terça-feira, 1 de setembro de 2020

Refutando o Calvinismo, é possível perder a salvação?

                                                                                           


 

Como refutar o calvinismo na questão da perda da salvação. 

Uma vez salvo, salvo para sempre? O calvinismo ensina que Deus escolhe quem vai ser salvo e que depois disso é impossível perder a salvação. Vou citar 5 passagens da bíblia que deixa claro que é possível perder a salvação .

Uma vez salvo, salvo para sempre e a pensar que é impossível perder a salvação, isso anula o livre arbítrio. O livro arbítrio existe desde a eternidade, satanás e a terça parte dos anjos caíram por que tinham a decisão de escolha, Adão tinham o livre arbítrio, o livre arbítrio foi dado assim que Deus pôs a árvore do conhecimento do bem e do mal de propósito para que o livre arbítrio fosse dado (Gn 2.16). A doutrina calvinista anula o livre arbítrio.

Desde a eternidade obedecer a Deus ou não é opção de escolha, se não as pessoas serviriam a Deus por obrigação e não por amor a ele, isso se aplica tanto a satanás e os anjos caído ainda no céu, e a todos nós, a começar por Adão e Eva. O calvinismo ensina que a pessoa que se desvia da igreja é porque nunca se converteu ( desviado da igreja e do evangelho).

1- (EX 32.32-33) "Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então, disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro".

Sem sombras de dúvidas aqui se refere al livro da vida, existe o livro das obras e o da vida, e o único livro onde a bíblia fala de risca o nome é exatamente o livro da vida. Em (Apocalipse 3.5) diz que "aquele que vencer de maneira nenhuma seu nome será riscado do livro da vida". Já o livro das obras fica registrado as obras, não tem nada haver com o livro da vida. 

Veja que Deus disse a Moisés que "aquele que pecar terá seu nome riscado do livro" .

2-(2 Pedro 2:20,21) "Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado".

É uma passagem irrefutável quem vai contra terá que distorce-la da forma mais terrível. É inquestionável que aqui trata de forma literal de uma pessoas que veio para o evangelho e depois largou. Deixa claro esta possibilidade.

3- Em (Lucas 15) fala de 3 parábolas que trata dos desviados, a parábola das cem ovelhas, das dracmas perdidas e do filho pródigo. E não adiante dizer que o filho pródigo não era convertido, sendo que o texto deixa claro que deixou a casa do pai e depois de sofrer ele voltou. Estas 3 parábolas não trata de uma pessoas que foi para algum sistema religioso e nunca se converteu, depois saiu e voltou. Aqui trata realmente de um desviado do evangelho.

4- (Apocalipse 2:5) "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres". Este versículo deixa claro, para cair precisa estar em pé o verso trata de uma advertência, lembra de onde caiu e voltar antes que seja tarde.

5-(Hebreus 6:4-6) "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério".

Aqui trata de uma pessoa apóstata, que um dia foi iluminada, tinha o Espírito Santo, provou os dons celestiais. Precisa mais do que isso? Aqui trata de uma pessoa que foi convertida e se apostatou, negando a verdadeira fé a ponto do Espírito Santo se afastar dela e assim ficando numa citução irreversível, num caminho sem volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog