NVI) diz que "a lei e os profetas profetizaram até João",esta está correta, mas ler as duas traduções para chegarmos a interpretação correta.

(ARC) "A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele".
(NVI) "A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele".

Veja que na nvi está correto, "profetizaram até João" e não duraram, na tradução ARC em (Mateus 11:13) diz "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João". Agora está correto. Agora vamos a interpretação correta e sabermos porque a lei e os profetas não duraram até João.
João Batista foi o último Profeta do velho testamento. Onde diz que os profetas duraram até João, na verdade se refere aos profetas do velho testamento. João Batista foi o último profeta messiânico, foi o último profeta do VT, João Batista foi a ponte que ligou o velho testamento ao novo, o precursor do Messias, o que preparou o caminho para a chegada do Messias. 

Os profetas duraram até João se refere aos profetas do velho testamento e não a lei em si. A lei não durou até João, mas em Jesus Cristo, João Batista morreu primeiro que Jesus, se durasse até ele, então a lei encerraria em João Batista, Jesus veio para cumprir a lei, neste caso não teria cumprido. 

Embora os quatro Evangelhos onde narram a vida terrena de Jesus esteja escritos no Novo Testamento, mas até a morte de Cristo eles estavam sob a lei, Jesus veio sob a lei para cumpri-la. Jesus veio cumprir a lei, algo que ninguém conseguiu fazer, algo que era impossível aos homens. (GL 4.4) Os 4 evangelhos foram escritos no NT,mas os acontecimentos pertenceram a lei, Jesus foi circuncidado os oitavo dia, e também apresentado no templo, tudo conforme a lei, ele e seus pais foram na festa de pentecostes, ofereceram sacrificio no templo conforme  lei masaica, a lei se encerrou na morte de Cristo, a igreja começou em (Atos 2).

Os profetas citados no versículo também não se referem ao dom profético, mas aos profetas do velho testamento. O dom Profético também foi dado a igreja fundada em Atos por Cristo. Havia o dom Profético na igreja primitiva (Efésios 4.11) "E ele mesmo deu alguns para profetas..." (Atos 11:27) "Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia". Em (Atos 21.9) diz que Filipe tinha quatro filhas que profetizavam.

O dom Profético no Novo Testamento serviu para edificação exortação e Consolação (1 Coríntios 14.3). Exortar significa animar, encorajar, é para edificar. Tudo em conformidade com a Bíblia. 
No Velho Testamento os profetas tinham missões específicas, nem todos eram iguais e nem todos tinham a mesma missão. Existiam profetas maiores e menores e cada um com uma missão diferente do outro. Existiam profetas messiânicos como Isaías, o profeta Joel que profetizou o derramamento do Espírito Santo que que aconteceu em Atos 2, o profeta Daniel que profetizou o fim do mundo e os acontecimentos dos últimos dias na terra. 

Naqueles tempos do Antigo Testamento Deus não tinha se revelado ao homem por completo, os profetas entregavam avisos e ordens ao povo. Em (Hebreus1.1) "diz que Deus antigamente falava aos país pelos profetas, e a nós nestes últimos dias se revelou através Jesus Cristo".
Deus se revelou ao homem através de Jesus. João chamou Jesus de: "o verbo" que significa palavra. Jesus é a palavra de Deus personificada. Jesus é a revelação final de Deus ao homem. "Paulo disse que a promessa feita aos pais se cumpriu a nós". (Atos 13.32) Jesus é a revelação de Deus ao homem.
Na igreja da nova aliança não existe profecia que auxilia na interpretação bíblica, ou para trazer novas interpretações, interpretações extra bíblicas, previsões do fim do mundo, a volta de Cristo como Ellen White, Russell, William Miller e outros que profetizaram e dataram a volta de Cristo e decepcionou muita gente porque nada aconteceu. 

O dom profético neste sentido Deus deu aos profetas do passado e não para a igreja. Mas datar a volta de Cristo, nem os profetas da bíblia fizeram, apenas alguns da nossa era. isso não vem de Deus. O dom Profético no Novo Testamento tem finalidade única e deve estar em conformidade com a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog