Existem muitos sites na internet mostrando supostas contradições bíblicas, mas isso nada mais é que um copiando do outro, copia de um site e cola no outro. Muitos destes não sabem nem folhar a bíblia. Na bíblia não existe contradições, apenas erros de interpretação. A pessoa deve aprender como evitar erros de interpretação. Vou dar algumas dicas.
Deverá analisar o contexto, o antes e o depois sobre o assunto do que se está lendo, para quem foi escrito, se pertence a lei ou a graça, se for da lei deverá ver se se aplica aos nossos dias ou não dependendo sobre o que está escrito naquela passagem.
Deverá ver se envolve questão cultural, por exemplo: Em ( 1 Coríntios 11) a mulher cristã deveria usar o véu como sinal de honra, alguns dizem que deveria usar para serem confundidas com prostitutas. Já em (Gn 38.14) a coisa é ao inverso, as prostitutam era quem usavam o véu. Rebeca se cobriu com o véu para se encontrar com Isaque (Gn24.65). Então veja que em cada situação foi usado o véu em uma situação diferente da outra. Isso deixa claro que era uma questão cultural de acorco com a região e a época, nunca deve ser visto como regra de salvação ou como uma ordenança. Jesus deixou duas ordenanças a igreja, o batismo e a ceia do Senhor, mas nenhuma como meio de salvação, são coisas que acompanham o salvo mas não salva.
Também deve considerar em alguns casos, onde um conta uma história, principalmente nos envangelhos quando algum escritor narra algum milagre que Jesus fez por exemplo, um conta de uma forma e outro conta de outra forma, as vezes com mais detalhes que o outro ou com complemento em relação aos demais, isso vemos nos evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Um conta com mais detalhe que o outro, Isso alguns usam para atacar a bíblia.
Também deverá ver se certas coisas estão escritas no sentido literal ou simbólico, deve ter o cuidado para não conciliar passagens bíblicas com certas doutrinas de igrejas que distorcem passagens da bíblia para se adequar aos seus ensinos.
A bíblia não pode haver contradições porque o autor é Deus, tem apenas um autor. Deus inspirou profetas, apóstolos e homens de Deus para escreve-la, por isso que está escrito "toda a escritura é divinamente inspirada" ( 2 Tm 3.16) porque Deus é o autor. A verdade não se contradiz. Quem se contradiz são as pessoas em erros de interpretação e em muitos casos sem má intenção.
A bíblia foi escrita por cerca de 40 pessoas diferentes,em épocas, cultura e locais diferentes num período de cerca de 1600 anos., muitos destes nunca se conheceram pessoalmente, mas veja que nunca nenhum profeta ou escritor teve que corrigir o erro do outro porque o autor é Deus que não erra e não se engana. Por isso que diz que se um profeta falar e não se cumprir não foi Deus quem falou (Dt 18.22).
Vou citar dois exemplo que não são contradição mas alguns usam isso para denegrir a imagem da bíblia ( Êxodo 20.4) diz: "não farás para ti imagens de escultura..." Mas em outro texto Deus mandou Moises fazer dois querubins e por na arca da aliança. Da a impressão que há uma contradição, num lugar Deus diz para não fazer imagem e no outro texto manda fazer. Mas agora que entra a avaliação de todo o contexto de êxodo 20. ( diz para não fazer e não se prostrarás diante dela...) se refere a imagem como divindade, os querubins eram simbólicos, representavam a presença de Deus. .Veja um exemplo,Deus mandou Moisés fazer uma serpente de metal, em (2 Rs 18.4) diz que o rei Ezequias a quebrou porque o povo de Israel com certeza estava a idolatrando, "queimavam incenso e a chamavam de Neustã".
Em (Mt 27.5) diz que Judas se enforcou, em (Atos 1.18) diz que Judas se rebentou ao meio. Agora entra o que eu disso antes, Mateus disse o ato que Judas fez, se enforcou, e Lucas disse as as consequências, ele se enforcou em alguma árvore em algum barranco, a corda rebentou ou o galho se quebrou e ele despencou se partindo. Um complementa o outro, e não está corrigindo o outro e muito menos se contradizendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário