segunda-feira, 26 de março de 2018

Somos alma ou temos uma alma?

 

A maioria dos cristãos creem que temos uma alma que vive fora do corpo após a morte, apenas uma minoria acreditam que não temos uma alma mas somos uma alma, se baseiam em (Gênesis 2.7) “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente”.
 
Eles acreditam assim: “Pó da terra + fôlego de vida = alma vivente”.
Se não houvesse outras passagens que falasse sobre a alma, até poderíamos crer que fosse da forma que eles interpretam, mas examinando a bíblia chegamos à conclusão que temos uma alma que vive fora do corpo. Temos inúmeras passagens bíblicas que provam isto sem precisar fazer nenhum malabarismo bíblico para interpreta-las, e não basearmos em apenas um versículo sem a compararmos com as demais passagens que falam sobre isto, é um versículo mal interpretado contra toda a bíblia.

Alma na bíblia as vezes faz referência aos seres criados como animais (Gênesis 1.24) “Produza a terra alma vivente, conforme sua espécie; gados e répteis, e bestas feras..” pessoas (Êxodo 1.5) “Todas as almas que descenderam de Jacó...” (Atos 2.40) diz que no dia de pentecostes se agregaram quase três mil almas.

Os que defendem que não temos alma, mas somos alma refutam e tentam de qualquer forma dar outras interpretações onde falam na bíblia sobre alma. Vamos a algumas delas: Em (Gênesis 35.18) diz que Raquel morreu porque a alma saiu do corpo. Alguns dizem que alma aqui se refere a vida. O mais citado é (Eclesiastes 12.7) o pó volta à terra e o espírito volta a Deus que o deu. Eles dizem que espírito aqui é o fôlego. Mas se você persistir a coisa vai começar a ficar apertada para o lado deles. Em (Lucas 16) cita a parábola do rico e Lázaro, onde o rico abriu os olhos em tormento no hades e Lázaro foi levado para o seio de Abraão. Eles dizem que é uma parábola, mas uma parábola não é uma mentira, pode ser uma história fictícia que retrata uma realidade. A parábola do rico e Lázaro nos mostra que existe vida após a morte, a situação após a morte é irreversível (Hebreus 9.27) e existe consciência após a morte.

Em (2 Coríntios 12.2-4) Paulo disse que foi arrebatado ao terceiro céu e não sabia se foi no corpo ou fora do corpo. (Lucas 23.43) Jesus disse para o ladrão arrependido que naquele dia estaria com ele no paraíso). Paulo disse que preferia partir estar com Cristo que seria bem melhor (Filipenses 1.23).Em (Apocalipse 6.9) João viu as almas debaixo do altar de Deus...

Eu vi alguns deles distorcendo todas estas passagens que citei, para nós eles já estão no sentido literal conforme está escrito, para eles que não creem como nós precisam fazer um malabarismo bíblico para dar sua interpretação que só acreditam quem são da religião deles pois já estão no sentido literal.

Eles negam algumas e dão interpretações equivocadas a outras, vou dar um exemplo: a parábola do rico e Lázaro é uma pedra no sapato deles, mas eles alegam que é apenas uma parábola, mas pior que esta parábola é a transfiguração de Cristo em (Mateus 17) onde apareceram para Cristo Moisés e Elias e falaram com ele, se o ser humano não tem alma então como apareceram para Cristo? Elias não morreu, até aí tudo bem, e Moisés? Agora a situação ficou difícil, mas mesmo assim a líder de uma destas denominações disse que Deus ressuscitou Moisés, ela disse isso para se adequar ao ensino de que não temos alma, e com isso alegando que Moisés ressuscitou ,então a aparição dele para Jesus se adequa a sua crença e se iguala a situação de Elias que não morreu.

Mas a bíblia prova que Elias não morreu, e Moisés? ela citou (Judas 1.9) mas lá cita apenas Miguel e Satanás disputando o corpo de Moisés, lugar nenhum da bíblia diz que Moisés ressuscitou. Nesta questão não tiveram argumento suficiente, foi uma mera invenção sem base bíblica nenhuma. Como vemos a bíblia nos dá margem de sobra para crermos que temos uma alma e não apenas somos uma alma. Nós cremos que é assim pois está tudo escrito no sentido literal, não precisa interpretar nada pois já veio interpretar nada.

3 comentários:

  1. O negócio é ficar em cima do muro. Quando estivermos ante a face de Jesus saberemo. Para você a alma é igual à pessoa, ela vai mudandoa medida que nós envelhecemos ou não?

    ResponderExcluir
  2. A biblia nos mostra que temos;alma,corpo,espirito ,que eles possuem divisão?
    Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
    1 Tessalonicenses 5:23
    O proprio texto fz distinção do corpo,alma,espirito.
    Hebreus vai alem,Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

    Hebreus 4:12
    Explicitamente ha divisões, a junta e medula refere ao corpo.
    Embora o ser humano veja só 1.mas a palavra de Deus divide os 3.
    Resumindo pra embaralha mais a mente de alguns ,a alma corresponde o corpo. Eo Espirito Santo testifica,ao nosso espírito. Rs.
    O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

    Romanos 8:16
    Deus abençoe esse canal

    ResponderExcluir
  3. Porém te digo hoje: "estarás comigo no paraíso"

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog