domingo, 4 de março de 2018

Você conhece Deus?


(Mateus 11:25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai,e ninguém conhece o filho,senão o Pai;e ninguém conhece  o Pai senão o filho,e aquele a quem o filho o quiser revelar.
 
Analisando o versículo concluímos que ninguém poderá conhecer a Deus sem que Deus se revele a essa pessoa. Deus ocultou a verdade aos sábios e entendidos por que são orgulhosos, isto inclui famosos, artistas,reis,presidentes,grandes empresários.etc... que por causa da sua fama e popularidade negam a existência de Deus ou obedecer a sua palavra, os pequeninos são os humildes que aceitaram a revelação que Jesus fez de si mesmo.

 Existe a revelação geral e a revelação especial. A revelação geral onde Deus revela sua existência e seu poder a todo ser humano de várias formas mas não é suficiente para ser salvo, a principal é pelas coisas que foram criadas (Romanos 1. 20) Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. (Salmo 19. 1-2) Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia,e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
 
 A Bíblia começa em (Gênesis 1.1) atribuindo a Deus a criação da terra. No princípio criou Deus o céu e a terra .Em (Hebreus 17.24) Paulo disse:O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra...
 
Através das coisas que Deus criou, ele prova sua existência e seu poder através das coisas que foram criadas,com isso os incrédulos ficarão indesculpáveis (Romanos 1.20) Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.Na tradução (tradução NVI) diz imperdoáveis, ou seja, não será aceita nenhuma justificativa de que não sabia da existência de Deus pois ele se revelou a todos pelas coisas que foram criadas. Desde o princípio do mundo até ao cristianismo a Bíblia prova que foi Deus quem fez o universo, a terra e tudo que nela há, quem não crer não será perdoado no dia do juízo.

Sendo assim,uma pessoa que vive no pecado no dia do juízo Deus não aceitará a justificativa que não sabia que Deus existia pois Deus provou a todo ser humano que ele existe pelas coisas que foram criadas.

A Bíblia não procura comprovar que Deus existe mas ao invés disso ela declara sua existência apresentando seus atributos exclusivos a ele, como sua onipresença, onisciência e onipotência.
 O sere humano não é obra do acaso. Deus disse: façamos o homem à nossa imagem e semelhança,o homem é a criação especial de Deus e não produto da evolução.

 O homem quando tem interesse em conhece-lo,Deus se revela a ele através da revelação especial com o auxílio do Espírito Santo (1Coríntios 2. 14- 15) Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
 
Pela revelação especial Deus se revela ao homem de maneira progressiva, Deus se revela conforme a pessoa vai compreendendo a Deus e a sua vontade,veja o que disse Jó: Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi,mas agora te vêem os meus olhos. A palavra de Deus deu a Jó uma revelação melhor dos seus caminhos e caráter. Através da experiência que Jó viveu ele foi transformado e conheceu a Deus mais profundamente.

Deus se revela ao homem de forma progressiva e de acordo como ele aceita e compreende as verdade do evangelho,com isso cada um será julgado de acordo com a luz que recebeu de Deus, quem muito for dado muito será cobrado. Quanto mais conhecimento a pessoa teve de Deus mais será cobrado.

 O incrédulo é culpado diante de Deus pelos seus pecados pois ele nega a palavra de Deus,ainda que ele creia na existência de Deus mas nega a sua palavra com as obras,se morrer em pecado será condenado pois não existe salvação fora do evangelho e nem por outros métodos.

 Conhecer a Deus é muito mais que crer na sua existência (Tiago 2. 19)Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Só crer na existência de Deus não é suficiente para ser salvo pois é preciso obedecer além de crer. Veja que Simão o mágico creu e foi batizado, mas não era salvo pois seu coração não era reto diante de Deus (Atos 8.13-25)

Conhecer a Deus é conhecer a sua palavra e obedece-la. Obedecer a palavra é ser conhecido por Deus.Jesus disse:Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido (João 10:14) Paulo disse que o Senhor conhece os que são seus (2 Timóteo 2.19) No dia do juízo os pecadores se apresentarão a Cristo como um desconhecido,ele dirá: nunca vos conheci:apartai-vos de mim,vós que praticais a iniquidade ( Mateus 7:23).
 
Jesus disse em (Mateus 22.37)  Amará o Senhor teu Deus de todo o seu coração,e de toda a sua alma,e de todo seu pensamento. Ninguém pode amar algo que não conhece, primeiro deve conhecer para depois amar.

Para uma pessoa amar a Deus primeiro precisa conhece-lo, crer na sua existência e que foi ele que tudo criou, crer que enviou seu filho para morrer na cruz para salvar a humanidade e confessar e ele seus seus pecados, somente então a partir daí a pessoa receberá a revelação especial de Deus e será conhecido dele.

Autor:Edinilson Aparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog