segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Devemos guardar o sábado ou o domingo? a bíblia responde

Eu vou avaliar os dois lados, tem os sabatistas que acham que o sábado ainda deve ser guardado, e  tem aqueles que defendem que o dia da semana para ser guardado é o domingo. 

No velho testamento eles guardavam o sétimo dia da semana porque Deus descansou no sétimo dia. (Gênesis 2.2) Após a ressurreição de Cristo que aconteceu no primeiro dia da semana( Lucas 24.1) que é o domingo, a partir daí os discípulos começaram a observar o dia do Senhor como o domingo que é o primeiro dia da semana (Atos 20.7) No primeiro dia da semana,ajuntando os discípulos para partir o pão... Também em (1Coríntios 16.2). No primeiro dia da semana,cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar...Note que essas duas passagens estão associadas e relacionadas ao trabalho na igreja para Deus.

 As exigências de Deus para a guarda do sábado são citadas apenas no velho testamento, veja que no Novo Testamento não tem nenhuma citação de exigência da guarda ao sábado, pelo contrário, Paulo disse (Colossenses 2.16) ninguém vos julgue pelo comer, nem pelo beber, e nem pelos sábados...

A guarda do sábado era somente a Israel (Êxodo 31.15-16)Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia é o sábado do descanso Santo ao Senhor, qualquer que no dia do sábado fizer a obra certamente morrerá, Guardaram pois o sábado os filhos de Israel celebrando o sábado nas suas gerações por concerto Perpétuo entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre...

Esta passagem não serve para nós da igreja da graça,veja que diz que quem não guardasse deveria morrer.Veja que foi dito para os filhos de Israel como concerto perpétuo.


   Perpétuo aqui era para Israel no velho testamento. Perpétuo significa enquanto algo tiver validade. Vamos ver (Êxodo 12. 17)Guardai, pois, a festa dos pães asmos porque naquele mesmo dia tirei os vossos exércitos da terra do Egito pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto Perpétuo.

  Aqui fala das festividades cerimoniais da Lei, perpétua aqui foi até o fim da lei cerimonial cravada na cruz. Se levarmos o Perpétuo (Êxodo 31.15) para nossos dias,O capítulo (12.17) também terá que ser incluído. Então além do Sábado terá que comemorar a Páscoa e os pães amos  pois a Páscoa também fazia parte da Lei e não somente o sábado.

 A lei cravada na cruz foi a Lei civil que cuidadava das questões jurídicas de Israel e a cerimonial que incluía a ordenança do sábado, a circuncisão,a Páscoa. etc...

 A lei não foi dado como meio de salvação mas para mostrar ao homem que era pecador e precisava de um Salvador que era Jesus Cristo. A lei apontou para Cristo. jesus veio cumprir algo que ao homem era impossível.

A lei moral de Deus devemos guardar, esse sim é perpétuo, não matarás, não furtarás, não adulterarás, etc... Os dez mandamentos é um resumo da Lei moral de Deus, somente o sábado não precisamos guardar porque fazia parte da lei cerimonial que foi abolida e não tem nenhuma citação no Novo Testamento. Note que dos dez mandamentos, apenas o sábado não tem nenhuma citação no Novo Testamento a favor. Veja este exemplo abaixo:

 Nove dos Dez Mandamentos foram citados no Novo Testamento, mas a guarda do sábado foi excluída. Vejamos: 1) "Não terás outros deuses diante de mim"(Êx 20.3) = "Convertei-vos ao Deus vivo"(At 14.15); 2) "Não farás para ti imagem de escultura"(Êx 20.4) = "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos"(1 Jo 5.21); 3) "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão"(Êx 20.7) = "Não jureis nem pelo Céu, nem pela terra"(Tg 5.12); 4) "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar"(Êx 20.8) = Sem ratificação no NT; 5) "Honra teu pai e a tua mãe"(Êx 20.12) = "Filhos, obedecei vossos pais"(Ef 6.1); 6) "Não matarás"(Êx 20.13) = "Não matarás"(Rm 13.9); 7) "Não adulterarás"(Êx 20.14) = "Não adulterarás"(Rm 13.9); 8) "Não furtarás"(Êx 20.15) = "Não furtarás"(Rm 13.9); 9) "Não dirás falso testemunho"(Êx 20.16) = "Não mintais uns aos outros"(Cl 3.9)); 10) "Não cobiçarás"(Êx 20.17) = "Não cobiçarás"(Rm 13.9). Diante disso, os anti-sabáticos afirmam que a Nova Aliança não indica um dia especial da semana para o descanso.

 Então dos dez mandamentos somente sábado não é citado no Novo Testamento como uma ordenança para a igreja de Cristo a qual pertencemos.

Os mandamentos Morais são perpétuos e irrevogáveis. Paulo não guardou o sábado.Os sabatistas usam o livro de Atos para alegar que Paulo guardava o sábado. Lugar nenhum do livro de Atos cita Paulo mandado guardar o sábado, muito pelo contrário, ele disse para não guardar (Colossensses 2.16) Ninguém vos julgue pelo comer, pelo beber, ou por causa dos dias de festas,ou da lua nova, ou dos sábado.

Veja que cita as celebrações do velho testamento, os dias sagrados de observância obrigatória no calendário Judaico. O apóstolo Paulo ensina que estamos livres destas obrigações cerimonias, veja que não somente o sábado mas todas celebrações Judaicas foram citadas em um só verso.

Paulo ia todos os dias no templo e não somente aos sábados (Atos 17.17) de sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos,e todos os dias na praça...Paulo disputava todos os dias com os judeus. No verso 2 diz que Paulo por três sábados disputou com eles sobre as escrituras.

Paulo disputava com os judeus.Aqui não diz que Paulo guardava o sábado,tanto este texto como outros relata apenas o que aconteceu naquele dia e não que Paulo ia lá porque guardava o sábado. Paulo estava aproveitando a oportunidade pois os judeus guardavam o sábado e por isso tinha um número maior de pessoas .

Veja agora (Atos 18.4) E todos os sábados disputava na sinagoga com e convencia a Judeus e gregos. Veja que disse na sinagoga, templo dos judeus. Paulo apenas estava aproveitando a oportunidade para para convence-los acerca do evangelho, é a mesma coisa de alguém ir em templo sabatista num dia de sábado e alguém julgar que você está guardando o sábado. 


Jesus guardou o sábado pois estava sob a lei (Lucas 23.54) E era o dia da preparação e amanhecia o sábado. Alguns usam este versículo como pretexto mas é facilmente explicado.

 Esse foi um período da transição do velho para o novo testamento e de qualquer forma  Jesus não havia ressuscitado ainda. Depois disso ainda havia judeus que achavam que era necessário observar preceitos da lei para ser salvo Em Atos 15 no concílio de Jerusalém os apósolos explicaram oque deveria ser quardado da lei (V 29) Somente coisas sacrificadas aos ídolos,do sangue,carne sufocada e da fornicação. Veja que não citou o sábado.

A salvação sempre foi pela graça (Atos 15.10-11) Agora pois porque tentais a Deus pondo sobre a serviço dos discípulos um jogo que nem nossos pais nem nós podemos suportar? mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo como eles também.

 O sábado e o domingo não é meio de salvação, quando Jesus ressuscitou ele estabeleceu um novo concerto. Vivemos pela graça, o sábado era mais um preceito da Lei (Tiago 2.10) Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

Alei não era somente a guarda a do sábado, é tudo ou nada, quem pensa que guarda e tropeça em um só ponto é culpado de tudo e vive debaixo de maldição 9Gálatas 3.10).
 
 Alguns dizem que Jesus guardou o sábado, tudo bem, mas Jesus veio sob a Lei e estava sob a lei. Quem usar este argumento para para a guarda do sábado deveria observar algo m,ais Jesus foi circuncidado ao oitavo dia, então as pessoas que usam o argumento que Jesus guardou o sábado também deveriam ser circuncidar porque a circuncisão fazia parte da lei da mesma forma que o sábado.

A lei de modo geral foi feito para os Judeus o sábado era um sinal entre Deus e Israel somente Êxodo (31.12)

Autor:Edinilson Aparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog