quinta-feira, 30 de maio de 2019

Judas foi predestinado a traia Jesus

 
Judas foi predestinado a trair Jesus?

Para Os contradizentes da bíblia isso é mais um argumento usado para por em dúvida o caráter de Deus, mas não é tão difícil assim de refutar fazendo uma análise bíblica mesmo resumida.
Lendo alguns textos da bíblia nos da a impressão que Judas estava destinado a trair a Cristo, como (Zacarias 11.12) onde diz que o preço da traição seria 30 moedas de prata, no (salmo 41.9) diz que "Jesus seria traído por seu amigo íntimo". Jesus disse em (João 6.70) “escolhi a voz doze e um de vós é um diabo”. Jesus sempre soube que Judas o trairia mas Judas não foi predestinado a isso.
Para responder esta pergunta vou usar dois atributos de Deus: a onisciência, sabe todas as coisas. E a presciência, sabe prever o futuro. Em (1 Pedro 1.2) diz que "fomos eleitos segundo a presciência de Deus”. Presciência é prever o futuro, Deus já sabe quem será salvo e quem não vai. E não que ele escolheu os que serão salvos.

Então segundo o seu poder de prever o futuro Jesus já sabia que Judas o trairia e por isso foi profetizado na bíblia. E o outro atributo que é a onisciência, sabe todas as coisas. Mas a onisciência de Deus não faz acontecer as coisas. Deus tem poder mas não interfere na história para provocar acontecimentos e nem na vida de ninguém para que faça algo e muito menos pecar como foi no caso de Judas. Deus deu livre arbítrio a todos, em muitos casos ele trabalhar em cima do acontecimento ruins causado pelas pessoas e não coisas causadas por ele, como na queda de Adão e Eva, Israel no deserto. etc...

Se Deus escolhesse Judas para trair a Cristo, poderíamos crer também que Deus escolheu o diabo para se rebelar contra ele e dar origem ao pecado. Deus criou todas as criaturas perfeitas.  O diabo foi criado perfeito ( Ezequiel 28.15) Adão e Eva também foram criados perfeito ( Gn 1.31) diz que Deus depois de ter feito o homem viu que era bom, está escrito: "viu Deus que tudo quanto tinha feito, era muito bom) foi o homem que se corrompeu depois de ter sido criado perfeito.

Jesus teria que morrer e essa foi a causa. Jesus escolheu Judas pelo mesmo motivo que escolheu Pedro, para pregar o evangelho e não para traí-lo. Veja que Pedro também traiu Jesus, a diferença é que Pedro pediu perdão e Judas se suicidou. Da mesma forma Deus escolheu Saul e escolheu Davi. Ambos pecaram e o pecado de Davi foi pior que o pecado Saul, a diferença foi o arrependimento onde Davi se humilhou a Deus e recebeu perdão, e Saul não se arrependeu e acabou com a própria vida igual a Judas. Deus não destinou nenhum dos dois a isso.

Deus não evita o acontecimento para que todos vejam o desfecho da história e não duvidem do caráter de Deus? Isso foi com o diabo, Deus não o destruiu mas deixou que tudo acontecesses. Da mesma forma Judas, se Jesus o substituísse antes da sua morte alguns duvidariam do caráter de Cristo, mas ele o deixou junto até o final para que todos testemunhassem o acontecimento e não ficasse nenhuma dúvida.

2 comentários:

Pesquisar este blog