terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Batismo em rio ou piscina? - A bíblia responde


A maioria das igrejas batizam em tanques, até mesmo igrejas grandes como a assembleia de Deus por exemplo, aqui na cidade onde moro o batismo é feito em tanque dentro da igreja. Os que são contra o batismo em tanque alegam que a bíblia nunca citou este tipo de batismo. Aqueles que são a favor, alguns deles supõe que alguns batismo na bíblia foram feitos em tanques, como o de Paulo e do carcereiro por exemplo, mas não tem como provar pois a bíblia não diz nada.

 Em alguma hipótese podemos crer que tinha alguma cisterna na prisão ou saíram para ser batizado em algum rio pois no caso do carcereiro diz que toda sua família foram batizados. Então a família tinha ido a cadeia para se batizar ou eles saíram para se batizar em outro lugar. No caso de Paulo também, eles podem muito bem ter saído para se batizar ou ter algum tanque no local, mas em relação ao tanque a bíblia não diz nada que foram batizados em tanque. Ser batizado no mesmo dia não significa que tenha sido no local onde estavam.

Os batismos na bíblia eram feitos em rios, em (João 3.23) “João batizava em Enom porque ali havia muitas águas”, aqui não diz se era em tanque ou rios, mas é necessários que haja água suficiente, veja no caso do Eunuco e Filipe, eles foram até ao pé de uma água e Filipe batizou o Eunuco, indica água suficiente (Atos 8.36-37) Batismo significa no grego "Baptizo" mergulhar.
Independente se seja em tanque ou rio temos a certeza que deve haver água suficiente.

Embora a bíblia cite apenas batismo em rios de forma clara, mas podemos crer que o que determina para que o batismo seja válido, é a fé, o propósito e a conversão genuína da pessoa que está sendo batizado. Veja (Atos 2.38) Pedro disse: “Arrependei-vos e seja batizado para perdão dos pecados...”

O requisito número um para o batismo é o arrependimento e propósito de largar seus pecados, este arrependimento requer ação imediata para lutar contra seus pecados. Se não houver propósito não passa de um banho de água que é o que mais acontece dentro do atual sistema religioso que chamam de igreja. Seja em rio ou piscina se não houver arrependimento e propósito de largar seus pecados não passa de um banho de água. O arrependimento precede o batismo.

Também existem ocasiões e situações onde não seja possível realizar o batismo em rio, como em presídios ou lugares onde não tem rio ou não conseguem ter licença para usar ou não podem pagar para usar uma represa particular ou qualquer outro imprevisto. No meu posicionamento o que faz valer o batismo é a conversão genuína da pessoa que está sendo batizada, que seja em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e que tenha água suficiente. De qualquer forma a bíblia não proíbe batismo em tanque e nem exige que seja em rio.





63 comentários:

  1. O batismo de imersão em picina e válido se tiver fé pq o batismo arrependimento eu me batizei no rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kem lê entenda
      Jesus Cristo batizo aonde em. Rio ou piscina
      Ele disse seja meus imitadores Amem

      Excluir
    2. O batismo correto é no rio!

      Excluir
    3. E nós países que não existem rios, se é para levar ao pé da letra não pode ser nem córrego, Lagoa, barragem ou açude, tem de ser rio. Como países desérticos etc.

      Excluir
    4. NEGATIVO O BATISMO TEM QUE SER NO RIO , JESUS, JOÃO BATISTA , OS DISCÍPULOS É O MODELO PARA CRISTÃO, TANTO QUE EXISTIA O TANQUE DE SILOÉ E BATESDA E JESUS NÃO SE BATIZOU LA
      A MANEIRA CORRETA É NO RIO EM ÁGUAS CORRENTES , NÃO EM ÁGUAS PARADAS
      E OUTRA COISA O EUNUCO FOI BATIZADO NO PÉ DE ÁGUAS OU SEJA FONTES DE ÁGUA E MERGULHOU SENDO BATIZADO POR FILIPE

      Excluir
    5. ser imitador de cristo não tem a ver com Batismo ... foi Paulo quem falou " seja meus imitadores pois eu também imito a cristo " ... quer ser imitador? pois bem Cristo não casou não teve filhos andou sobre as aguas e pra finalizar pensando nessa teze furada como foi dito aqui Jesus se batizou no rio "JORDÃO " então quem batizou em qqer outro rio que não seja o rio Jordão tbm não é valido... Se prevalecer de um u único versículo para se engradecer é pq não lê bíblia o batismo é valido desde que seja em água e se arrependa... Amém

      Excluir
    6. Sábias Palavras . Por ventura se . Batizar nas águas de um rio . E não se arrepender de seu pecados .e mais válido . Que os que arrependeram e se batizaram eu uma picina ?

      Excluir
    7. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      Excluir
    8. Devemos seguir as regras que Jesus nos deixou! Sobre o batismo Jesus deixou como exemplo o batismo em Rio ou em lugar que tenha água viva ou seja em lugares que tenha vertente água viva. Seguir o seguidor de Jesus não é seguir Cristo e sim seguir um seguidor de Cristo.e sobre ser igual Jesus e diferente de seguir pois ela não teve filhos etc...aí entra o diserdimento e o intedimento da bíblia porque eu vou correr um risco de batizar um povo no tanque sendo que Jesus batizou no Rio? E a mesma coisa de estar sujo e se lavar num tanque vai se sujar com a própria sujeira

      Excluir
    9. E tu quer dizer o que com isso? Que as águas correntes do rio vai levar embora os pecados do batizando? Parece que vocês querem transformar o batismo em um ritual místico.

      Excluir
  2. Na verdade a biblia so fala de um batizo que de rios e nao de tanques e pisinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas naquele tempo os tanques eram usado para curar como o de betesba,e hoje para batismo

      Excluir
    2. Mas também só a um batismo na biblia e pessoas usam farias formas hoje.
      P batismo twm que ser em nome de Jesus como a igreija primitiva.

      Excluir
    3. O que diz a palavra não se desfazer dela muitos crente tem falta de
      sabedoria e temor

      Excluir
  3. Como Jesus nos ensinou a sim devemos seguir seus ensinamentos se até Jesus foi batizado no Rio porque vamos batizar em piscina nos temos que ser imitadores de Jesus e não dos homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que vc crer no seu batismo não e problemas

      Excluir
    2. Se somos cristão aumentar e nem tirar uma vírgula se que da bíblia sagrada,eu nunca passei por alguma passagem que fala de piscina e fazendo uma pesquisa,percebi que água de piscina é morta precisar cuidar e não tem oxigênio,se vc colocar peixe dentro desta água creio que no outro dia vai estar flutuando todos mortos na flor da água Obs:(TUDO TEM QUE TER RESPAUDO BÍBLICO A DOUTRINA QUE DEUS AMA)Jesus foi batizado em águas corrente onde o céu se abriu e o Espírito Santo desceu em forma corporia de uma pomba,Jesus podia ter escolhido tanque como o de betesda e siloé.Mas creio que se a pessoa se arrependeu de todo seu coração e não deu tempo para cumprir com a justiça do Senhor,pode alcançar a salvação,Mas isso vai ficar tudo para o dia do julgamento final e não vai ter desculpas(Jesus Cristo deixou a verdade pra todos na palavra de Deus a bíblia Sagrada MAS NÃO LEMBRO DE NEM UMA PASSAGEM NA BÍBLIA SOBRE PISCINA.

      Excluir
    3. E eu não lembro de nem um batismo em nome do pai e do filho e do espírito santo,só achei batismo em nome de jesus

      Excluir
    4. Pois leia mateus 28 vc 19 20 vc vai ver

      Excluir
    5. E deis de quando naquele tempo havia piscina???como vai haver na bíblia se nem existia meu Deus quanta ignorância desse povo

      Excluir
    6. Filipe batizou o eunuco no rio claro que não ato 8 38-39 o caselheiro foi batizado no rio também não temos que entender a leitura da Bíblia

      Excluir
    7. Creio que o batismo deve ser feito no Rio porque tem o sentido de águas que correm e levam toda imundície do pecado. Já que o batismo é um anúncio de uma nova vida em Cristo, A Bíblia não menciona nenhum batismo que não tenha sido feito em um rio. Então, deveríamos sim nos atentar a esses detalhes. Salvo raros casos (como nos presídios) onde não se tem outra possibilidade pra isso. Mas de forma bíblica o batismo deveria sim seguir o ritual e ser feito em águas correntes no Rio. E deveria ter pelo menos 1x na semana na minha igreja só realizam a cada 3 meses acho um tempo muito grande, já que a Bíblia associa o crer em Jesus e o batismo juntos e imediatos.

      Excluir
    8. Kkkkk quanta besteira... Quer ser imitador de Cristo? Vamos lá então:
      Jesus: Se Batizou no rio JORDÃO, Jejuou 40 dias no deserto, andou sobre as aguas, não se deitou com mulheres, não se casou, não teve filhos, morreu na cruz pelos nossos pecados ou seja não teve pecado algum... Agora os irmãos que foram batizado no rio.
      Irmaos: Batizado em um rio qqer!!!!!
      Vão ler a biblia que vcs ganham mais " E disse-lhe Jesus: Ide por toda a terra pregai o evangelho, aquele que crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado... Marcos 16: 15, 16

      Excluir
    9. E aquele q nem se batizou e foi salvo por Jesus o ladrão da Cruz que vale se converte de todo coração e seguir a Jesus

      Excluir
    10. Vcs tem certeza que são imitadores de Cristo? Os pastores de vcs lavam seus pés? Vcs ressuscitam mortos? Vcs foram batizados aos 30 anos de idade? Vcs foram apresentados no templo aos 8 dias de nascido para serem circuncidados? Vcs vão ser classificados para ressuscitarem ao terceiro dia? Ninguém imita Jesus. Jesus não vivia pedindo dízimos e nem ofertas para viver como rei. Jesus não tinha onde reclinar a cabeça.

      Excluir
  4. As águas dus Rios passam e nunca mais passaram pelo mesmo lugar por isso temos que ser igual ao Rios que deveremos se arrepender de nossos pecados e que eles jamais voltem por isso temos que se batizar nos rios para que nossos pecados vão e nunca mais voltem = águas as águas dos rios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi isso várias vezes, mais nunca quem falou isso me mostrou na bíblia. Não estou julgando sua opinião, mas gostaria de ver algum texto bíblico a respeito disso.

      Excluir
    2. Então não se pode se batizar em alguma espécie de lago? Represa??

      Excluir
    3. Os pecados irão e nunca mais voltarão ...mas isso não depende das águas , depende de quem estiver se batizando ...para os pecados ir e nunca mais voltar depende exclusivamente de nós .

      Excluir
  5. quando me batizei falaram quando eu mergulhei eu morri quando levantei uma nova criatura quer dizer q meus pecados morreram mesmo eu batizado na piscina
    no nome do pai do filho e do espírito santo
    a trindade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente... o batismo é uma ordenança de Jesus " Aquele que crer e for batizado será salvo " ele não especificou o tipo de água... ai daqueles que se vanglorian achando que são imitadores de Cristo não sabem o que dizem... Seja imitador de Paulo como ele escreveu a igreja de corintios cap 11

      Excluir
  6. Eunuco disse, e fez uma pergunta para Felipe. Aí água, o que me impede de ser batido? Felipe respondeu, (nada) te impede, se, (creres), ou seja, Felipe, quis dizer para Eunuco que, não era à água que iria fazer Eunuco nascer do Espírito Santo, e sim, o crer! Não é a água de um batistério, ou a água de um lago, ou a água de uma piscina, ou a água de uma valeta, ou do rio, que iria fazer ele nascer do Espírito Santo, e consequentemente ter a sua vida transformada , mas o que iria mudar a vida de Eunuco seria a fé, muitas pessoas saem do Brasil e de outros países para se batizar no rio Jordão, e muitos voltam de lá com seu estado pior do que o primeiro, pois não é a água do rio que irá fazer você nascer do Espírito Santo , e sim , o crer que Jesus é o Cristo, ou seja, você tem que crer que Jesus é o único salvador. Se fosse a água dos rios que transforma-se a vida das pessoas todos que se banham em rios eram para sair do banho transformados, mas não é isso que acontece! Eu conheço muitos que se batizaram em um batistério e estão firmes na presença de Deus, pessoas que tem frutos do Espírito , pessoas que estão sendo luz para o mundo. Também conheço muitos que se batizaram em rios, mas não estão sendo luz para o mundo. Essa é mais uma confirmação que, não é a água que irá transformar a sua vida, mas sim! O crer que Jesus é o Cristo (Salvador). A Bíblia diz que os nascidos de Deus são aqueles que crê que Jesus é o Cristo, se você crer que Jesus é o Cristo, você vai nascer do Espírito Santo, e consequentemente você terá os frutos do Espírito Santo, e você passará ser luz para o mundo. O ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz não teve tempo para se batizar nas águas, mas ele se arrependeu e creu, e foi salvo! Muitos estão dando mais valor para a água do que a fé, sendo que, nós somos salvos pela graça mediante a fé. O batismo é simplesmente uma confirmação da sua fé, em Jesus Cristo, e Jesus não está preocupado se você se batizou em um rio ou em um batistério. Jesus disse que, nós somos salvos pela graça, mediante a fé! Portanto não importa o lugar que você se batizou se verdadeiramente você creu que Jesus é o único salvador da sua alma, o seu batismo foi aceito por Jesus Cristo. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo meu irmão ,o que salva não é a água ,mais o crer no filho de Deus.

      Excluir
    2. Amém, Deus o abençoa, obrigado!

      Excluir
    3. Meu Deus, esclareceu o meu pensamento, Deus abençoe grandemente sua vida e sua família 🙌🔥

      Excluir
    4. Amém , obrigado por explicar.

      Excluir
    5. Amém irmão... vc sim é um conhecedor da palavra " Marcos cap. 16; 15, 16 ... Deus abençoe 🙏🏻

      Excluir
  7. Ignorância de quem acredita que o batismo só é válido se flor no Rio, Jesus claro em sua resposta que importa é sua fé em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Paz a todos paulo falou que teriamos que imitar ele como ele imito cristo e nao existe tambem base biblica de aceitar JESUS e sim em romanos esta escrito confessar porque somos reus diante de Deus a maioria das igrejas apela para aceitar e nao confessar Jesus quem somos nos para aceitar o soberano e quando questionamos a pastores e estudiosos focam bravos e agridem com palavras se alguem me provar que é aceitar JESUS me ensina por favor na humildade e nao no combate paz esteja com todos

    ResponderExcluir
  9. Se Jesus se batizou no rio, eu me batizarei no rio, pos sigo a ele, não aos homens !

    ResponderExcluir
  10. Jesus tbem usava túnica, não fazia a barba nem cortava os cabelos. Cadê os imitadores? rs Como vcs querem q a Bíblia cite piscina se não havia piscina na época? O que vale é a fé e ARREPENDIMENTO dos seus pecados. Se não for assim de nada vai adiantar seu batismo ter sido em águas de piscina, rio, mar... Não importa! Se seu coração não tá puro não adianta nada! Amadureçam!

    ResponderExcluir
  11. Satanás conhece a bíblia de Gênesis a apocalipse e sabe muito bem usar a palavra pra confundir e distorcer a palavra de Deus. Antigamente os batismo só eram feitos em rio,mais com o passar do anos e a modernidade foram facilitando tudo esquecendo dos princípios, o temor já saiu da vida de muitos. Antigamente pra se batizar as pessoas primeiro passavam meses tendo estudo sobre o batismo, eram bem discipulados, hoje a pessoas aceita Jesus hoje amanhã já se batizar por impulso sem conhecer nada . Pra se batizar a pessoa tem q está liberta, e essa libertação a pessoa busca e já conhecendo a responsabilidade do que é nascer de novo da água e do espírito. Mais a palavra tem que se cumprir, quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz as igrejas. Paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  12. Amém Glória a Deus

    ResponderExcluir
  13. Amém Glória a Deus

    ResponderExcluir
  14. Mas a água que está na picina da onde ela veio não foi do rio que falta de conhecimento, então na hora de tomar o vinho da ceia não pode ser suco uva porque a bíblia diz vinho.

    ResponderExcluir
  15. Rio tanque suco vinho é símbolo o batismo válido é o dos apóstolo que diz ...seja batizado em nome de Jesus e receberei o dom do espírito santo atos.2:38

    ResponderExcluir
  16. Chega a ser absurdo o nível de falta de fé e de religiosidade de alguns "crentes" nos comentários.

    O batismo está totalmente relacionado a um posicionamento do cristão em abandonar as coisas velhas, "morrer" para o mundo e "nascer" para Cristo, para o mundo espiritual.

    Pouca importa se é numa piscina, num rio ou no mar. O importante é descer pelas águas e imergir. Simbolizando realmente um nascimento. Isso é um rito, um símbolo, confessando ao mundo espiritual que está se batizando.

    Se fosse necessário um rio, estaria ORDENANDO "quem não se arrepender e não for batizado em um RIO não será salvo. Se o elemento, RIO fosse primordial, estaria escrito.

    Agora a fé da pessoa vai ser anulada pq o batismo foi numa piscina, pelo amor de Deus, é brincadeira só pode. Vocês tinham que ter vergonha de falar isso, tá faltando MUITA bíblia.

    Só não se esqueçam de quando forem tomar santa ceia pedir um Cabernet Sauvignon ou um Merlot para acompanhar o Pão Sírio, ok?

    ResponderExcluir
  17. Eo ladrão da cruz que não batizou nem em piscina nem em rio e foi salvo tem muitos na igreja que e batizado em piscina e rio está desviado batismo e ato simbólico tem que haver arrependimento batismo eo sepultamento do velho homem a piscina quando esvazia ela ela não corre para o rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM BATIZA É O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO A IGREJA DIZ QUE CRIANÇA QUE NÃO FOR BATIZADA ESTÁ NAS MÃOS DO DIABO SÓ QUE CRISTO DIZ QUE; VINDE A MIM AS CRIANÇINHAS POIS DELAS É O REINO DE DEUS E TEM MAIS A PRÓPRIA IGREJA EXIGE UM MONDE DE COISAS PRA SE SER BATIZADO COISAS QUE CRIANÇA NÃO TEM CONDIÇÃO ENTÃO ELA MESMO SE CONTRADIZ E A PALAVRA DE DEUS É CLARA; TEM QUE CRER, CONHECER E ACEITAR O BATISMO PESSOAS QUE NÃO CRÊ NÃO PODE E O BATISMO NÃO TEM VALIDADE E PARA BATIZAR QUALQUER UM QUE CRÊ PODE BATIZAR (FAZER AS PERGUNTAS DO BATISMO) Você crê que CRISTO, o filho do Deus vivo morreu por nossos pecados, ressuscitou no terceiro dia e está vivo ao lado do Pai?) você crê?, você aceita e quer ser batizado em nome do Pai, do Filhoi e do Espírito Santo) então receba o batismo. Pra começo de conversa ninguém precisa batizar ninguém pois a pessoa, se quizer pode se batizar sózinha. Batismo não é de propriedade de ninguém é Deus quem Batiza e é prova da própria pessoa que ela crê, e a partir daí recebe o Espírito Santo e pronto acabou. Mais uma coisa se batismo de criança não vale, essas pessoas tem que correr e se batizar porque QUEM CRÊ E SE BATIZA É SALVO QUEM NÃO SE BATIZA SERÁ CONDENADO. Morrerá como pecador expulso do paraízo como Adão e Eva foram. Quando Deus soprou em Adão e Eva eles se tornaram almas vivas, mas quando eles pecaram se tornaram almas mortas. Nós os seres humanos nascemos com o Espírito que Adão nos deixou, morto ou dormindo e só com o batismo vivificamos é aíu que recebemos o sopro de Deus e nascemos de novo. e não tem essa que só pastor, cientista, bispo e outros pode exercer as normas do batismo. Cristo disse; ide e batizai. Se você crê vai e batiza. Muitos e muitos vou ser condenados por causa de sabidões que querem mandar em tudo e não sabe coisa nenhuma
      não sabe nem que na nossa terra, no começo nós tinhamos a vida eterna, com Adão antes da Eva. mas é outra história.

      Excluir
  18. O senhor faz milagre em qualquer lugar independente se é na piscina ou no rio , se a fé estiver em voce sera curado e nascido de novo , Deus e dono do mundo e era sera o dono da agua do batismo tambem independente se for no rio ou na piscina foi ele que deu a água

    ResponderExcluir
  19. eu creio que o que vale é que a pessoa esteja liberta, não esteja em pecado, saiba o real motivo do batismo e etc.. ou seja, estar preparada de acordo com a bíblia. seria interessante se todas as igrejas ao menos desse a opção das pessoas se batizarem em rios se elas sentirem em seus corações que esse é o jeito em que deveriam se batizar, já que estamos numa época onde é possível transportar pessoas até um rio mais próximo com certa facilidade. eu li um caso no face book em que fizeram um post que certa vez, estavam todos brincando na piscina e conversando sobre Deus, de repente, duas moças manifestaram o desejo de se batizar e o pastor as batizou ali mesmo, e várias pessoas nos comentários aplaudiram, e algumas até disseram que "Deus só quer o coração", como se não precisasse mudar de vida após o batismo. será que Deus aceita esse tipo de batismo? eu acho que não

    ResponderExcluir
  20. na bíblia diz que há um só batismo em Efésios 4:5, esse versículo me fez pensar que o batismo só pode ser feito de uma única forma(nesse caso em rios), será que estou errado?

    ResponderExcluir
  21. Que pecado Jesus tinha para ser batizado?
    O que só tinha de sujeira em Jesus era o pó da terra em seus pés! E quem disse que batismo salva? O que eu sei que me salva e a graça e a misericórdia de Cristo. Muitos fariseus, doutores da lei, saduceus nenhum bom samaritano. A palavra misericórdia significa o que não mereço e tenho e os que merecem não damos. Não importa se é piscina ou rio é no meu ou no seu nome que é falado, quem avalia se é válido eu ou o dono de tudo. Se é feito em nome de Jesus Cristo é válido.

    ResponderExcluir
  22. Obs, só lembrando, que: nos dias de hoje,
    As igrejas e seus pastores do jeito que estão pregando o evangelho do "$alve-se
    Quem puder", então o povo só tem que
    Crer em Deus, e mais nada, já que tudo
    Pode, tudo, e vale tudo.

    ResponderExcluir
  23. O batismo é com água piscina ou rio ou vala o que interessa é o que vai na alma de cada crente o arrependimento agora nova vida com Cristo 🙏 não pertencemos mais a este mundo mas sim a Cristo 🙏

    ResponderExcluir
  24. O batismo é a confirmação de sua conversão, ou seja, quando vc é batizado com água e em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo, vc está confirmando que se arrependeu de seus pecados e deseja o perdão de Deus, e se compromete a ser fiel a Cristo , a partir dalí vc passa á ter uma vida de total compromisso com Deus, pois vc confirmou que não tem mais compromisso com o mundo e sim com Cristo, o batismo é para remissão de seus pecados; caso vc se batiza sem antes se arrepender e ter em seu coração o propósito de ser fiel ao Senhor, seu batismo passa a ser apenas um banho , e não uma remissão .

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog