quarta-feira, 25 de abril de 2018

Jesus foi batizado em nome de quem?


Uma pessoa me fez esta pergunta: se Jesus disse que era a batizar em nome dele, então quando João Batista o batizou foi o nome de quem? Parece complicado, mas tem resposta. Antes da morte de Cristo existia o batismo de João, veja que o batismo de João era para o arrependimento e o batismo de Jesus também era para o arrependimento, mas o batismo de Jesus era o batismo da nova aliança, o batismo da identificação com Cristo na sua morte.

  (Romanos 6.3 -4) "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós em novidade de vida". O batismo é o banho simbólico que representa a morte e ressurreição de Cristo.

Os primeiros cristãos em (Atos 2) no dia de Pentecostes foram os primeiros a serem batizados na nova Aliança. Todos os batismos a partir daí foram em nome de Jesus conforme Jesus ensinou em (Mateus 28.19) "para ir em todas as nações e batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Este batismo só é válido quando há arrependimento, conversão genuína e renúncia dos pecados. A Bíblia não diz como era feito o batismo de João, mas os requisitos eram o mesmo, arrependimento.
O batismo de João era válido no tempo de Cristo, enquanto João Batista estava vivo e até a morte de Cristo. No livro de João Capítulo 3 falas de João Batista, no capítulo 4 e verso 2 diz que os discípulos realizavam batismos, isso mostra que eram do mesmo tempo.

Os batismos não eram realizados apenas por João Batista ainda que tinha por nome "o batismo de João" (Atos 19.3) Veja em (Atos 19) cita alguns que tinham sido batizados no batismo de João e tiveram que ser batizados novamente.
Então cremos que os que estavam vivos quando Jesus morreu e tinham sido batizados no batismo de João tiveram que ser batizado novamente. O batismo hoje é o mesmo da Igreja Primitiva, requer arrependimento (Atos 2. 38) e renúncia dos pecados. A pessoa morre para o mundo e ressuscita com Cristo para uma nova vida, quando mergulha Morre para o mundo e se levanta para uma nova vida com Cristo (Romanos 6.3-4).


 Autor:Edinilson Aparecido

Um comentário:

  1. O Apostolo Matias substituto de Judas não foi batizado em nome da Trindade e nem no nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog