segunda-feira, 9 de março de 2020

É correto cobrar para pregar?

Aqueles que cobram e aqueles que fizeram do evangelho um meio de vida altamente lucrativo , eles citam algumas passagens bíblicas em sua defesa, mas as passagens citadas por eles temos que analisar para ver se encaixa na situação deles, por exemplo, eles citam (1 Coríntios 9.14) "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho". (1 Timóteo 5.18) onde diz que "digno é o obreiro do seu salário"

Mas estes versículos não servem como argumento para viver as custas de igreja. Eu mostrar as passagens que serve como base para provarmos isso e para conseguirmos diferenciar ser sustentado pela igreja e o fazer disso meio de vida e algo lucrativo como temos hoje. Ser sustentado pela igreja não é errado, mas fazer disso meio de vida e até ficar rico como alguns é errado sim, vamos usar como base (Atos 20-33-34) "De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste.
Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram".

Veja que Paulo disse que para ele e os que estavam com ele somente o necessário, comida, roupa e transporte. Veja o que Jesus disse para seus discípulos (Mateus 10.9-10) "Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento". Jesus disse que não era para levar suprimentos e nem dinheiro pois seriam sustentados pelos outros, e realmente foram, não passaram fome.

(Lucas 10.5-7) "E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz nesta casa.
E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário...".

Em (Mateus 10.10) diz:" digno é o obreiro do seu sustento", e já em (Lucas 10.7) diz "salário". Mas em nada muda quanto o significado quando analisamos as orientações que Jesus deu aos seus discípulos e o relato de ´Paulo onde ele disse que para ele e os demais, somente o sustento. Então salário é sustento, e não isso que vemos em muitas igrejas.

Então de acordo com a bíblia temos a certeza que digno é o obreiro do seu sustento, sálário é sustento e não enriquecimento. Se um pastor ou pregador deseja ficar rico ou ter uma vida abastada, não poderá viver só da obra como vemos por aí. Pregadores que ficaram bem de vida fizeram disso meio de vida e são pagos por pessoas sem entendimento, pessoas que foram manipuladas.

Veja que Jesus disse:"grande é a ceara e poucos são os ceifeiros". Nos dias de hoje os ceifeiros de dinheiro tem que entrar na fila de tanta gente sonhando em virar pastor. Eu li num site que é o sonho de muita gente virar pastor para ficar bem de vida e ter estabilidade financeira. Virar um proselitista para divulgar doutrina de igreja, politico querendo se promover e assim por diante.

Viver do evangelho não é ficar rico as custas de igreja como estes que vemos na internet, na Tv e por aí, que fizeram disso um meio de vida lucrativo, inclusive muitas igrejas fazem disso meio de vida, por isso convidam pregadores falsos profetas com popularidade para atrair público para sua igreja, por trás de tudo existe uma segunda intenção, não apenas do falso profeta mas como da igreja que o contratou. Tem igrejas que o pastor precisa bater a meta de arrecadação senão ele é substituído, vai me disse que isso não é comércio?

Então de acordo com a bíblia o pregador que vive de igreja deve ser sustentado pela igreja, com alimentação, vestuário ou um valor suficiente para o sustento, para que tanto ele quanto a igreja não seja mau falado. Os que se enriqueceram disso e cobram alto são mercenários que fizeram disso meio de vida, e as pessoas que contribuem para paga pagar seus altos cachês, são pessoas que não tem conhecimento bíblico suficiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog