quinta-feira, 22 de março de 2018

A mulher pode ser pastora ou pregar na igreja?


(Timóteo 2. 12) "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão".  Na tradução (NVI) "Não permito que a mulher ensine ,nem que tenha autoridade sobre o homem". Na (NVI) ficou mais bem interpretado.

Apesar desta questão ser complicada mas é possível chegarmos a conclusão. Alguns acham que a mulher não deve nem mesmo pregar na igreja, e outros acham que não pode ser pastora ou líder ministerial mas pode pregar. Temos a certeza que a mulher conforme (1Timóteo 2.12)  não pode ser líder eclesiástica, disso temos certeza, a Bíblia não aprova a liderança feminina.

 Agora vamos analisar a questão da mulher pregar e ensinar e o que a mulher pode fazer na igreja. Deus ama igualmente homens e mulheres, mas foi ao homem que Deus deu a responsabilidade da direção da igreja como líder ministerial, no verso 13 diz que primeiro foi formado Adão e depois Eva.

 Baseando no propósito da criação, Deus criou primeiro o homem e revelou o propósito de liderança na família e posteriormente a igreja, a mulher foi criada depois como adjuntora (auxiliar) A mulher foi criada para ser sua companheira e ajudadora. Deus criou o homem e revelou o seu propósito, depois criou a mulher e revelou o seu propósito.

Vemos na Bíblia que todos os líderes e pessoas que fizeram Linha de frente em alguma obra foram homens,vemos o exemplo de Moisés, Elias, Abraão,Sansão e reis como Davi, Salomão, Saul, e outros que  foram homens escolhidos por Deus para funções específicas.No Novo Testamento Deus escolheu doze discípulos e todos eram homens.

 Em (1 Timóteo 3.2) nos requisitos para ser um pastor faz menção a homens,veja que diz: "marido de uma mulher que governe bem sua casa",também em (Tito 1.5) quando fala para estabelecer presbíteros faz menção a homens. No (V6) diz: "Aquele que for irrepreensível,marido de uma mulher".

 Como líder ministerial somente homens é citado e aprovado na Bíblia. Agora a Bíblia dá margem para mulher exercer funções ministeriais inferiores. Em (Romanos 16.1) cita Febe, alguns acreditam que ela era diaconisa porque no verso diz que ela servia na igreja. Nos versos seguintes Paulo saudou várias mulheres que trabalharam na obra com ele como Priscila que foi a mesma que instruiu Apolo em (Atos 18). No verso 6 cita Maria, "que trabalhou muito por nós". Débora foi juíza e profetiza em Israel.

Em  (Filipenses 4.3) Paulo disse: "Peço que ajude essas mulheres (no plural) que trabalharam comigo no evangelho,e com Clemente..." Isso prova que houve várias mulheres que trabalharam com Paulo na obra de Deus. Em (Atos 21.9) diz que Filipe tinha quatro filhas donzelas que profetizavam.

 Vamos analisar (1 Coríntios 14.34-35) "As mulheres estejam caladas nas igrejas porque ele não é permitido falar mas estejam sujeitas como também ordena a lei e se querem aprender alguma coisa interroguem em casa a seus próprios maridos..."

Muitos interpretam esta passagem como se a mulher não pudesse falar nada na igreja, veja que o mesmo Paulo disse em (1 Coríntios 11.5) "que toda mulher que ora ou profetisa..." lá se refere a igreja pois o título na tradução (JFA) diz: a necessidade de ordem no culto e sem contar o monte de mulheres que trabalharam na obra com Paulo conforme já citei.

O verso 34 é interpretado pelo 35.Paulo quis dizer que não era para a mulher interromper o culto para fazer perguntas que ao invés disto deveriam perguntar em casa para seu marido. (Em (1 Coríntios 11.5) Paulo deixou claro que as mulheres da igreja de Corínto oravam e profetizavam no culto público.

Então fica claro que a bíblia não aprova a mulher como líder ministerial onde exerça liderança sobre toda a igreja, mas não impede ou proíba que a mulher pregue,ensine e nem exerça cargos inferiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog