domingo, 16 de dezembro de 2018

O que é pecado fora do corpo?

                                                                            

                                                                                

Vamos ler (1 Coríntios 6.18) que é o texto base do assunto "Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo". É um texto que exige uma boa analise.Paulo disse para fugir dos pecados sexuais, de tudo aquilo que te possa levar a cair neste pecado (1 Ts 5.22) "fugir da aparência do mal". Paulo mandou Timóteo "fugir dos desejos da mocidade" (2 Tm 2.22). Pecado contra o corpo é pecado sexual (1 Coríntios 6.16) "Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela?" Paulo disse que aquele que tem relação sexual com uma prostituta faz se um corpo ela. Um só corpo é a relação sexual entre homem e mulher, a mesma citada em (Gênesis 2.24) "Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne". Uma só carne, um só homem e uma só mulher, esta é a prescrição divina para o matrimônio.


 Fica claro que a exploração do corpo e a intimidade sexual está limitado ao casamento sob pena de condenação eterna para quem quebrar estes princípios instituídos por Deus.Mas voltando a questão, Paulo se referiu ao pecado sexual como um pecado que atinge o corpo, ele disse "que todo pecado é fora do corpo", mas temos que fazer uma analise mais ampla pois Paulo não deu detalhes, por isso nem todas as pessoas poderão ter a mesma interpretação em partes. Vemos outros tipos de pecados que também atinge o corpo e o prejudica, como cigarro, bebidas, drogas e outros que também destrói o corpo que é o templo do Espírito Santo.Claro que pecado é pecado, todo pecado independente de qual seja a pessoa será condenada caso não se arrependa, tanto os bêbados e adúlteros (1 Coríntios 6.10) e os fornicários (Apocalipse 21.8).

 Mas nesta questão temos que fazer uma análise mais ampla porque cigarros e bebidas também fazem mal para o corpo, creio que o pecado sexual seja algo ainda pior na visão de Paulo analisando o versículo sobre o pecado sexual pois houve a conjunção carnal, houve a penetração, nesta caso não é a mesma coisa do uso de bebidas e cigarros por exemplo, embora todo o pecado como eu disse é digno de condenação eterna. Mas existe este diferencial entre o pecado sexual e os outros tipos de pecados se referindo a forma que foi cometido. A bíblia é um livro onde muitas questões são de difícil interpretação e exige uma análise muito ampla para pelo menos se basear em hipótese ou o mais provável seja isso ou aquilo. Alguns que eu vi pela internet dessem que este pecado contra o corpo é pecado sexual  porque pode causar doença venérea , mas o uso do cigarro e bebidas também causa doenças no corpo. 

Então pensou eu que pecado fora do corpo e no corpo, a diferença é que na relação sexual, como ele disse que o se ajunta com a prostituta faz se um só corpo com ela, se refere ao ato sexual consumado, tornando uma só carne e isso diferencia dos demais pecados pois este é o único pecado capas de se tornarem uma só "carne". Paulo disse: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum..." "Carne" aqui está relacionado a natureza humana. A natureza humana é pecaminosa e voltada para o pecado, o homem já nasce com a natureza do pecado (Salmo 51.5) "Em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu a minha mãe". O homem nasce com uma propensão natural para o pecado. 

O pecado é algo que não precisa ensinar porque é algo que habita nele, é uma semente que nasce com o homem e desabrocha quando alcança idade certa maturidade. O único pecado que Paulo manda fugir são os pecados sexuais e os demais manda enfrentar pois o ser humano tem uma propensão natural para as coisas relacionada a sexo, um desejo fisiológico, algo normal, algo que Deus não tira da pessoa, por isto Paulo disse: "se não pode se conter,casem se,melhor casar do que abrasar-se" (1 Coríntios 7.9) no verso 36 ele disse que é melhor casar do que pecar, indica que existe a possibilidade da queda neste campo. Paulo mandou que o cônjuge deve suprir as necessidades sexuais do outro para o que o cônjuge não fique exposto as tentações (V 5). Muitas pessoas não vencem isto, mas a bíblia garante que Deus liberta do pecado e da forças para resistir quando a pessoa se sujeita e a palavra e se submete a ela. Se existisse algum tipo de pecado que Deus não libertasse ele seria cúmplice do erro dos outros pois Deus teria dado uma missão impossível a ele, mas Paulo disse que "onde abundou o pecado superabundou a graça" (Romanos 5.20) "Deus não deixará ser tentado além do que podeis suportar" (1 Coríntios 10.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog