quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

É possível ser salvo sem o Espírito Santo?


Uma mulher me escreveu dizendo que um parente dela é de uma igreja que não crê na Trindade. O Espírito Santo também é Deus, Pedro disse em (atos 5. 3 -4) que Ananias mentiu ao Espírito Santo, verso 4 ele disse que mentiu a Deus, então o Espírito Santo foi chamado de Deus por Pedro.

 A trindade é composta por três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, os três testificam em (1João 5. 7-8) "Porquê três são os que testificam no céu: o Pai, a palavra e o Espírito Santo; e esses três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito e a água, e o sangue; e estes três concordam num".

   Não é possível ser salvo sem o Espírito Santo. O homem de si mesmo na sua condição carnal não consegue obedecer a palavra, em (Romanos 7) Paulo analisa a situação de um homem irregenerado lutando sozinho contra o poder do pecado. Para o homem obedecer a palavra e ser salvo somente através de uma intervenção Direta do Espírito Santo. A pessoa só consegue compreender e obedecer a palavra se estiver cheia do Espírito Santo. No seu estado natural de um homem irregenerado não consegue obedecer a palavra mesmo que ele concorde que é pecado.

 A pessoa quando aceita a Cristo ela passa pelo processo da Regeneração que é uma atuação do Espírito Santo na vida da pessoa. Em (João 16.8) deixa claro que uma das funções do Espírito Santo é convencer a pessoa do pecado. Essa pessoa recebe o Espírito Santo e passa a ser uma nova pessoa. veja que Saul recebeu o Espírito Santo e foi transformado em um novo homem (1 Samuel 10.6) "E o Espírito do Senhor se apoderar de ti e profetizaras com eles e te mudar as em outro homem".

É impossível uma pessoa receber o Espírito Santo e continuar a mesma coisa, na mesma condição pecaminosa. veja que Saul recebeu o Espírito Santo foi transformado em um novo homem. Uma pessoa que se diz cristão e continua no pecado não tem o Espírito Santo. Uma pessoa que tem o Espírito Santo não é identificada por língua estranha ou por manifestações estranhas como cair por exemplo, mas pela obediência a palavra e pelos frutos do Espírito (Gálatas 5.22) Regeneração transformação. O Espírito Santo tem papel fundamental na salvação de uma pessoa e sem uma ação direta dele na vida de uma pessoa é impossível compreender e obedecer a palavra.

5 comentários:

  1. Mas no caso de uma pessoa que está entre a vida e a morte; ela não tem o Espírito Santo, mas ela teve tempo de pedir perdão para Deus; ela pode ser salva mesmo assim ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião sim, porque se no Último momento a pessoa reconhecer Jesus como o único e suficiente salvador na vida dela e se arrepender do pecado ela é salva, O Ladrão na cruz é um exemplo disso.

      Excluir
  2. Pelo fato da pessoa aceitar a Cristo , já e uma ação do Espírito Santo portanto ela e salva

    ResponderExcluir
  3. mas tem que obecer aí estar o renunciar a si mesmo, e só conseguimos com o espírito santo, a fé sem obras é morta.

    ResponderExcluir
  4. não tem como o homem obedece a palavra de Deus si não for com ajuda do Espírito Santo o homem natural não conpriende as coisas espirituais

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog