terça-feira, 13 de março de 2018

Quando devo me batizar nas águas?


Uma mulher me escreveu dizendo que o pastor da igreja dela disse que está na hora do filho dela de 10 anos se batizar,será? Tudo deve ser analisado de acordo com a bíblia e não segundo o que disseram. Devemos ir pela bíblia que é a fonte primária e não pela boca dos outros.

O batismo nos dias de hoje foi banalizado por grande parte das igrejas devido à disputa pelas ovelhas, eles tentam convencer as pessoas a se batizarem o quanto antes para garantir que elas fiquem por lá,mais dizimistas ou futuro dizimistas se for crianças ou pré adolescentes.

 Analisando na Bíblia os batismos a partir de Atos, chegamos a conclusão que o batismo está totalmente relacionado a conversão genuína, havia arrependimento dos pecados e propósito de mudança. Veja o batismo dos primeiros cristão em Atos 2, o batismo em Samaria em Atos 8, o batismo do eunuco em Atos 8, na casa de Cornélio em Atos 10. Todos foram seguidos de arrependimento e conversão genuína. Ouviram a palavra,creram e se arrependeram.

Conheço uma igreja pentecostal a qual minha família pertence e vou toma-la como exemplo, mas é o retrato de grande parte se não for a maioria das igrejas. Esta igreja batiza todas as pessoas quando entra na adolescência, virou uma espécie de um ritual, da mesma forma que a Igreja Católica batiza todos os  bebês essa igreja Batiza todo adolescente.

 Toda pessoa que entra na adolescência se batiza Independente de qual condição esteja,digo isso porque vejo com meus próprios olhos, eles vão nas casas convidando as pessoas para se batizarem,uma moça disse que não estava preparada e o pastor disse:se preparar para que? 
Pelo menos é o que eu vejo e me contam.

Se batizar na adolescência não seria o problema, não tem nada de errado,o problema é se batizar de qualquer jeito. há 30 anos atrás para se batizar lá a pessoa ficava de observação, ela passava pela peneira.

Eu conheço moças e mulheres que se batizaram de qualquer jeito e depois continuaram da mesma forma, foram lá se batizar e quando saíram usaram roupas de qualquer jeito mostrando o corpo, não mudaram nem um pouco seu comportamento, isso indica que não houve propósito de mudança Conheço outras que depois de 3 anos que se batizaram continua a mesma coisa, isso indica que não houve conversão.

 Não está havendo conversão, Jesus disse para fazer discípulos mas isso que eles estão fazendo não são discípulos, são apenas números pois para ser discípulos de Jesus a pessoa deverá seguir o evangelho e hoje estão seguindo um sistema religioso.

Eles têm metas a cumprir e precisão prestar conta na sede e alguns recebem salário, a minha irmã que mora no interior me disse que lá tem um homem que tem um mercadinho e o seu mercado está falindo, então ele foi para São Paulo estudar Teologia para ser Pastor, então ele será um profissional da Fé, e o que acontece: eles pregam um evangelho segundo a carne Para não espantar as pessoas, eles tem que fazer de tudo para atrair pessoas e não espantar e o resultado é isso que você vê.

Para saber quando está preparado para o batismo deve seguir a linha do batismo de Atos que é a igreja da Nova Aliança a qual nós pertencemos, e não de acordo com o que ensinam por aí .

Deve preencher as condições e os requisitos bíblicos..deve haver maturidade e consciência ,deve haver arrependimento,em (Atos 2. 38) Pedro disse: arrependei-vos e cada um seja batizado em nome de Jesus para perdão dos pecados. Deve ouvir,crer e se arrepender.

Deve entender que só os preparados podem se batizar,após o batismo deverá viver o que aprendeu.
Quando se batiza a pessoa sepulta seus pecados e ressuscita para uma nova vida com Cristo.,seus pecados são lavados num banho simbólico que representa a morte e ressurreição de Cristo.

Se batizar em pecado sepultou o que? ressuscitou para uma nova vida com Cristo? que nova vida é esta? se levantou com os mesmos pecados, não passou de banho de água, foi enganado por falsos pastores que na maioria dos casos só queriam seu dízimo é suas ofertas. Deverá compreender o evangelho,ter maturidade suficiente,arrependimento sincero. Batismo é só para quem pecou e não para criança que não tem pecado para se arrepender.

 Arrependimento sincero e propósito de mudança, deve ser seguido da pregação,todos os batismo em Atos foram seguidos da pregação e de arrependimento,exeto Simão que se batizou mas não foi salvo pois não houve arrependimento.Deverá ser alguém que ouviu o evangelho e creu, reconheceu a sua natureza pecaminosa e confessou seus pecados, (Romanos 10. 9) tomou a decisão de renunciar seus pecados e viver uma nova vida longe do Pecado, morreu para o mundo e ressuscitou para uma nova vida com Cristo. Deverá ouvir,crer,se arrepender,renunciar o mundo e a carne,daí sim deverá fazer o que Paulo disse: E agora,porque te deténs? levanta-te,e batiza-te,e lava os seus pecados...(Atos 22.16).

Autor:Edinilson Aparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog