sábado, 6 de janeiro de 2018

A lei e os profetas duraram até João?

 

Este Versículo causa confusão por parte de alguns. Para chegarmos a interpretação correta deve ser feita uma análise cuidadosa da Bíblia. Vamos analisar.
João Batista foi o último Profeta do velho testamento. Onde diz que os profetas duraram até João, se refere aos profetas do velho testamento. João Batista foi o último profeta messiânico, João Batista foi a ponte que ligou o velho testamento ao novo, o precursor do Messias, o que preparou o caminho para a chegada do Messias. 


Os profetas duraram até João se refere aos profetas do velho testamento e não a lei em si. A lei não durou até João, mas em Jesus Cristo, João Batista morreu primeiro que Jesus, se durasse até ele, então a lei encerraria em João Batista, Jesus veio para cumprir a lei, neste caso não teria cumprido.

Embora os quatro Evangelhos onde narram a vida terrena de Jesus esteja escritos no Novo Testamento, mas até a morte de Cristo eles estavam sob a lei, Jesus veio sob a lei para cumpri-la. Jesus veio cumprir a lei, algo que ninguém conseguiu fazer, algo que era impossível aos homens. 


Os profetas citados no versículo também não se referem ao dom profético, mas aos profetas do velho testamento. O dom Profético também foi dado a igreja fundada em Atos por Cristo. Havia o dom Profético na igreja primitiva (Efésios 4.11) "E ele mesmo deu alguns para profetas..." (Atos 11:27) "Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia". Em (Atos 21.9) diz que Filipe tinha quatro filhas que profetizavam.


O dom Profético no Novo Testamento serviu para edificação exortação e Consolação (1 Coríntios 14.3). Exortar significa animar, encorajar, é para edificar. Tudo em conformidade com a Bíblia. Baseado neste versículo, a profecia não é para fazer previsões de catástrofes na vida de uma pessoa e para por medo em alguém. A profecia no novo testamento baseado neste versículo é para trazer alegria, esperança e ânimo, e não para desanimar ou colocar medo em alguém. A Bíblia manda julgar a profecia (1Coríntios 14:29) "falem dois ou três profetas e os outros julguem". "Não crer em todo espírito, mas Provar se são de Deus" (1João 4.1).


No Velho Testamento os profetas tinham missões específicas, nem todos eram iguais e nem todos tinham a mesma missão. Existiam profetas maiores e menores e cada um com uma missão diferente do outro. Existiam profetas messiânicos como Isaías, o profeta Joel que profetizou o derramamento do Espírito Santo que que aconteceu em Atos 2, o profeta Daniel que profetizou o fim do mundo e os acontecimentos dos últimos dias na terra.
Naqueles tempos do Antigo Testamento Deus não tinha se revelado ao homem por completo, os profetas entregavam avisos e ordens ao povo. Em (Hebreus1.1) "diz que Deus antigamente falava aos país pelos profetas, e a nós nestes últimos dias se revelou através Jesus Cristo".


Deus se revelou ao homem através de Jesus. João chamou Jesus de: "o verbo" que significa palavra. Jesus é a palavra de Deus personificada. Jesus é a revelação final de Deus ao homem. "Paulo disse que a promessa feita aos pais se cumpriu a nós". (Atos 13.32) Jesus é a revelação de Deus ao homem.


Na igreja da nova aliança não existe profecia que auxilia na interpretação bíblica, ou para trazer novas interpretações, interpretações extra bíblicas, previsões do fim do mundo, a volta de Cristo como Ellen White, Russell, William Miller e outros que profetizaram e dataram a volta de Cristo e decepcionou muita gente porque nada aconteceu.


O dom profético neste sentido Deus deu aos profetas do passado e não para a igreja. Mas datar a volta de Cristo, nem os profetas da bíblia fizeram, apenas alguns da nossa era. isso não vem de Deus. O dom Profético no Novo Testamento tem finalidade única e deve estar em conformidade com a Bíblia.


Autor: Edinilson Aparecido

Pesquisar este blog