sábado, 20 de janeiro de 2018

Ai de quem tocar no ungido do Senhor. O que isso significa?

 

Dificilmente um crente nunca tem ouvido essa frase, mas nem todos sabem o significado disto. Alguns pastores, líderes ou pregadores usam isso como forma de "blindagem" e de intimidar as pessoas como homens Intocáveis e que todos têm que concordar com as besteiras que eles falam porque são "ungidos de Deus" e quem discordar será castigado por Deus. Os textos que falam sobre isto não têm absolutamente nada a ver.

 Vamos a realidade dos textos que falam sobre isto por dentro da Bíblia. Primeiro temos que saber o que é ungido, qual o significado disto na Bíblia. No velho testamento uma pessoa era ungida com azeite para uma obra específica.

 Saul foi ungido com óleo quando foi consagrado a rei (1 Samuel 10.1) Davi também foi ungido com azeite (1Samuel 16.13) O azeite simbolizava a presença e o poder do Espírito Santo. A pessoa era capacitada pelo Espírito Santo (1Samuel 10. 6) Saul foi transformado quando o Espírito Santo se apoderou dele. O ungido do Senhor veio a ser um termo comum para o rei de Israel. Ungido pode ser no sentido literal com azeite como Davi e Saul ou simbolicamente

 Em (Isaías 45.1) Deus chamou Ciro de ungido simbolicamente. Todos que são escolhidos por Deus para a obra são ungidos de Deus.

Veja (2 Coríntios 1. 21), "Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus”, Agora o termo "Ai de quem tocar no meu ungido" vamos analisar (1Samuel 24. 6) "E disse aos seus homens o senhor me guarde de que eu não faça tal coisa é, o meu senhor, a um ungido do Senhor estendo eu minha mão contra ele pois é ungido do Senhor".
 
Antes disto nos versos anteriores Davi poupou a vida de Saul, diz que Davi não quis matar Saul porque era o ungido do Senhor. No verso 15 Davi disse a Saul que Deus seria o juiz na causa e o defenderia da mão de Saul. Esta expressão refere-se a Saul apenas quanto ao seu papel de rei de Israel, não significa que continuaria na unção Do Espírito Santo depois de ter caído por desobediência a Deus.

Davi não recebeu instruções da parte de Deus no sentido de remover Saul do Trono tirando sua vida. Os Versículo do 6 ao 10 não deve ser tomado como base para não disciplinar obreiros e líderes da igreja que fracassam moralmente ou que se afastam dos ensinos da palavra de Deus. Obreiros que assim fazem deve ser destituído dos seus cargos.

(Salmos 105.15) "Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas". este termo está relacionado diretamente à obra de Deus. Neste contexto os ungidos são Abraão, Isaque e Jacó. (1 crônicas 16.21) "A ninguém permitiu que os oprimisse e por amor deles, repreendeu Reis dizendo, não toqueis nos meus ungidos e aos meus profetas não façais mal”. Aqui se trata de uma advertência. De maneira nenhuma se refere ao pastor como intocável, inquestionável ou blindado.

Um dos requisitos para ser um pastor é ser irrepreensível (1 Timóteo 3.2) nada poderá atingi-lo, não poderão ter nada do que acusa-lo. Mas Paulo em certa ocasião achou Pedro repreensível ."E chegando Pedro a Antioquia lhe resistir na cara porque era repreensível" (Gálatas 2.11) leia todo o texto e vai ver que Paulo o repreendeu. Agora veja em (1Timóteo 5:20) "Aos que pecarem repreende-os na presença de todos para que também os outros tenham temor". Paulo aqui se referiu a presbíteros, deve ser repreendido e levado a público quando cometem certos erros.

O pastor é uma autoridade eclesiástica se estiver de acordo com a Bíblia, se ele errar e pecar poderá e deverá ser corrigido e repreendido. Não de ouvidos aqueles que usam essas passagens para intimidar as pessoas como homens imbatíveis, inquestionáveis e blindados. Quando vierem com ameaças que você será castigo por Deus se o questionar ou discordar não cai mais nessa.

12 comentários:

  1. Deus é mesmo ontem e hoje e sempre, portanto o que Ele fez no passado ele faz no presente, e portanto, se Ele protegeu homens no passado Ele protege hoje também, assim sendo, todo homem de Deus comprometido com a obra de Deus e cheio do Espírito Santo é um ungido do Senhor, mas tem intérprete que tem mania de achar que as bênçãos postas em servos do passado é só para os servos do passado.

    ResponderExcluir
  2. Ai Jesus
    Esse irmao que comentou nao leu o texto ou ele se acha mais um ''ungido''do Senhor

    ResponderExcluir
  3. A introdução inicia criticado quem se blinda com o "ai".
    O texto principal, fundamentada na bíblia, mostra as circunstâncias onde foi aplicada o "ai".
    A interpretação do autor na conclusão vai contra o texto fundamentado, nenhum momento comprovou que não se aplica nos dias de hoje.
    A minha interpretação é Deus é o mesmo Deus, Ele é imutável, suas palavras permanecem para sempre e "ai daquele que tirarem uma vírgula do lugar.
    Portanto, considero válido para os dias de hoje o "ai daqueles que tocarem no ungido do Senhor. Isso não significa que estão imunis da disciplina e ou castigo, mas quem irá tratar disto, é Deus, tão somente, Deus. E se eu fosse ungida eu teria muito medo desse, ai.

    ResponderExcluir
  4. DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER NÃO DEVEMOS TOCAR NA UNÇÃO DE NINGUÉM

    ResponderExcluir
  5. Eu sou senhor e não mudo. Deus é de ontem de hoje para todo sempre hoje e assim é crente criticando Satanás que confundi a mente dos santos do Senhor

    ResponderExcluir
  6. Vou ficar no azeite e não questionar nada é melhor orar

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog